Conversas offline: uma visão geral dos aplicativos de mensagens em malha

Analisamos quais aplicativos de mensagens permitem conversar com alguém mesmo sem conexão à Internet ou serviço de celular, e por que você pode precisar disso.

O acesso constante à Internet e a um serviço de celular é hoje considerado tão certo quanto o acesso à eletricidade, e às vezes é difícil imaginar como vivíamos sem eles no passado. Mas e se você se deparar com uma situação em que fique sem Internet móvel ou sinal de celular e precise se manter em contato com amigos que estão próximos de você? Por exemplo, seu grupo se separa dentro de um avião e vocês estão sentados em seções diferentes, mas estavam todos prontos para discutir os planos de viagem durante o voo. Ou vocês estão em um festival de música onde a Internet está instável e não dá para conversar por causa do barulho, mas vocês ainda precisam decidir quando ir para o palco principal.

É aqui que aplicativos de mensagens descentralizados p2p (ponto a ponto) ou em malha podem ser úteis. Esses aplicativos permitem conectar vários dispositivos em uma única rede “em malha” utilizando o Bluetooth ou o Wi-Fi Direct.

Na década de 2010, com o surgimento do Wi-Fi Direct, aplicativos como esses chamaram muita atenção, mas nunca fizeram muito sucesso, pois não estava claro para que eles serviam ou onde seriam utilizados. Eles eram um substituto estranho para os walkie-talkies, mas com um alcance mais limitado e maior consumo de energia, o que fez com que nunca se tornassem populares entre os usuários de smartphones. Ainda assim, esses tipos de aplicativos de mensagens continuam vivos e bem hoje, com desenvolvedores continuando a dar suporte a eles e até mesmo criando novos.

Isso acontece porque eles cumprem uma função essencial: permitir que as pessoas permaneçam conectadas durante desastres naturais, coordenem esforços de busca ou simplesmente se comuniquem com vizinhos em casa ou na casa de veraneio quando não há Wi-Fi ou sinal de celular. Para essas e outras situações semelhantes, os aplicativos de mensagens descentralizados que não precisam de uma conexão com a Internet são uma solução boa, mesmo que não perfeita.

Então, se os walkie-talkies que você comprou não forem entregues antes do dia planejado para a sua trilha na natureza, os aplicativos de mensagens em malha podem ser uma alternativa.

O termo “descentralizado” também é utilizado com frequência para descrever aplicativos de mensagens blockchain como o Status ou o Brave Messenger. Mas não falaremos sobre eles hoje, pois eles precisam de uma conexão estável com a Internet para funcionar.

Como os aplicativos de mensagens p2p funcionam

Esses aplicativos funcionam em uma rede em malha descentralizada, em que cada dispositivo atua como um cliente e um retransmissor. Uma rede distribuída é construída com muitos dispositivos cliente, e cada membro pode atuar como uma ponte para transmitir mensagens.

Imagine seu smartphone se transformando em um mini walkie-talkie que consegue enviar mensagens para outros dispositivos próximos que tenham o aplicativo certo instalado. Se você quiser enviar uma mensagem, ela será transmitida do smartphone de um usuário para o de outro até chegar ao destinatário pretendido. E os dispositivos pelos quais ela passa não conseguem ler a mensagem, pois ela está criptografada para os nós de conexão.

Os dispositivos fazem a conexão direta entre si por meio do Bluetooth ou do Wi-Fi Direct.

Quais aplicativos de mensagens em malha valem a pena experimentar?

BitChat. Este é o aplicativo de mensagens descentralizado mais recente baseado em Bluetooth Low Energy (BLE), lançado em julho de 2025 pelo ex-cofundador do Twitter (agora X), Jack Dorsey. O aplicativo é considerado uma versão moderna e criptografada dos bate-papos IRC do final dos anos 1990, além de se parecer com um.

Ele afirma ser completamente descentralizado, não utilizar servidores e usar criptografia de ponta a ponta. As mensagens são divididas em fragmentos de 500 bytes para que ocorra uma transmissão mais suave. O aplicativo não exige inscrição, nem que você informe o e-mail ou número de telefone.

No entanto, pesquisadores de segurança já encontraram vulnerabilidades críticas no BitChat, e chegaram a dizer que ele é uma vítima de “vibe coding”, uma técnica de desenvolvimento assistida por IA que deixa de realizar uma auditoria de segurança adequada. Atualmente, as ferramentas com tecnologia assistida por IA ainda enfrentam dificuldades para implementar o conceito de “seguro por design”, o que significa que elas não conseguem integrar princípios de segurança fundamentais na fase de planejamento (design) do aplicativo. Jack Dorsey prometeu corrigir os bugs nas próximas atualizações.

É possível instalar o aplicativo de mensagens pela App Store e pelo Google Play. O código-fonte está disponível no GitHub e é possível acompanhar os lançamentos e as atualizações oficiais na conta de Jack Dorsey no X.

