Navegadores privados: um guia para iniciantes

Alternativas ao Google Chrome que levam a privacidade de dados mais a sério.

Informações sobre o que você come, o que assiste, para quem você envia mensagens de texto, com quem dorme e para onde vai nas férias são mercadorias há muito tempo. Você basicamente dá esses dados gratuitamente para o seu navegador, que então repassa para empresas nas quais você não tem interesse para fins de monetização. Se isso o deixa desconfortável, você veio ao lugar certo – estamos aqui para ajudá-lo a encontrar um browser que respeite sua privacidade! Mas antes de listar essas alternativas, precisamos destacar o que realmente há de errado com o navegador mais popular do mundo — usado por dois terços dos internautas do planeta.

O que há de errado com a privacidade do Chrome?

Se você está interessado no tópico de coleta de dados do usuário, provavelmente já sabe tudo sobre o Google e pode pular esta parte. Mas para aqueles que acabaram de se juntar a nós, por assim dizer, explicaremos brevemente as condutas do Chrome em relação à privacidade do usuário e por qual motivo é melhor evitar o navegador.

É importante perceber que o Google obtém a maior parte de sua receita (em 2022 mais de 80%) com a venda de anúncios. E a base de tal sucesso notável da empresa no ramo de propaganda são os dados do usuário. São essas informações que permitem aos anunciantes segmentar o público com muito mais precisão do que por meio de outras plataformas. Isso ocorre porque o Google coleta e tende a saber muito mais sobre você.

Suas fontes de dados do usuário são amplas: desde produtos e serviços muito populares (o próprio buscador, o YouTube, o Android etc.) até outros invisíveis, como as ferramentas analíticas do Google, usadas pela maioria dos sites e aplicativos. E claro, o próprio navegador do Google, o Chrome, desempenha um papel significante em tudo isso.

Se você usa o Chrome, o Google pode ver praticamente tudo o que você faz online. E não há nada que você possa fazer sobre isso: exclua os cookies ou navegue no modo de navegação anônima, nada disso fará muita diferença – o Google ainda irá coletar dados sobre seu comportamento de navegação na Internet.

E não se esqueça que, além do Google, centenas de outras empresas também estão rastreando suas ações no ciberespaço. E o Chrome realmente não se esforça para impedir isso. Mas não é preciso temer, pois existem muitos outros navegadores por aí que tratam suas informações com muito mais cuidado: eles coletam menos dados, os vinculam de forma menos rígida a uma identidade concreta e são mais proativos na prevenção da coleta de dados por outras partes.

Essas alternativas ao Chrome mais voltadas para a privacidade são o tema principal desta publicação. Mas como seria muito longo listar todas as opções, vamos nos concentrar aqui em algumas que são mais interessantes — em ordem crescente de complexidade.

As mais simples: Microsoft Edge e Safari da Apple

Ótimas notícias para aqueles com preguiça de baixar e instalar mais um programa: você pode se livrar do Chrome sem levantar um dedo. Usuários de Windows ou macOS/iOS só precisam mudar para o navegador pré-instalado: Microsoft Edge ou Safari, respectivamente.

Safari

Sistemas operacionais: iOS, macOS

Baseado em: desenvolvimento próprio da Apple

Modo de privacidade estrita: não possui

A segurança e a privacidade do usuário são prioridades para a Apple há algum tempo. Ela foi a primeira a tomar providências contra o rastreamento de usuários do Safari por terceiros, há cinco anos. As versões mais recentes do navegador iOS e macOS nativo bloqueiam rastreadores em sites por padrão e são capazes de ocultar o endereço IP do usuário e relatar quantos elementos de monitoramento foram bloqueados nas páginas visualizadas.

E embora o Safari possa não ser o navegador mais privado de todos (ele permite alguns rastreadores e possui uma impressão digital única), tudo funciona por padrão imediatamente – você não precisa configurar nada ou ativar o modo privado. Resumindo, se você tem um iPhone, iPad ou Mac, o Safari é uma ótima maneira de aumentar sua privacidade online sem um grande investimento de tempo.

Prós:

  • Instalado nos iOS e macOS por padrão.
  • Nenhuma configuração é exigida – apenas selecione e comece a navegar.

Contras:

  • Sem versões para outros sistemas operacionais.
  • Sem modo de privacidade estrito.
  • Nível médio de proteção contra rastreamento.

Microsoft Edge

 Sistemas Operacionais: Windows, Android, iOS, macOS, Linux

Baseado em: Chromium

Modo de privacidade estrita: sim

Seguindo o exemplo da Apple, a Microsoft se sentiu obrigada a reforçar a privacidade em seu próprio navegador. A versão atual do Edge apresenta ferramentas integradas altamente eficazes para combater monitoramento online; no entanto, eles não são ativados por padrão. No aspecto positivo, os usuários do Windows não precisam instalar nada – o navegador vem com o sistema operacional.

Existem três desvantagens principais no Edge…

Primeiro, há o fato de ser baseado no navegador de código aberto do Google, o Chromium, que sustenta o Chrome – o mesmo navegador que estamos tentando evitar. No passado, o Chromium foi pego enviando dados para o Google (para ser justo, isso foi corrigido rapidamente).

