Relatório: usuários de smartphones estão cautelosos com brechas de privacidade

Como o uso de smartphones continua a crescer nos EUA, a maioria dos usuários está mais cautelosa quanto ao volume de informações que precisa compartilhar ao fazer download de aplicativos

Como o uso de smartphones continua a crescer nos EUA, a maioria dos usuários está mais cautelosa quanto ao volume de informações que precisa compartilhar ao fazer download de aplicativos – segundo um estudo recente realizado pelo Pew Internet and American Life Project.

As estatísticas mostram que 88% dos americanos têm telefone celular e, destes, 43% fazem download de aplicativos em seus telefones. Desse grupo, 54% declararam que já se recusaram a fazer download de vários aplicativos devido ao volume de informações pessoais que seriam forçados a compartilhar, enquanto outros 30% desinstalaram aplicativos pelo mesmo motivo após fazer o download inicial. Segundo o estudo, os homens têm maior probabilidade de desinstalar aplicativos e os usuários de aplicativos com nível universitário, mesmo incompleto, têm maior probabilidade de não fazer download de aplicativos do que aqueles sem nível universitário.

Aproximadamente um terço dos usuários de telefone celular pesquisados informou que perdeu ou teve um telefone roubado em algum momento, e esse número saltou para 45% (talvez não inesperadamente) entre usuários entre 18 e 24 anos. Uma parte significativa dessa faixa etária mais jovem (24%) informou que outras pessoas haviam usado seus telefones de modo que, na sua visão, violavam sua privacidade; 12% de todos os usuários pesquisados fizeram a mesma queixa.

Cautelosos quando à perda de dados armazenados, 42% dos usuários declararam fazer backup do conteúdo dos seus dispositivos móveis; 32% limpam seu histórico de navegação e 19% desativaram o rastreamento de localização.

Os resultados do estudo não mostraram diferença significativa entre o comportamento de pessoas que usam o iPhone da Apple e a plataforma Android do Google.

 

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.