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Em novembro, o período de compras desenfreadas começou com a Black Friday, em seguida vem os presentes de Natal, amigos secretos de fim de ano e, por fim, as liquidações de janeiro. Com tanta euforia, é importante lembrar que os cibercriminosos também estão tentando tirar a sorte grande neste fim do ano – e isto significa que eles querem roubar credenciais de internet banking e de lojas online dos consumidores. Segundo o relatório da Kaspersky Lab “Da alegria das festas ao pânico das senhas:como administrar seu dinheiro online neste Natal”, as compras online são uma das atividades mais comuns na internet, abaixo apenas do e-mail. Embora a maioria das pessoas no Brasil (96%) esteja ciente das ciberameaças financeiras, 36% já deixaram suas credenciais financeiras caírem em mãos erradas.

A conveniência das compras online pode ser muito atraente, mas algumas pessoas ainda estão preocupadas com o nível de proteção dos pagamentos online. Infelizmente, este receio é justificável. A pesquisa mostrou que, dentre os 36% cujas credenciais financeiras foram comprometidas, um quarto (27%) nunca conseguiu resgatar seu dinheiro. Entre os motivos que colocam as finanças dos usuários em risco estão a dificuldade de controlar credenciais de pagamento após o uso em diferentes plataformas de e-commerce e a variedade de métodos de pagamento disponíveis.

Fazer compras online é como visitar um shopping center gigante, onde as pessoas podem comprar itens de diversas lojas online. Não surpreende que os consumidores podem ter dificuldades em controlar todos os pagamentos online. Quase metade dos brasileiros (47%) tem como maior preocupação a possibilidade dos cibercriminosos acessarem suas credenciais financeiras. Outro ponto de preocupação é que um terço (34%) dos respondentes esquece ou nem tenta se lembrar dos sites e aplicativos em que compartilharam seus dados financeiros.

Para assegurar que suas credenciais de pagamento sejam fáceis de encontrar e de se lembrar, 12% dos brasileiros armazenam essas informações em seus próprios dispositivos. Isto pode tornar a experiência de compra algo mais conveniente, porém, se o dispositivo for perdido ou roubado, o usuário corre o risco de perder dinheiro (além de dados pessoas). O prejuízo fica ainda maior se considerarmos o acesso ao Internet Banking, já que o dobro de brasileiros (24%) também mantém esta informação nas anotações do smartphone.

A grande variedade de métodos de pagamento digital dá ao consumidor a liberdade de escolher a melhor forma de comprar bens ou serviços. Os métodos de maior preferência ainda são os boletos bancários, cartões de débito e crédito, transferências diretas entre contas bancárias e carteiras eletrônicas, como o PayPal. Porém, está crescendo a popularidade de outros métodos de pagamento. Quem faz compras frequentes pode acumular pontos em programas de fidelidade e usá-los para comprar novamente em uma determinada loja. E, graças aos smartphones e smartwatches, os consumidores não precisam nem carregar sua carteira, dinheiro físico ou cartões de plástico. Isso ajudou a tornar os pagamentos com dispositivos sem contato, como PayPass, Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay, mais comuns. No Brasil, quase metade dos consumidores (47%) já utiliza esse método regularmente.

"No Brasil, a BlackFriday e as festas de fim de ano são o período com maior concentração dos golpes online, visando roubar dados das vítimas e causar prejuízo financeiro. O golpe predileto é o phishing, pois muitas vezes basta capturar a senha para que a fraude se concretize. É necessário que as pessoas estejam sempre alertas ao fazer compras e acessar serviços financeiros online, proteger esses dispositivos hoje é uma necessidade",alerta Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

Para garantir a segurança das compras online, a Kaspersky Lab recomenda usar uma solução de cibersegurança capaz de proteger transações online e manter as credenciais de compras seguras. - O Kaspersky Security Cloud é um exemplo de como soluções robustas auxiliam o usuário de maneira adaptativa nos desafios que enfrentam para manter suas finanças seguras. Ele protege os dados de cartões de crédito abrindo um navegador seguro sempre que o usuário faz compras online e preencher seus dados de pagamento automaticamente – porém as informações são armazenadas com criptografia;

- O Kaspersky Password Manager auxilia na criação de senhas fortes e armazena login de acesso, senhas e PINs com criptografia, podendo ser facilmente recuperados para efetuar pagamentos e acessos com segurança.

O relatório “Da alegria das festas ao pânico das senhas: como administrar seu dinheiro online neste Natal” está disponível aqui.

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é uma empresa internacional de cibersegurança que tem mais de 20 anos de operações no mercado. A detalhada inteligência de ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky Lab se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab, e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais emwww.kaspersky.com.br.

Um terço dos consumidores brasileiros tiveram credenciais financeiras comprometidas

A Kaspersky Lab aconselha os usuários a não deixarem que o ritmo das compras de Natal reduza sua atenção
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