Cinco tecnologias da Kaspersky que vão proteger suas finanças

Como os produtos da Kaspersky fornecem segurança financeira em vários níveis, além de proteger contra diferentes ameaças.

Grande parte de nossa vida financeira já migrou completamente do mundo físico para o digital. Aplicativos bancários, carteiras digitais, pagamentos online e criptomoedas são inovações do século XXI que tornam as transações financeiras mais rápidas e acessíveis do que nunca, abrindo todos os tipos de oportunidades até então inimagináveis.

Mas essa conveniência tem um lado negativo: nossas atividades financeiras digitais são vulneráveis a crimes digitais. Por outro lado, isso só é verdade se você negligenciar a proteção de suas finanças online contra cibercriminosos. Este post analisa como as tecnologias e os produtos Kaspersky protegem seu dinheiro digital e, portanto, seu bem-estar financeiro.

1. Gerenciador de senhas

A espinha dorsal de toda a segurança de contas e dos serviços financeiros passa obviamente pela sua senha. Quanto mais fraca, maiores as chances de uma invasão bem-sucedida à sua conta em alguma loja online ou sistema de pagamento onde você insere os detalhes do cartão.

Também é muito perigoso usar a mesma senha para diferentes serviços online. Se você fizer isso, e houver um vazamento de senha em um deles (muito comum, infelizmente), suas contas com outros serviços também serão comprometidas. Os hackers estão bem cientes de que muitas pessoas usam as mesmas combinações de caracteres em vários sites, então eles geralmente usam senhas vazadas para tentar fazer login em outros recursos, uma técnica conhecida como preenchimento de credenciais. E claro que o foco tende a ser em serviços relacionados ao dinheiro.

O uso do Kaspersky Password Manager melhora consideravelmente a segurança da senha e mantém suas contas financeiras seguras. Nosso aplicativo gera senhas exclusivas de segurança máxima para cada serviço que você usa, armazena-as com segurança para que não seja necessário lembrá-las e até avisa sobre vazamentos. Falando nisso, a atualização mais recente do Kaspersky Password Manager adicionou a capacidade de gerar códigos únicos para autenticação de dois fatores. E você conta com isso gratuitamente nas assinaturas do Kaspersky Plus e do Kaspersky Premium.

2. Safe Money

O Safe Money foi projetado especificamente para permitir transações financeiras seguras e compras online. Para proteger dados de pagamento importantes inseridos em sites de bancos, sistemas de pagamento e lojas online, incluindo números de cartão bancário e senhas, nossa solução solicita que você abra esses sites em nosso Navegador Protegido.

Nesse modo especial, seus dados confidenciais são protegidos ao máximo. E se um site parecer suspeito por algum motivo, o Navegador Protegido avisa com uma notificação e uma alteração da cor do quadro de verde seguro para amarelo.

Com o Safe Money, você pode fazer compras e transações bancárias online com segurança, sabendo que seu dinheiro e seus dados pessoais estão totalmente protegidos. Esse recurso está incluído em todas as nossas assinaturas pagas: Kaspersky Standard, Kaspersky Plus e Kaspersky Premium.

3. Antivírus para arquivos

É claro que um dos componentes centrais de nossa proteção financeira multicamadas é o bom e velho Antivírus. Isso é o que protege seu dinheiro da ameaça mais perigosa: malware, em particular, os chamados ladrões digitais, que, depois de infectar o dispositivo alvo, procuram senhas e chaves privadas para carteiras de criptomoedas armazenadas nele e as enviam diretamente para os cibercriminosos.

Outra ameaça comum diretamente relacionada às finanças contra a qual o Antivírus de Arquivos protege são trojans bancários. São vírus que sobrepõem a interface de um aplicativo bancário com a sua própria e podem não apenas roubar senhas, mas também interceptar códigos de confirmação únicos, bem como substituir detalhes e valores de transferências e pagamentos, permitindo que os cibercriminosos captem dinheiro.

Essas duas ameaças por si só são motivo suficiente para você instalar a proteção confiável em todos os dispositivos que você usa para transações financeiras. Há muitos outros perigos contra os quais o Antivírus também protege, como trojans de ransomware e spyware, para citar apenas alguns.

4. Navegação segura

Muitas vezes pode não ser seu computador ou smartphone que está infectado com malware, mas o servidor com o qual você está interagindo. A primeira ameaça com a qual se preocupar nesse cenário seriam os skimmers online — malware que os fraudadores instalam em lojas online invadidas para coletar detalhes do cartão bancário dos clientes.

Os web skimmers tornaram-se muito populares entre os cibercriminosos ultimamente. Todos os anos, dezenas de milhares de lojas online são infectadas com malware desse tipo. Muitas vezes, os proprietários de lojas comprometidas não têm conhecimento da infecção ou não executam nenhuma ação para neutralizar ameaças, deixando com que um web skimmer pode permaneça ativo em um site infectado por meses. Em termos práticos, isso significa que, mesmo que você tenha tido todo o cuidado do mundo e seus dispositivos estejam todos limpos, você ainda pode ser vítima de cibercriminosos simplesmente interagindo com um site infectado.

Felizmente, também temos uma solução para proteger você contra web skimmers e outras ameaças: a Navegação Segura verifica as páginas carregadas pelo navegador em busca de código malicioso e, se detectado, avisa que o site não é seguro.

5. Antiphishing e Prevenção de fraudes

Impossível ignorar sites falsos e fraudulentos, que afetam uma grande quantidade de usuários da Internet todos os anos. Estes podem ser sites clonados que imitam bancos, sistemas de pagamento, trocas de criptomoedas ou outros serviços financeiros que enganam os visitantes para obter suas credenciais e, em seguida, sequestram suas contas.

Também podem ser golpes online que prometem grandes pagamentos em troca de uma pequena comissão, lojas online falsas com preços tentadores que nunca entregam sua compra ou outros tipos de fraude online.

O problema é que os sites desse tipo geralmente não contêm diretamente nenhum código malicioso. Para se proteger eficazmente contra tais ameaças, nossos especialistas trabalham dia e noite para manter nosso banco de dados de sites fraudulentos e de phishing atualizado. Como resultado, nossas soluções alertam em tempo hábil sempre que o perigo estiver próximo.

Dicas