Definir permissões de aplicativos no iOS 15

Como definir permissões de aplicativos no iOS 15 para máxima privacidade e segurança

Com cada versão do iOS, vimos desenvolvedores tentarem proteger melhor os dados do usuário. No entanto, o princípio básico permanece o mesmo: você, o usuário, decide quais informações compartilhar com quais aplicativos. Com isso em mente, reunimos uma revisão aprofundada das permissões de aplicativos no iOS 15 para ajudá-lo a decidir quais solicitações permitir e quais negar.

Onde encontrar as configurações de permissão do aplicativo iOS 15

O iOS 15 oferece várias maneiras de gerenciar permissões. Falaremos sobre cada um dos três métodos separadamente.

Gerenciamento de permissões ao iniciar um aplicativo pela primeira vez

Cada aplicativo solicita permissão para acessar certas informações na primeira vez que você o inicia, e esse é o momento mais fácil para escolher quais dados compartilhar com o aplicativo. Mas mesmo se você acidentalmente pressionar “Sim” em vez de “Não”, você ainda pode alterá-lo mais tarde.

Configurando todas as permissões para um aplicativo específico

Para ver e definir todas as permissões para um determinado aplicativo de uma vez, abra as configurações do sistema, em Ajustes, e role para baixo para ver uma lista de aplicativos instalados. Selecione um aplicativo para ver quais permissões ele possui e revogue-as se necessário.

Definição de permissões específicas para diferentes aplicativos

Vá para Ajustes → Privacidade . Nesta seção, você encontrará uma longa lista de permissões básicas do iOS 15. Clique em cada permissão para ver quais aplicativos a solicitaram. Você pode negar o acesso a qualquer um deles a qualquer momento.

Nem todas as permissões estão no menu Privacidade; você precisará ir para outras seções de configurações para configurar alguns deles. Por exemplo, você pode desativar a transferência de dados móveis para aplicativos na seção Celular e a permissão para usar a Internet em segundo plano é configurada na seção Atualização em 2º plano .

Agora você sabe onde procurar o quê. A seguir, entraremos em mais detalhes sobre todas as permissões do iOS.

Serviços de localização
Rastreamento
Contatos
Calendários
Lembretes
Fotos
Rede local
Interação próxima
Microfone
Reconhecimento de Fala
Câmera
Saúde
Dados de Sensores e Uso para Pesquisa
HomeKit
Mídia e Apple Music
Arquivos e pastas
Movimento e preparo físico
Foco
Análise e melhorias
Publicidade da Apple
Registrar Atividade em Apps
Dados móveis
Atualização em 2° plano

Serviços de localização

O que é: permissão para acessar seu local. Essa permissão não se refere apenas ao GPS; os aplicativos também podem navegar usando estações base de rede móvel, Bluetooth e as coordenadas de pontos de acesso Wi-Fi aos quais você está conectado. O acesso aos serviços de localização é usado, por exemplo, por mapas para traçar rotas e mostrar as empresas próximas.

Quais são os riscos: ter acesso à localização permite que os aplicativos mapeiem seus movimentos com precisão. Os desenvolvedores de aplicativos podem usar esses dados para fins de marketing e os cibercriminosos podem usá-los para espionar você.
Você pode não querer dar essa permissão a um aplicativo se não confiar totalmente nele ou se achar que ele não precisa desse nível de informação. Por exemplo, as redes sociais podem prescindir do acesso ao local se você não adicionar geotags às suas postagens ou se preferir fazê-lo manualmente.

Caso você precise de um aplicativo que precise de acesso à localização para funcionar corretamente, aqui estão duas maneiras de se proteger de ser rastreado:
● Permita o acesso à localização apenas enquanto estiver usando o aplicativo para dar ao aplicativo acesso às suas coordenadas apenas quando você estiver realmente usando. Se o aplicativo quiser receber informações de localização em segundo plano, você será notificado e poderá cancelar o recebimento.

● Desative Localização precisa para restringir o conhecimento do aplicativo sobre sua localização. Nesse caso, a margem de erro será de cerca de 25 quilômetros quadrados (ou 10 milhas quadradas) – isso é comparável à área de uma pequena cidade.

Além disso, o iOS há muito tem um indicador que permite que você saiba que um aplicativo está solicitando acesso à sua localização. Com o iOS 15, esse indicador se tornou muito mais proeminente, aparecendo como um ícone azul brilhante com uma seta branca na parte superior da tela.

