Por uma vida digital mais sustentável

O dia da Terra completa 50 anos. Aproveitamos esta oportunidade para refletir sobre o quanto está se tornando mais digital.

O Dia da Terra completa 50 anos. Celebrada pela primeira vez em 1970, a iniciativa teve como objetivo convidar à conscientização. Para todos refletirem sobre  a quantidade de danos causados ​​à Terra devido a atividade humana. Meio século depois, desenvolvemos uma racionalidade significativa sobre os impactos físicos e químicos que causamos em nosso planeta, suas fontes e suas consequências.

Ao mesmo tempo, ainda temos muito trabalho a fazer. O consumo de energia da humanidade continua aumentando, com os eletrônicos sendo um dos fatores que afetam esse crescimento e, em particular, o processamento ineficiente de informações, que gera grande desperdício energético.

Os computadores e seus respectivos consumos de energia percorreram um longo caminho desde a década de 1970. Mas, ao mesmo tempo, também se tornaram muito mais numerosos. Aproximadamente 3,5 bilhões de computadores pessoais foram criados desde então, com mais ou menos 2 bilhões em operação a partir de 2014.

Adicione 6 bilhões de smartphones ao mix e pronto: o número de dispositivos informáticos usados ​​ativamente excede em muito a quantidade de pessoas vivendo em nosso planeta. E nem mencionamos a IoT, o que faria essa estimativa  crescer exponencialmente.

Esses dispositivos (para ser mais preciso, seus proprietários) estão gerando zettabytes de dados a cada ano. Isso inclui quase 100 milhões de fotos do Instagram por dia, meio milhão de tweets por minuto e 40 mil pesquisas no Google por segundo.

Quanta energia é necessária para armazenar e transferir todos esses dados? Na verdade, é muito difícil de calcular, mas podemos estimar – com uma visão conservadora – usando a energia consumida pelos datacenters, ou seja, a energia gasta no armazenamento de informações e na transferência para dispositivos de consumo. São mais de 200 terawatt-hora -o consumo anual de energia de um país de tamanho médio.

Essa estimativa nos dá uma ideia de escala. O consumo real de energia de todos os dispositivos digitais é muito maior, é claro. E você pode adicionar alguns exemplos de gastos energéticos ineficientes. Por exemplo, a rede de mineração de Bitcoin sozinha consumiu quase 67 terawatt-hora de eletricidade em seu ano de pico de 2018. Saber disso nos levou a uma investigação de quanta energia o mundo poderia economizar ao bloquear apenas ataques de mineração na web. Com isso, evitamos a emissão de aproximadamente 800 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera – até agora.

Oitocentas toneladas podem não parecer muito em escala global, mas é apenas a ponta do iceberg; ataques de mineração dificilmente são a única fonte de atividade computacional indesejada. De fato, em 2019, sua participação caiu para cerca de 1,37%, enquanto as URLs bloqueadas representaram 25,45% do total de 2,8 bilhões de objetos maliciosos que os produtos da Kaspersky bloquearam.

Por trás de cada URL maliciosa, há um site que precisa de hospedagem (e de energia para manter os servidores), além de poder computacional para exibir o site nos dispositivos dos usuários, que também consomem energia. Portanto, todas as instâncias de uma URL maliciosa bloqueada economizam um pouquinho de energia, e esses pouquinhos tornam-se um montante representativo.

Estamos apenas começando a investigar como os diferentes tipos de objetos mal-intencionados afetam o consumo de energia dos dispositivos e como isso aumenta em escala global, mas já podemos dar algumas ideias para diminuir sua própria contribuição a esta excessiva emissão de carbono:

  • Habilite o antivírus da web para filtrar as páginas maliciosas e de phishing.
  • Lembre-se de que o impacto energético de uma solução de segurança em execução é menor do que o de uma infecção perdida, como mostraram nossos estudos iniciais.
  • Tente reduzir a pegada de carbono otimizando a TI da sua empresa – se todos os negócios do mundo reduzissem seu consumo de energia de TI em 10%, elas liberariam energia suficiente para abastecer um país pequeno. Se você estiver pronto para isso, confira nosso post no blog sobre outras práticas ecológicas de TI e implemente-as, se puder.

O Dia da Terra tem a ver com sensibilização e desenvolvimento de uma visão mais sustentável. O objetivo desta publicação é conscientizá-lo da escala do consumo de energia de TI e de algumas maneiras menos óbvias de reduzi-lo. Quanto mais conscientes estivermos, mais podemos fazer para salvar nosso planeta.

Dicas