Bridgefy. Esse aplicativo tem mais de 12 milhões de usuários, o que é bastante para um aplicativo de mensagens em malha. Quanto maior o número de usuários, maior a probabilidade de você se manter conectado.

O Bridgefy também utiliza o BLE, é compatível com iOS e Android, oferece suporte para criptografia de ponta a ponta e tem dois modos: envio privado de mensagens e transmissão pública. No lado negativo, a versão gratuita é cheia de anúncios invasivos, e o desempenho pode ser instável.

Briar. Este é um aplicativo de mensagens de código aberto, com criptografia de ponta a ponta, cujo código passou por uma auditoria de segurança independente feita pelo Cure53 da Alemanha.

Além de funcionar por meio do Bluetooth e do Wi-Fi Direct, ele também pode se conectar à Internet utilizando a rede Tor, o que o torna uma ferramenta mais versátil.

Embora o Briar forneça o mais alto nível de privacidade e segurança, há vantagens e desvantagens. Primeiro, só é possível adicionar um contato pessoalmente escaneando um código QR ou utilizando links especiais compartilhados por outros canais. Segundo, esqueça mensagens de voz, arquivos ou GIFs, pois o Briar oferece apenas mensagens de texto.

Por fim, o Briar está disponível apenas para Android.

White Mouse. O White Mouse é um projeto relativamente novo. É um aplicativo de bate-papo com mensagens que desaparecem. Atualmente, está disponível apenas para Android, mas os desenvolvedores prometeram versões para iOS, macOS e Windows. Ele não exige um número de telefone para fazer a inscrição, fornece criptografia de ponta a ponta, nunca armazena mensagens e pode fazer a exclusão automática delas. Para aumentar a privacidade, o White Mouse não permite que os usuários encaminhem mensagens, façam capturas de tela ou gravem a tela. Ele também cria fundos especiais com marcas d’água para impedir que se tirem fotos das conversas. O aplicativo pode funcionar tanto pela Internet quanto diretamente entre dispositivos próximos.

O que ter em mente ao usar aplicativos de mensagens em malha

  • Eles não substituem os aplicativos de mensagens centralizadas. Mesmo nas cidades, enviar uma mensagem para um amigo que está no prédio ao lado pode ser um desafio.
  • O alcance do Bluetooth e do Wi-Fi é limitado. Pelo menos um outro usuário com o mesmo aplicativo de mensagens instalado deve estar a 100 metros de você em uma área aberta, ou ainda mais perto, caso você esteja fora do campo de visão dele.
  • O desempenho do aplicativo depende do seu número de usuários. Quanto mais pessoas usarem o aplicativo, mais longe uma mensagem poderá viajar. Uma rede em malha com usuários suficientes pode se estender por quilômetros. Isso significa que você pode ter que fazer o papel de um diplomata e convencer todos os seus amigos a trocar os aplicativos de bate-papo que são mais fáceis de usar.
  • A bateria do seu telefone vai descarregar mais rápido com o uso ativo do Bluetooth ou do Wi-Fi Direct. Portanto, lembre-se de carregá-la com frequência.
  • Nem todos os aplicativos de mensagens em malha usam criptografia confiável. Afirmar ter uma criptografia confiável e realmente tê-la não é a mesma coisa. Portanto, confie apenas na opinião de pesquisadores independentes.
  • Dê preferência a projetos de código aberto, pois eles permitem que um grande número de pesquisadores verifique a segurança do aplicativo.
  • Alguns aplicativos podem apresentar vulnerabilidades, como o BitChat. Sendo assim, não é recomendado falar sobre assuntos confidenciais neles. E utilize Kaspersky Premium nos seus dispositivos para evitar que seus dados sejam comprometidos e para se defender contra pessoas mal-intencionadas.

Dicas gerais para utilizar aplicativos de mensagens em malha

Os aplicativos de mensagens em malha não substituem os aplicativos de mensagens comuns para a comunicação diária. Eles são uma ferramenta para ser utilizada em circunstâncias especiais e devem ser tratados como um kit de primeiros socorros, um extintor de incêndio ou um colete salva-vidas. Tenha um à mão e fique feliz por normalmente não precisar usá-lo.

  • Instale e configure o aplicativo com antecedência. Você pode não ter tempo para descobrir como utilizá-lo ou ser capaz de fazer a sua instalação caso esteja em uma situação crítica.
  • Certifique-se de que seus amigos, vizinhos ou companheiros de viagem tenham o mesmo aplicativo instalado.
  • Instale vários aplicativos de mensagens em malha diferentes se seu estilo de vida envolver viagens frequentes ou estar em lugares que possam apresentar problemas de conectividade. Você nunca sabe qual deles encontrará um "parceiro" por perto.
  • Antes de um evento importante, teste o aplicativo em condições semelhantes às que você espera encontrar.
  • Elabore um plano alternativo de comunicação, como walkie-talkies adequados para o terreno específico.

O que mais ler sobre a segurança de aplicativos de mensagens?

Dicas