Quando um aplicativo está acessando sua localização, o iOS 15 mostra um ícone azul brilhante com uma seta branca dentro

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Serviços de localização

Rastreamento

O que é: permissão para acessar um identificador de dispositivo exclusivo – o identificador para anunciantes, ou IDFA (sigla em inglês). Claro, cada aplicativo individual pode rastrear as ações de um usuário em seu próprio “território”. Mas o acesso ao IDFA permite a correspondência de dados entre aplicativos para formar um “retrato digital” muito mais detalhado do usuário.
Assim, por exemplo, se você permitir o rastreamento em todos os aplicativos, uma rede social pode não apenas ver todos os seus registros e informações de perfil, mas também descobrir quais jogos você joga, que música você ouve, o tempo nas cidades você está interessado, quais filmes você assiste e muito mais.

Quais são os riscos: a atividade de rastreamento em aplicativos permite a compilação de um dossiê muito mais extenso sobre o proprietário do telefone, o que aumenta a eficácia da publicidade. Em outras palavras, pode incentivá-lo a gastar mais dinheiro.

A partir do iOS 14.5, os usuários ganharam a capacidade de desabilitar solicitações de rastreamento em aplicativos.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Rastreamento

Contatos

O que é: permissão para acessar seu catálogo de endereços – para ler e alterar contatos existentes e para adicionar novos contatos. Os dados que um aplicativo pode obter com esta permissão incluem não apenas nomes, números de telefone e endereços de e-mail, mas também outras informações de sua lista de contatos, incluindo notas sobre contatos específicos (embora os aplicativos precisem de aprovação separada da Apple para acessar as notas) .

Quais são os riscos: bancos de dados de contatos – com números, endereços e outras informações – podem, por exemplo, ser usados para atacar uma organização, enviar spam ou conduzir golpes por telefone.

Onde configurar: Ajustes → Privacidade → Contatos

Calendários

O que é: Permissão para visualizar, alterar e adicionar eventos do calendário.

Quais são os riscos: o aplicativo receberá todas as informações do seu calendário pessoal, incluindo eventos anteriores e programados. Isso pode incluir consultas médicas, tópicos de reuniões e outras informações que você não deseja compartilhar com estranhos.

Onde configurar: Ajustes → Privacidade → Calendários

Lembretes

O que é: permissão para ler e alterar lembretes existentes e adicionar novos.

Quais são os riscos: se você tiver algo pessoal gravado em seu aplicativo Lembretes, como dados de saúde ou informações sobre membros da família, você pode não querer compartilhar com nenhum desenvolvedor de aplicativo.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Lembretes

Fotos

O que é: esta permissão permite que o aplicativo visualize, adicione e exclua fotos e vídeos da galeria de seu telefone. O aplicativo também pode ler metadados de fotos, como informações sobre onde e quando uma foto foi tirada. Os aplicativos que precisam de acesso ao Fotos incluem editores de imagens e redes sociais.

Quais são os riscos: uma galeria de fotos pessoal pode dizer muito sobre uma pessoa, desde quem são seus amigos e no que eles estão interessados, até onde vão e quando. Em geral, mesmo se você não tiver fotos de nudez, imagens dos dois lados do seu cartão de crédito ou capturas de tela com senhas na galeria, você deve ter cuidado ao permitir que aplicativos acessem as suas.

A partir do iOS 14, os desenvolvedores da Apple adicionaram a capacidade de fornecer a um aplicativo acesso a arquivos individuais sem fornecer a eles toda a galeria. Por exemplo, se você quiser postar algo no Instagram, você pode escolher precisamente quais imagens enviar e manter suas outras fotos invisíveis para a rede social. Em nossa opinião, essa é a melhor opção para fornecer acesso às suas imagens.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Fotos

Rede Local

O que é: permissão para se conectar a outros dispositivos em sua rede local, por exemplo, para reproduzir música com o AirPlay, para controlar seu roteador ou outros gadgets.

Quais são os riscos: com esse tipo de acesso, os aplicativos podem coletar informações sobre todos os dispositivos em sua rede local. Os dados sobre seu equipamento podem ajudar um invasor a encontrar vulnerabilidades, hackear seu roteador e muito mais.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Rede local

Interação nas proximidades

O que é: permissão para usar Ultra Wideband (UWB), compatível com o iPhone 11 e posterior. O uso de UWB permite medir a distância exata entre o iPhone e outros dispositivos que suportam a tecnologia. Em particular, é usado no Apple AirTag para encontrar coisas que você marcou.

Quais são os riscos: um aplicativo malicioso com acesso UWB pode determinar sua localização com extrema precisão, para um cômodo exato de uma casa ou ainda mais precisamente.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Interação nas proximidades

Microfone

O que é: permissão para acessar seu microfone.

Quais são os riscos: com essa permissão, o aplicativo pode gravar todas as conversas perto do iPhone, como em reuniões de negócios ou em uma consulta médica.

