Eugene
Kaspersky

CEO
Eugene Kaspersky é um renomado especialista em cibersegurança, além de um empreendedor de sucesso.

  • Fundador e diretor executivo da Kaspersky
  • Especialista em segurança de TI com vasta experiência em proteção do usuário
  • Doutorado em ciências pela Plymouth University, no Reino Unido

Eugene começou sua carreira em cibersegurança por acaso, quando seu computador foi infectado pelo vírus 'Cascade', em 1989. A educação especializada de Eugene em criptografia o ajudou a analisar o vírus criptografado, compreender o seu comportamento e desenvolver uma ferramenta para sua remoção. Após a remoção bem-sucedida, a curiosidade e a paixão de Eugene por tecnologia da computação o levaram a começar a análise de mais programas maliciosos e o desenvolvimento de módulos de desinfecção para os mesmos. Essa coleção exótica de módulos de antivírus viriam a se tornar a base do banco de dados de antivírus da Kaspersky. Atualmente, o banco de dados é uma das mais completas e abrangentes coleções em cibersegurança, usado para detectar e impedir que sistemas sejam infectados por mais de 500 milhões de programas maliciosos.

Ao seguir sua paixão pelas tecnologias defensivas, em 1990, Eugene reuniu uma equipe de pesquisadores entusiastas para criar o programa antivírus AVP Toolkit Pro, que quatro anos mais tarde viria a ser reconhecido pela Universidade de Hamburgo como o software antivírus mais eficaz do mundo.

Com o desejo de combinar sua trajetória de sucesso de programação antivírus com sua visão empreendedora, Eugene e seus colegas decidiram criar uma empresa própria e independente. Em 1997, a Kaspersky foi fundada e Eugene liderou a pesquisa de antivírus da empresa.

Em 2007, ele foi nomeado CEO da Kaspersky.

Atualmente, a Kaspersky é um dos fornecedores de segurança de TI com maior crescimento mundial e opera em quase 200 países e territórios pelo mundo. A empresa emprega mais de 4.000 profissionais e especialistas em segurança de TI em 34 escritórios regionais distribuídos em mais de 30 países - e suas tecnologias de cibersegurança protegem mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo.

A equipe de especialistas reconhecidos mundialmente da Kaspersky estudou alguns dos ataques virtuais mais complexos e sofisticados, incluindo Stuxnet, Flame e Red October. A empresa também coopera extensivamente com a Interpol, a Europol e órgãos policiais nacionais para auxiliá-los ativamente no combate a crimes virtuais.

Eugene é doutorado honorário em ciências pela Plymouth University, no Reino Unido. Ele frequentemente ministra palestras sobre cibersegurança em universidades pelo mundo e discursa nas principais conferências e eventos do setor.

Eugene adora viajar e é fã de natureza selvagem e turismo de aventura. Também é um fotógrafo talentoso, o que contribui com as crônicas de suas explorações para seu blog - que traz de expedições polares e travessias glaciais a escalada de vulcões e trilhas em selvas.