Você acha realmente que o Papai Noel guarda spams no seu saco?

Na véspera de Natal, nós contamos os resultados de nossa despretensiosa pesquisa no Facebook. Os usuários deviam informar qual malware mais associariam ao Papai Noel. Descobriu-se que os russos e

Na véspera de Natal, nós contamos os resultados de nossa despretensiosa pesquisa no Facebook. Os usuários deviam informar qual malware mais associariam ao Papai Noel. Descobriu-se que os russos e os franceses gostam muito do bom velhinho e o consideram completamente confiável, trazendo apenas alegria para as crianças e sendo incapaz de qualquer ato mal-intencionado. A maioria dos participantes espanhóis o vê como um cavalo de Troia, pois ele entra nas casas pelas chaminés – os usuários nos EUA e na Croácia também concordam com isso. Enquanto isso, os alemães, eslovacos e latino-americanos consideram que ele é mais parecido com um spam que surge todos os anos no mesmo período.

Por que ele é percebido de modos tão diferentes? Talvez isso esteja ligado aos diferentes modos como o Papai Noel é visto em vários países. Vamos tentar entender apenas como o principal personagem da temporada de festas é visto em várias partes do mundo.

Na América do Norte, ele é o Papai Noel gordinho e alegre voando pelo céu de dezembro em um trenó puxado por suas fiéis renas. Ele entra nas casas pela chaminé e deixa presentes nas meias penduradas na lareira. Ele não tem acompanhante (se você não considerar as renas e os elfos que o ajudam a embalar seus presentes).

Na gelada Rússia, a estrela das festividades de ano novo é o rei do frio Ded Moroz ou Vovô Gelo. Diferentemente de seus colegas europeus, ele sempre viaja a pé e entra nas casas pela porta. Ele carrega seus presentes em um grande saco vermelho. Ele é o único personagem da temporada de festas a viajar com uma ajudante feminina – sua neta Snegurochka ou Dama de Neve.

Papai Noel e Weihnachtsmann cuidam do Natal na Alemanha. O primeiro, na companhia de Ruprecht, aparece no dia de São Nicolau, 6 de dezembro. Ele dá presentes para as crianças que foram bem comportadas e castiga aquelas que não foram. Weihnachtsmann é muito semelhante ao Ded Moroz russo e, no Natal, ele chega à cidade em um jumento.

O principal fornecedor de presentes do natal francês é Père Noël (Pai Natal). Ele visita as crianças junto com seu ajudante Chalande, que castiga as que foram malvadas. Père Noël dá presentes às crianças, mas somente depois que elas acalmam Chalande cantando uma música.

Foi da França que a ideia de Père Noël se espalhou para o sul da Europa, incluindo Espanha e Portugal, e daí para muitos países da América Latina. O nome francês foi ligeiramente alterado no Brasil para Papai Noel e, no Peru e na Argentina, é Papa Noel. Na Colômbia, no Uruguai e no Equador, eles têm sua própria figura original – Papa Pasquale, que anda pelas ruas com apoios e solta fogos, mas não espere muitos presentes dele. No entanto, ele é um ótimo contador de histórias.

No Reino Unido, as crianças pedem presentes do Papai Natal, escrevendo uma lista de coisas que gostariam de receber e queimando-a na lareira depois. Elas acreditam que a fumaça da chaminé levará seus pedidos para o endereço certo. Outra tradição do natal britânico é o discurso da rainha, ouvido por todo o país.

Na Itália eles têm o Babbo Natale, que difere da maioria de seus colegas por não dar presentes. Ao contrário, as crianças deixam doces e leite para ele saborear depois que descer pela chaminé. As crianças italianas ganham presentes da velha dama Befana, e aquelas que se comportaram mal recebem apenas um pedaço pequeno de carvão. O modo como ela entra nas casas não é muito claro; dizem que é pela chaminé ou, assim como Weihnachtsmann, em um burro carregado.

No Japão não há nenhuma figura de época natalina com barba e roupa vermelha. O deus Hotei-osho faz esse papel. Com frequência, ele é descrito como um bode e supostamente tem olhos na parte de trás da cabeça.

Porém, independentemente do herói da temporada festiva, todos o amam e esperam ansiosamente sua visita. Mesmo que os presentes sejam simples, ele ainda transmite um senso de magia de Natal. Então, e quanto à pesquisa? Bem, talvez não devêssemos levá-la tão a sério. Afinal, o Ano-novo já está chegando!

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.