Há 71 anos, os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o ENIAC, o primeiro equipamento eletrônico chamado de PC no mundo. Desde então, com os constantes avanços na sociedade, o computador passou também por inúmeras evoluções, tanto de modelo quanto de tamanho e armazenamento − o que também fez com que sofresse diferentes ataques em seu sistema.

Com 20 anos de expertise em cibersegurança, a Kaspersky Lab tem evoluído suas ferramentas a fim de ficar sempre à frente das novas ameaças como phishing, malware, trojans bancários, entre outros. O phishing, por exemplo, é difundido quando o usuário clica em links de notícias falsas, e é redirecionado para uma página onde, supostamente, poderá ver o vídeo, imagem ou outra informação que tenha clicado. Porém, antes de acessar o site, o cibercriminoso pode exigir que o usuário compartilhe uma mensagem nas redes sociais e instale um plug-in. O software faz download de um programa indesejado, geralmente classificado como Adware, que interrompe a experiência online do usuário, exibe automaticamente anúncios enquanto o criminoso trabalha no seu browser, a fim de gerar lucro aos seus autores. No Brasil, existe um agravante relacionado aos sites que divulgam notícias falsas: eles costumam também publicar relatos verdadeiros entre matérias falsas, copiados de fontes confiáveis.

Além disso, outras campanhas podem espalhar spam e até mesmo baixar outros malware, tais como Trojans bancários que roubam as senhas para serviços bancários online e, portanto, o dinheiro de suas vítimas.

Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab, reforça: “Por ser uma ferramenta para uso em massa, a Internet expõe os usuários para diferentes perigos que muitas vezes não imaginam. Muitas vezes, os criminosos não roubam apenas senhas e dinheiro, eles se dão por satisfeitos com a possibilidade de infectar drasticamente computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos”.

Por isso, para comemorar o Dia da Informática, a Kaspersky Lab listou oito dicas para que os usuários mantenham seus dados seguros:

1. Se você faz pagamentos online o compras online, instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para qualquer transação on-line que precise de informações bancárias, de cartão de pagamento ou de compras.
  2. Não faça transações comerciais ou bancárias online enquanto estiver conectado a uma rede Wi-Fi pública. Faça apenas a partir de uma Rede Privada Virtual (VPN), uma vez que todas as informações enviadas nesta rede estarão protegidas.
  3. Lembre-se de utilizar uma senha única, complexa e difícil de ser decifrada − misture letras, números e símbolos. Vale lembrar que utilizar a mesma senha para diferentes acessos, faz com que se torne fácil para um cibercriminoso comprometer não só uma senha, mas como todas as outras. Uma solução segura é utilizar o gerenciador de senha, como Kaspersky Password Manager, que criptografa e armazena apenas uma senha, para assim, não ser preciso memorizar todas as outras, já que esta permite acesso às demais senhas necessárias de uma maneira mais protegida.
  4. Nunca clique em links de e-mails suspeitos, banners em sites ou acesse sites desconhecidos. Quando você tiver que visitar um banco online ou uma loja de varejo, digite manualmente o URL em vez de clicar em um link.
  5. Não aceite convites de estranhos em sites de redes sociais ou clique em links, vídeos ou imagens sensacionalistas que circulam nessas plataformas. Enquanto as redes sociais nos permitem estar em contato com todos os nossos conhecidos, amigos e familiares, elas também podem entrar em situação de vulnerabilidade, por isso, é preciso ter cuidado ao publicar informações privadas.
  6. Monitore como os aplicativos se comportam no seu dispositivo e avalie as solicitações ou autorizações de acesso solicitadas a esses aplicativos. É de suma importância fazer isso com smartphones Android.
  7. Utilize uma solução de segurança completa para seus dispositivos como o Kaspersky Total Security Multidispositivos para Android, iPhone, iPad, Mac e PC, que além de ter uma série completa de tecnologias de proteção, inclui o Safe Money, que protege seus dados durante as transações bancárias ou sessões de pagamentos eletrônicos.
  8. Não permita que sites e navegadores salvem suas senhas. Pode ser até conveniente, porém não é nem um pouco seguro utilizar esse recurso.

As dicas acima valem para todos os usuários, independentemente do computador que estejam utilizando, mesmo que dentro de empresas ou escritórios − principalmente pelo fato de que os roubos de dados de clientes e o hacking de contas corporativas nas mídias sociais tem se tornado cada vez mais comuns. Uma maneira mais prudente para as empresas é de limitar a quantidade de funcionários com acesso às contas corporativas nas mídias sociais. É preciso determinar um pequeno grupo único com acesso às contas para minimizar os riscos de se ter uma senha fraca e com muitas pessoas sabendo. Além disso, se um desses funcionários deixar a organização, a senha deve ser alterada imediatamente para garantir que eles não podem mais acessar a conta.

No Dia da Informática, Kaspersky Lab reforça a importância da segurança online