7 dicas para armazenar dados confidenciais

A perda ou o vazamento de informações confidenciais podem ser problemas sérios para as pequenas empresas. Veja como manter os dados confidenciais protegidos.

Não existem empresas que não tenham dados confidenciais. Mesmo uma pequena empresa de varejo possui documentos com detalhes pessoais dos funcionários que legalmente devem permanecer sigilosos, por exemplo. Documentos bancários são difíceis de recuperar. Contratos de fornecedores e contratados podem incluir segredos comerciais.

Para proteger dados importantes contra perda ou divulgação inadequada, siga estas sete dicas.

1. Ative a criptografia de disco completo em todos os dispositivos

Em dispositivos onde dados confidenciais são armazenados ou transmitidos (ou seja, a maioria deles), certifique-se de habilitar a criptografia de disco completo (FDE). A criptografia protege os dados caso o dispositivo caia em mãos erradas. No Windows, a ferramenta FDE é chamada de BitLocker. O equivalente do macOS é FileVault. O FDE é habilitado por padrão na maioria dos telefones iOS e Android; não o desative a menos que seja absolutamente necessário.

2. Restrinja os dados confidenciais ao escritório

Outra maneira pela qual dados importantes podem cair nas mãos erradas é por meio da perda (ou roubo) de mídia física: discos rígidos externos ou flash drives. O ideal seria que eles nunca saíssem do escritório. Na verdade, se você precisar gravar em uma mídia externa, deverá criptografar os dados com antecedência. Por exemplo, muitas soluções de segurança para pequenas empresas suportam armazenamento criptografado na forma de criptocontêineres.

3. Não transfira dados não criptografados pela Internet

Às vezes, você pode precisar enviar dados confidenciais online, por e-mail ou um serviço de compartilhamento de arquivos. Recomendamos evitá-lo sempre que possível, mas se for absolutamente necessário enviar informações, pelo menos criptografe-as primeiro, em caso de interceptação. A maneira mais fácil é criar um arquivo protegido por senha. Quase todos os utilitários de arquivamento têm essa opção. Depois de criptografar as informações, envie a senha ao destinatário por meio de um canal diferente — por exemplo, anexe as informações a um e-mail, mas envie a senha por meio de um aplicativo de mensagens que suporte criptografia de ponta a ponta.

4. Exclua os dados confidenciais de que você não precisa mais

Mesmo as informações que caíram em desuso ainda podem causar problemas, então livre-se delas. Para informações menos sigilosas, no mínimo, exclua-as e depois esvazie sua Lixeira para que os dados não possam ser restaurados com um simples clique. Para qualquer coisa minimamente sensível, use um utilitário destruidor de arquivos para evitar a recuperação.

5. Criptografe os backups

Os backups são cruciais, mas também podem ser uma fonte de vazamentos. É por isso que, antes de criar backups de dados confidenciais, você deve colocá-los em um criptocontêiner.

6. Armazene mais de uma cópia

Armazene seus dados em vários lugares isolados uns dos outros. Por exemplo, você pode manter uma cópia de um arquivo em seu computador e outra em uma unidade externa ou em um armazenamento confiável na nuvem. Novamente, não se esqueça de criptografar os arquivos com antecedência (ou siga todos os outros conselhos aqui).

7. Arquivo seguro e senhas de criptocontêiner

Perder a senha de um arquivo que contém dados comerciais importantes significa perder esses dados. Armazene senhas em um aplicativo específico, como nosso aplicativo para criar e armazenar senhas complexas com segurança. Além de seu utilitário de gerenciamento de senha, nossa solução de segurança para SMB também oferece ferramentas para criar criptocontêineres e automatizar processos de backup de dados. Naturalmente, ele também protege computadores e smartphones contra malware, cujas tarefas podem incluir arrancar segredos da empresa.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.