Um ponto laranja no canto superior direito da tela indica quando um aplicativo está usando um microfone (o ponto fica vermelho quando você ativa o recurso de acessibilidade Aumentar Contraste ).

 

Quando o aplicativo estiver usando a camera, o iOS 15 mostra um ponto laranja

Quando o aplicativo estiver usando a camera, o iOS 15 mostra um ponto laranja

 

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Microfone

Reconhecimento de Fala

O que é: permissão para enviar gravações de comando de voz para servidores da Apple para reconhecimento. Um aplicativo precisa dessa permissão apenas se usar o serviço de reconhecimento de voz da Apple. Se o aplicativo usar uma biblioteca de terceiros para o mesmo propósito, ele precisará de outra permissão (microfone).

Quais são os riscos: em geral, pedir essa permissão é um indicativo das intenções honestas de um desenvolvedor de aplicativos – ao usar o serviço de reconhecimento de fala do proprietário da Apple, eles estão seguindo as regras e recomendações da empresa. É muito mais provável que um aplicativo malicioso solicite acesso direto ao microfone. No entanto, tenha cuidado ao conceder permissão para reconhecimento de fala.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Reconhecimento de Fala

Câmera

O que é: permissão para tirar fotos e vídeos, e para obter metadados, como local e hora.

Quais são os riscos: um aplicativo pode se conectar às câmeras do telefone a qualquer momento, mesmo sem o seu conhecimento, e obter acesso aos metadados das fotos (a hora e o local onde foram tiradas). Os invasores podem usar essa permissão para espionar você.

Se um aplicativo estiver acessando a câmera, um ponto verde aparecerá no canto superior direito da tela.

Quando um aplicativo está usando a câmera, o iOS 15 mostra um ponto verde

Quando um aplicativo está usando a câmera, o iOS 15 mostra um ponto verde

 

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Câmera

Saúde

O que é: permissão para acessar os dados que você mantém no aplicativo Saúde, como altura, peso, idade e sintomas de doença.
Quais são os riscos: os desenvolvedores de aplicativos podem vender suas informações de saúde para anunciantes ou seguradoras, que podem personalizar os anúncios com base nesses dados ou usá-los para calcular as taxas de planos de saúde.
Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Saúde

Dados de Sensores e Uso para Pesquisa

O que é: acesso aos dados dos sensores integrados do telefone, como sensor de luz, acelerômetro e giroscópio. A julgar por referências indiretas neste documento, que também podem incluir dados do microfone e do sensor de reconhecimento facial, bem como dos sensores iWatch. A permissão também pode fornecer acesso a dados sobre o uso do teclado, o número de mensagens enviadas, chamadas de entrada e saída, categorias de aplicativos usados, sites visitados e muito mais.
Como você pode ver, essa permissão pode fornecer uma variedade de dados confidenciais sobre o proprietário do dispositivo. Portanto, apenas aplicativos projetados para pesquisas de saúde e estilo de vida devem solicitá-lo.

Quais são os riscos: a permissão pode autorizar que estranhos obtenham informações sobre você que não estão disponíveis para aplicativos comuns. Em particular, esses dados permitem examinar seu padrão de caminhada, a posição de sua cabeça enquanto você olha para a tela e coletar muitas informações sobre como você usa seu dispositivo.

Claro, você não deve fornecer tantos dados sobre você para qualquer pessoa. Antes de concordar em participar de um estudo e fornecer permissão para o aplicativo em questão, dê uma boa olhada em quais dados os cientistas estão interessados e como eles planejam usá-los.

Onde configurá-lo: Ajustes→ Privacidade → Dados de Sensores e Uso para Pesquisa

HomeKit

O que é: a capacidade de controlar dispositivos domésticos inteligentes.

Quais são os riscos: com este nível de acesso, um aplicativo pode controlar dispositivos domésticos inteligentes em sua rede local. Por exemplo, ele pode abrir fechaduras e persianas inteligentes, ligar e desligar música e controlar luzes e câmeras de segurança. Um aplicativo de filtro de foto aleatório (por exemplo) não deve precisar dessa permissão.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → HomeKit

Mídia e Apple Music

O que é: permissão para acessar sua biblioteca de mídia no Apple Music e iCloud. Os aplicativos receberão informações sobre suas listas de reprodução e recomendações pessoais, e serão capazes de reproduzir, adicionar e excluir faixas de sua biblioteca de música.

Quais são os riscos: se você não se importa em compartilhar suas preferências musicais com o aplicativo, provavelmente não precisa se preocupar com nada, mas esteja ciente de que esses dados também podem ser usados para fins publicitários.

Onde configurar: Ajustes → Privacidade → Mídia e Apple Music

Arquivos e Pastas

O que é: permissão para acessar documentos armazenados no aplicativo Arquivos.

