E-mail de spam com números de telefone de golpistas

Recebeu um e-mail de confirmação de uma compra que você não fez com um número de telefone para entrar em contato com a empresa? Cuidado, é golpe.

Com a quantidade colossal de golpes por telefone hoje em dia, seria difícil encontrar um proprietário de telefone em qualquer lugar do planeta que não tenha sido alvo pelo menos uma vez. Mas, como todas as formas de chamadas não solicitadas, os golpes por telefone consomem muitos recursos e são altamente ineficientes. Portanto, alguns bandidos tentam otimizar o processo fazendo com que as vítimas em potencial liguem para eles. Uma ferramenta que usam é o bom e velho spam.

“Se você não fez esta compra, ligue para nós”

Recentemente, detectamos várias ondas de e-mails de spam, aparentemente de empresas confiáveis, notificando os destinatários sobre compras substanciais. O item em questão geralmente é um dispositivo de última geração, como o Apple Watch mais recente ou um laptop para jogos comprado na Amazon ou pago pelo PayPal.

Falsas confirmações de compra do PayPal/Amazon com números de telefone dos golpistas

Falsas confirmações de compra do PayPal/Amazon com números de telefone dos golpistas

 

Outras variantes mais exóticas surgem de tempos em tempos. Por exemplo, detectamos um e-mail sobre a compra de U$ 1.999 em “Criptomoeda (Bitcoin)”:

 

Outras notificações semelhantes mencionam a compra de licenças de software de segurança – vimos algumas referências ao Norton e até mesmo ao Kaspersky (embora nossa linha de produtos nunca tenha incluído um “Kaspersky Total Protection”).

Notificações falsas sobre a compra de licenças Norton e “Kaspersky Total Protection” com números de telefone para golpes

 

O golpe depende de os destinatários ficarem tão alarmados com a perda substancial que agirão precipitadamente, na esperança de receber seu dinheiro de volta.

Claro, o dinheiro deles não foi a lugar nenhum – pelo menos, ainda não. Esse tipo específico de e-mail de spam não contém links, mas inclui um número de telefone para o qual a vítima deve ligar se quiser alterar ou cancelar o pedido. Às vezes, o número fica discretamente em algum lugar na parte inferior do texto. Outras vezes, é destacado em vermelho e repetido várias vezes na mensagem.

O que acontece se você ligar? Provavelmente, os golpistas tentarão obter suas credenciais de login para algum serviço financeiro ou detalhes de cartão bancário. Como alternativa, eles podem tentar enganá-lo para que transfira dinheiro ou até mesmo instale um Trojan em seu computador, o que costuma acontecer sem muitas dificuldades para os criminosos. Os únicos limites são a imaginação e as habilidades dos golpistas.

Como se proteger contra esses e-mails

Os detalhes podem mudar, mas todos os golpes têm certos elementos em comum: o uso de algum tipo de truque para convencer alguém a fazer algo. Siga estas diretrizes de segurança:

  • Não retorne a ligação;
  • Faça login em sua conta com o serviço em questão – digite o endereço em seu navegador; não clique em nenhum link da mensagem – e verifique seus pedidos ou a página de atividades recentes;
  • Verifique seu saldo e a lista de transações recentes em todos os seus cartões, se tiver motivos para preocupação;
  • Instale um antivírus confiável com proteção contra ataques financeiros, phishing e fraude online.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.