Em segundo lugar, o Edge envia muitos dados para os servidores da Microsoft. Isso não é bom, é claro, mas pelo menos as habilidades de rastreamento entre plataformas da Microsoft são menos desenvolvidas do que as do Google.

Em terceiro lugar, no modo básico padrão, o Edge não faz nada para deter os rastreadores da web. Para combatê-los, você precisa habilitar o modo de privacidade estrita nas configurações — algo que poucos usuários se darão ao trabalho de fazer.

Prós:

  • Instalado no Windows por padrão.
  • Existem versões para todos os outros sistemas operacionais.
  • Ótima proteção contra rastreadores no modo de privacidade estrita.

Contras:

  • Não bloqueia os rastreadores no modo básico.
  • Desenvolvimento baseado no Google Chromium.
  • Coleta dados para a Microsoft.

Mais complexos: Mozilla Firefox e Vivaldi

Agora vamos ver algumas opções que requerem download e instalação. Observe que ambos são visivelmente melhores no combate aos rastreadores online do que os navegadores nativos no Windows, iOS e macOS e, ao mesmo tempo, ainda são bastante simples e fáceis de usar, portanto, a troca é relativamente fácil.

Mozilla Firefox

Sistemas Operacionais: Windows, Android, iOS, macOS, Linux
Baseado em:
Desenvolvimento próprio da Mozilla

Modo de privacidade estrita: sim

O Mozilla Firefox é o único navegador que foi desenvolvido do início ao fim independentemente de qualquer gigante de TI (pelo menos de forma direta). O Firefox é particularmente notável por seu mecanismo web interno. A Mozilla obtém a maior parte de sua receita dos mecanismos de pesquisa Google, Yandex e Baidu por defini-los como padrão (dependendo da região, é claro) nas configurações do navegador. Mas é só isso: a Mozilla não vende dados do usuário e não tenta impedir que você mude o mecanismo de pesquisa padrão do Firefox para outro.

Mesmo no modo básico, o Firefox oferece grande proteção contra rastreamento online. E se você aumentar o controle de privacidade até o topo, é um dos melhores do mercado. Aliás, além do Firefox regular, também existe uma versão para sistemas operacionais mobile chamada Firefox Focus, que é ainda mais focada em privacidade (disponível para Android e iOS).

Prós:

  • Existem versões para todos os sistemas operacionais.
  • Proteção decente contra rastreadores, mesmo no modo básico.
  • Ótima proteção contra rastreadores no modo de privacidade estrita.
  • Desenvolvimento próprio da Mozilla.

Contras:

  • Nenhum.

Vivaldi

Sistemas Operacionais: Windows, Android, iOS, macOS, Linux
Baseado em:
Chromium

Modo de privacidade estrita: sim

Os desenvolvedores do Vivaldi se concentram principalmente na privacidade. O cérebro por trás deste navegador pertence a Jon Stephenson von Tetzchner, o lendário criador do Opera (já considerado um dos navegadores mais seguros, mesmo tendo uma VPN integrada). O Vivaldi possui muitas opções de personalização: suas configurações abrangem duas dezenas de telas.

O navegador possui um bloqueador integrado de anúncios e rastreadores da Web, que faz um bom trabalho. Outro recurso interessante: o Vivaldi permite definir diferentes mecanismos de pesquisa para janelas normais e privadas, o que possibilita alternar rapidamente entre, digamos, Bing, Google e DuckDuckGo.

Assim como o Mozilla, o Vivaldi tem sua monetização baseada nas buscas dos usuários por meio dos mecanismos de pesquisa, bem como com a inserção de links para diversos serviços da internet na tela inicial do navegador. Ao mesmo tempo, os criadores do Vivaldi afirmam abertamente que não se envolvem em nenhum tipo de coleta, criação de perfil ou rastreamento de dados do usuário. O único ponto que você não pode esquecer é que o Vivaldi, como o Edge, é baseado no mecanismo Chromium do Google (os possíveis problemas estão descritos no começo do texto).

Prós:

  • Existem versões para todos os sistemas operacionais, exceto iOS.
  • Ótima proteção contra rastreadores no modo de privacidade estrita.
  • Uma enorme quantidade de customizações disponíveis.

Contras:

  • Baseado no Google Chromium.

Proteção extrema: DuckDuckGo, Tor Browser, Mullvad Browser

Por fim, para quem busca extrema privacidade, existem o DuckDuckGo, o Tor Browser e o Mullvad Browser. Embora não haja nada altamente complexo sobre eles, a proteção máxima contra monitoramento vem à custa da velocidade de navegação e menor facilidade de uso. Portanto, se você deseja ter controle total sobre seus dados, precisará se esforçar.

DuckDuckGo

Sistemas operacionais: Windows, Android, iOS, macOS
Baseado em: Mozilla Firefox

Modo de privacidade estrita: máxima proteção por padrão

O navegador DuckDuckGo foi criado pela equipe por trás do mecanismo de pesquisa privado de mesmo nome, então, como você pode imaginar, essa é a opção por padrão. Um detalhe importante: você não pode mudar o buscador, então pode levar algum tempo para se acostumar tanto com o navegador quanto com a interface de busca.

