Comprando jogos? Mantenha seu dinheiro seguro

Sete regras de segurança a serem lembradas ao comprar jogos e itens no jogo.

Gosta de comprar jogos online? Esbanjar em equipamentos legais e caixas de recompensas? Você daria seu braço direito por um bom desconto e confia nos vendedores online sem pensar duas vezes? Parabéns, você é um alvo fácil para os cibercriminosos que procuram detalhes de cartões de crédito e contas de jogos, ou que negociam itens inexistentes. Explicamos como comprar online sem jogar seu dinheiro no ralo.

1. Compre de fontes oficiais

Pode parecer óbvio, mas as lojas oficiais são os únicos lugares onde você deve comprar jogos, acessórios virtuais, produtos de jogos e outros itens relacionados. Isso não é porque é o que crianças comportadas fazem; é por ser simplesmente a única maneira de obter pelo menos algumas garantias. Se você comprar algo em um site duvidoso e o vendedor desaparecer, seu dinheiro se foi para sempre.
Portanto, nossa primeira recomendação é comprar jogos de PC em plataformas conhecidas como Steam e GOG ou em sites de desenvolvedores oficiais, baixar aplicativos móveis da App Store ou Google Play e comprar itens do jogo apenas nos jogos.

Se você deseja comprar um mod incomum, pode ter sorte nos sites de desenvolvedores. O Steam Workshop, por exemplo, é um bom lugar para encontrar as criações de outros jogadores. Mas sites sem nome que promovem mods incríveis não valem o risco.

2. Economize com inteligência

Descontos e promoções são uma boa maneira de economizar dinheiro — se você fizer isso com cuidado. Por exemplo, a Epic Games Store distribui jogos regularmente. Mas não se apresse em clicar no link de um e-mail que promete um grande desconto em um título AAA recém-lançado. As ofertas mais tentadoras geralmente são uma farsa. Em vez disso, insira manualmente a URL do site do desenvolvedor ou da loja em seu navegador e veja se o desconto é mencionado lá — se não, não é real.

Outra forma de tentar economizar dinheiro é comprando contas de segunda mão ou chaves de jogos em sites do mercado clandestino. Não faça isso. Tem boas chances de que o item seja roubado e será bloqueado — e como os desenvolvedores e editores legais estão fora desse circuito, não há garantias de devolução do dinheiro.

3. Verifique a política de devolução

Antes de comprar, conheça as regras da loja para devolver um jogo caso você não goste ou que não funcione no seu computador. Isso é especialmente importante se você não tiver certeza de que o título vale o preço pedido.

A maioria dos varejistas autorizados oferece reembolsos, mas os termos e condições podem variar. Por exemplo, para jogos do Google Play, você tem 48 horas a partir do momento da compra para se decidir. O Steam pode se recusar a reembolsar um jogo se você jogou por mais de duas horas.

Além do mais, as regras podem variar de jogo para jogo. Por exemplo, um jogo com desconto pode não ser reembolsável. É melhor saber essas coisas com antecedência.

4. Use um cartão específico para compras online

Você acredita que sites às vezes são hackeados? É sério! Se esse infortúnio atingir sua loja favorita, seus detalhes de pagamento podem acabar nas mãos de criminosos cibernéticos. Glitches também podem levar a vazamentos de informações confidenciais, como aconteceu no Steam. Em vez de vincular qualquer cartão com acesso a grandes somas de dinheiro, obtenha um cartão de débito para compras online e carregue-o conforme necessário. Dessa forma, se intrusos entrarem, eles não conseguirão muita coisa.

Alguns bancos emitem cartões virtuais especificamente para esse fim. Você também pode procurar cartões de pagamento destinados a jogadores, com ofertas de devolução de dinheiro extra em plataformas de jogos e bônus dentro do jogo.

5. Use uma conexão segura

Em redes públicas, as informações que você envia online — sejam detalhes do cartão ou credenciais de login — às vezes são transmitidas sem criptografia, o que significa que administradores de rede e hackers podem lê-las. Recomendamos fazer login em lojas online apenas de casa (tendo sua rede doméstica devidamente protegida, é claro).

Se, por acaso, você estiver preso em uma cafeteria nos últimos segundos restantes para aproveitar uma promoção, use uma VPN. Por exemplo,Kaspersky Secure Connection protege seus dados da interceptação em uma rede pública.

6. Proteja suas contas

Não se esqueça de proteger suas contas; é onde suas compras são armazenadas. Para evitar que os cibercriminosos vendam sua coleção e gastem dinheiro com seu cartão, proteja sua conta no Steam e Battle.net e em qualquer perfil de rede social que você usa para fazer login em lojas de jogos (mas não use contas de redes sociais para fazer login em outro lugar se você der pra evitar).

Pelo mesmo motivo, é importante verificar em quais sites você se conectou por meio de redes sociais. Por exemplo, para encontrar a lista no Facebook, vá para Configurações e clique em Aplicativos e sites no menu à esquerda.

7. Proteja seus dispositivos

Os computadores, smartphones e tablets que você usa para jogos também precisam de proteção. Um antivírus confiável bloqueia sites fraudulentos e malware, fornece alertas sobre problemas de segurança e, ao contrário do equívoco popular, não prejudica o jogo. O modo de jogo que você encontrará nas soluções de segurança modernas é ativado automaticamente quando você joga no modo de tela inteira.

Dicas