Quais são os riscos: os aplicativos podem alterar, excluir e até roubar documentos importantes armazenados no aplicativo Arquivos. Se você estiver usando esse app para armazenar dados importantes, mantenha o acesso limitado aos aplicativos em que você realmente confia.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Arquivos e pastas

Movimento e preparo físico

O que é: permissão para acessar dados sobre seus treinos e atividade física diária, como número de passos dados, calorias queimadas e assim por diante.

Quais são os riscos: assim como os dados médicos do aplicativo Saúde, os dados de atividades podem ser usados por profissionais de marketing para exibir anúncios direcionados e por seguradoras para calcular os custos de planos de saúde.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Movimento e preparo físico

Foco

O que é: esta permissão autoriza que os aplicativos vejam se as notificações em seu smartphone estão desativadas ou ativadas.

Quais são os riscos: Nenhum.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Foco

Análise e melhorias

O que é: permissão para coletar e enviar dados à Apple sobre como você usa seu dispositivo. Inclui, por exemplo, informações sobre o país em que você mora e os aplicativos que executa. A Apple usa as informações para melhorar o sistema operacional.

Quais são os riscos: seu smartphone pode usar dados móveis para enviar dados à Apple, consumindo potencialmente a bateria e seu plano de dados um pouco mais rápido.

Onde configurá-lo: Ajusts → Privacidade → Análise e melhorias

Publicidade da Apple

O que é: permissão para coletar informações pessoais, como seu nome, endereço, idade, sexo e muito mais, e usá-las para exibir anúncios direcionados do serviço de publicidade da Apple – mas não para compartilhá-las com outras empresas . Desativar essa permissão não eliminará os anúncios, mas sem a coleta de dados eles serão genéricos, não direcionados.

Quais são os riscos: como acontece com qualquer anúncio direcionado, uma publicidade mais eficaz pode levar a gastos extras.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Publicidade da Apple

Registrar Atividade em Apps

O que é: permissão para rastrear quais dados (localização, microfone, câmera, etc.) qualquer aplicativo acessou. No momento da redação deste artigo (usando o iOS 15.1), os usuários podem baixar os dados coletados como um arquivo, embora não seja muito informativo. Versões futuras do iOS (começando com 15.2, previsto para o final de 2021) usarão esses dados para o Relatório de privacidade do aplicativo, que é um pouco como o Tempo de Uso, mas para rastreamento do aplicativo.

Porque é útil: se quiser usar o Relatório de privacidade do aplicativo assim que o iOS 15.2 estiver disponível, você pode ativar o registro de atividades do aplicativo com antecedência.

Onde configurá-lo: Ajustes → Privacidade → Registrar Atividade em Apps

Dados móveis

O que é: permissão para usar os dados móveis. Os aplicativos precisam de acesso à Web para enviar mensagens, carregar fotos, feeds de notícias e realizar tarefas técnicas, como o envio de relatórios de bug.

Quais são os riscos: os aplicativos que funcionam em segundo plano podem esgotar rapidamente as permissões de dados. Os usuários podem preferir negar o acesso à Internet móvel para aplicativos que enviam muitos dados pela Web, em vez de limitá-los ao uso de Wi-Fi, especialmente em roaming. Recomendamos fortemente que os usuários percorram suas listas de aplicativos e desabilitem as permissões desnecessárias de dados móveis antes de viagens ao exterior.

Onde configurá-lo: Ajustes → Celular

Atualização em 2° plano

O que é: permissão para atualizar o conteúdo quando você não estiver usando um aplicativo, ou seja, quando ele estiver sendo executado em segundo plano.

Quais são os riscos: atualizar o conteúdo consome dados e energia da bateria, mas todos os smartphones modernos são projetados para executar aplicativos em segundo plano. Tome uma atitude apenas se perceber que um determinado programa está enviando muitos dados pela Web e reduzindo significativamente o tempo de execução do seu smartphone. Você pode verificar os dados móveis dos aplicativos e o consumo de energia nas configurações do sistema, em Celular e Bateria .

Onde configurá-lo: Ajustes → Geral → Atualização em 2º plano

Melhor prevenir do que remediar

Proteger-se de aplicativos que são muito ávidos para coletar suas informações pessoais leva muito pouco tempo. No entanto, recomendamos fortemente que você reserve um tempo, considerando cuidadosamente todas as solicitações e sendo criterioso sobre o que você compartilha e com quem. Lembre-se de que você é responsável por sua privacidade, portanto, fique tranquilo após negar qualquer solicitação que pareça suspeita ou irracional, sabendo que suas fotos, vídeos, documentos e outros dados estão seguros.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.