30 anos do vírus que fez Eugene criar a Kaspersky

Infográfico em pixel-art sobre os 30 anos de avanços em segurança da informação, do vírus Cascade até os dias atuais

Há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante, vírus eram criados não para obter lucro, mas por uma diversão perversa. Existiam alguns e se criavam no MS-DOS. Então, bem, as coisas saíram do controle. Entre os primeiros malwares estava um famoso vírus chamado Cascade, que fazia com que os caracteres caíssem para a parte inferior da tela, tornando quase impossível o trabalho no computador infectado.
O Cascade foi o primeiro vírus que Eugene Kaspersky encontrou. Isso foi há 30 anos, em 1989, e mudou sua vida completamente. Ele desmontou o vírus e criou uma ferramenta que ajudou a removê-lo. Essa ferramenta se tornou popular entre seus amigos e conhecidos, e foi quando decidiu dedicar todo o seu tempo ao desenvolvimento de uma solução antivírus, que foi comercializada em 1992 e, em 1997, a empresa que conhecemos como Kaspersky foi fundada.

Muita coisa aconteceu desde 1989 – desde a fundação da União Europeia e dissolução da União Soviética até a clonagem de um ser vivo e a criação da internet moderna. No infográfico abaixo, damos uma olhada nesses 30 anos: como as coisas mudaram, como o cenário das ciberameaças se tornou mais e mais complicado, como a tecnologia evoluiu e como o mundo reagiu a essas mudanças.

Aviso Legal 1: O gráfico é grande. Faça o download visualizá-lo melhor.

 Aviso Legal 2: É um labirinto. Comece pelo final (parte inferior). e siga os eventos de cibersegurança até chegar ao início; os becos sem saída contêm eventos não relacionados à segurança da informação que, no entanto, foram muito importantes para a história mundial. À direita, há uma pequena descrição de cada evento.

Dicas