Entre outras coisas, DuckDuckGo ajuda contra o rastreamento de usuários no YouTube: oferece um modo de navegação em que abre todos os vídeos do YouTube no Duck Player nativo.

Os desenvolvedores do DuckDuckGo não escondem o fato de que ganham dinheiro com anúncios nos resultados de pesquisa, mas destacam que o fazem sem rastrear ou traçar o perfil dos usuários, com base apenas no conteúdo das pesquisa: “Se você pesquisar carros, nós exibiremos anúncios sobre carros. É simples assim.”

Prós:

  • Existem versões para todos os sistemas operacionais, exceto Linux.
  • Ótima proteção contra rastreamento.
  • Configurações máximas de privacidade prontas para uso.
  • Utiliza o mecanismo de busca privada DuckDuckGo.
  • Reproduz vídeos do Youtube em seu próprio Duck Player.
  • Permite que você delete rapidamente todo histórico e inicie uma nova navegação do zero.

Contras:

Tor Browser

Sistemas operacionais: Windows, Android, macOS, Linux

Baseado em: Mozilla Firefox

Modo de privacidade estrita: privacidade máxima por padrão

O navegador Tor é o Mozilla Firefox “bombado”. Seus criadores o tornaram o mais seguro possível contra rastreamento online, com modo de privacidade estrito ativado imediatamente. O Tor é ótimo para bloquear rastreadores, tem uma impressão digital minimamente única e usa o mecanismo de busca DuckDuckGo por padrão (pode ser alterado nas configurações).

Mas a principal característica é que todo o tráfego no Tor Browser é roteado pela rede Tor (The Onion Router) — com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta. A principal vantagem é o anonimato máximo e a proteção contra monitoramento; a principal desvantagem é a baixa velocidade de navegação. Para aqueles acostumados com velocidades de conexão rápidas, navegar no Tor será bastante doloroso. É possível configurar o navegador Tor para funcionar sem a rede Tor, mas há uma opção melhor, que discutiremos a seguir.

O Navegador Tor está disponível para todos os sistemas operacionais de desktop, bem como para Android. Mas não para iOS: em vez disso, o Tor Project recomenda que os proprietários de iPhone usem o aplicativo Onion Browser, feito por um desenvolvedor compatível com o Tor.

Prós:

  • Ótima proteção contra rastreamento online.
  • Existem versões para todos os sistemas operacionais, exceto iOS.
  • Configurações máximas de privacidade prontas para uso.
  • Utiliza o mecanismo de busca privado DuckDuckGo.
  • Permite que você delete rapidamente todo o histórico e inicie uma nova navegação do zero.
  • Conexão anônima pela rede Tor.

Contras:

Mullvad Browser

Sistemas operacionais: Windows, macOS, Linux

Baseado em: Mozilla Firefox

Modo de privacidade estrita: proteção máxima por padrão

O navegador Mullvad é basicamente a resposta para a pergunta acima de como usar o navegador Tor sem a rede Tor. É essencialmente o mesmo navegador, só que em vez da rede The Onion Router, oferece uma conexão segura através da Mullvad VPN, um serviço VPN anônimo que permite até mesmo que os usuários paguem em dinheiro enviado por correio tradicional – tudo em nome da privacidade.

Todos os outros recursos permanecem no local: excelente proteção contra rastreadores online imediatamente após a instalação, com a capacidade de aumentar a privacidade e a segurança usando configurações personalizadas. Apesar disso, as velocidades de conexão ainda são muito rápidas, então navegar com o Mullvad Browser não evoca lembranças da era da internet discada.

O Mullvad foi lançado recentemente, então atualmente está disponível apenas para sistemas operacionais de desktop – teremos que esperar pacientemente pelas versões Android e iOS.

Prós:

  • Ótima proteção contra rastreamento.
  • Configurações máximas de privacidade prontas para uso.
  • Usa o mecanismo de busca DuckDuckGo por padrão.
  • Permite que você apague rapidamente todo seu histórico de navegação e inicie um novo do zero.

Contras:

  • Sem versões para o Android.

Navegação privada: o que mais considerar

Finalmente, algumas dicas extras sobre como tornar a navegação na internet mais privada possível:

  • Se um navegador privado “hardcore” não é o seu forte, tente usar vários navegadores diferentes ao mesmo tempo, variando o equilíbrio entre privacidade e facilidade de navegação de acordo com as circunstâncias.
  • Defina o navegador mais privado que você usa como padrão: desta forma, ele abrirá automaticamente qualquer link em que você clicar, para que não precise fazer uma busca e outras maravilhas da tecnologia.
  • Tente não instalar extensões de navegador, a menos que seja um requisito para sua navegação — elas são comumente usadas para rastreamento (e não apenas).
  • Use uma [Kaspersky Secure Connection placeholder] VPN confiável [/Kaspersky Secure Connection placeholder] para proteger sua conexão e preservar seu endereço de IP.
Dicas