Discord: uma nova esperança

Golpistas continuam a ter como alvo os criptoinvestidores, desta vez atraindo suas vítimas com ICOs falsos para moedas do momento.

Após o Helicopter Money e os golpes de falsas transações de criptomoedas, a saga do golpe pela Discord continua, desta vez com os cibercriminosos atraindo os investidores com falsos ICOs.

O que são as ICOs e como funcionam

ICO (sigla em inglês) é a abreviação de Oferta inicial de moeda . Antes de torná-las disponíveis para negociação gratuita em criptomoedas, os criadores de novas criptomoedas liberam alguns tokens – normalmente para arrecadar fundos iniciais para o projeto. Do ponto de vista do comprador, os especuladores esperam lucrar – que a taxa de mercado aumentará. Isso torna as ICOs semelhantes a IPOs (ofertas públicas iniciais) no mercado de ações.

O conceito de ICO está ganhando visibilidade. De acordo com analistas da PwC, os ICOs aumentaram de apenas 49 ICOs em 2016 para mais de 1.000 em 2018. O aumento financeiro também é impressionante: de U$ 252 milhões para U$ 19,7 bilhões.

Tipos de ICO

Várias opções de rodadas iniciais estão disponíveis.

Em termos gerais, existem tipos limitados e não limitados. No primeiro caso, o emissor indica claramente a quantia a ser coletada e o número de tokens disponíveis para negociação – como resultado, pode não haver moedas suficientes para cobrir a demanda.

As rodadas sem limite continuam, como o nome sugere, sem parar em toda a ICO. Os organizadores nunca param de arrecadar dinheiro, na esperança de atrair tantos investidores e tanto dinheiro quanto possível. Mas uma oferta ilimitada pode diminuir o interesse dos investidores, é claro, então os organizadores precisam exagerar na propaganda.

Existem também várias opções de distribuição. Por exemplo, em alguns ICOs, as solicitações antecipadas são processadas com base em FCFS (os primeiros a chegar levam); em outros, quem oferece o preço mais alto ganha os ativos em leilão.

Em seguida, temos a fila aleatória, um formato alternativo que vem ganhando força ultimamente, em que os interessados se registram no site do projeto com bastante antecedência, mas sabem seu número somente depois que estão na fila e a negociação começa. Em outras palavras, criptoinvestidores em potencial não podem saber até o último momento se eles obterão os ativos cobiçados.

O risco de ser vítima do FOMO (termo em inglês para Fear of Missing Out ou medo de perder, como tradução livre, um termo que os investidores usam para designar ansiedade devido à perda de lucro ou oportunidade) – ou seja, ficar nervoso e baixar a guarda.

Uma ICO que nunca aconteceu

O FOMO está no centro de muitos golpes. Ultimamente, por exemplo, temos visto mensagens em massa para membros de comunidades de criptomoedas no Discord, com um texto rico em emojis anunciando uma nova rodada de um ICO sem limite supostamente mantido por uma startup de blockchain de ponta (real) – Mina em nosso exemplo, mas existem outros também. Assim como qualquer outro esquema de fraude, este tenta apressar as vítimas em potencial a seguir um link para o site “oficial”.

Aliás, a Mina real teve uma rodada não faz muito tempo, no formato de fila aleatória, e muitos que se cadastraram não receberam moedas. O novo esquema explora essa história.

Golpistas alertando sobre golpistas em uma das mensagens no Discord

Golpistas alertando sobre golpistas em uma das mensagens no Discord

A mensagem contém links para o que parece ser a página real da Mina. Esse projeto é dedicado à criação de um blockchain minimalista, então o site também é minimalista ao extremo – o que poupou o investimento dos cibercriminosos em fazer algo sofisticado. Os visitantes devem preencher um cadastro simples: nome, endereço de e-mail e, por algum motivo, um link para sua página na rede social.

Os golpistas afirmam ter simplificado o processo ICO: “Faça um pagamento em criptomoeda para a carteira especificada e obtenha seus tokens.” Na verdade, o próximo prompt, logo após o registro, solicita a seleção da criptomoeda e o valor do pagamento.

Uma vez que a moeda e a quantia são especificadas, falta apenas o pagamento – o site oferece para copiar o endereço da carteira de criptomoeda dos golpistas ou escanear seu código QR.

Depois de embolsar o dinheiro, os criminosos pedem desculpas pelo atraso, citando as confirmações necessárias na rede de blockchain, que, infelizmente, está sob carga pesada no momento. Eles pedem aos investidores que sejam pacientes e esperem três horas antes de entrar em contato com o suporte, caso as moedas não cheguem.

Não deve ser surpresa que os investidores nunca receberão suas moedas – seu dinheiro se foi para sempre. Aparentemente, algumas pessoas já foram vítimas do esquema. Por exemplo, até o momento desta publicação, a carteira especificada na página falsa da Mina havia recebido 0,2 BTC em pagamentos (mais de U$ 7 mil – novamente, na época de publicação deste artigo).

Como evitar golpes por ICO

Para evitar o esquema descrito, siga estas regras simples – recomendadas para praticamente qualquer situação.

Reflita. Avalie a mensagem que chega com seriedade. No exemplo falso da Mina, pergunte-se por que uma oferta tão generosa (esquisita, mas generosa) não teria repercussão em comunidades especializadas? O remetente pode estar tentando explorar seu FOMO? Por que a necessidade de usar nenhum link além do que está no e-mail ? Por que o e-mail pede que você divulgue a informação entre seus contatos? Não há prova de fraude aqui, mas muito o que pensar.

Verifique. Visite o site oficial do emissor digitando seu endereço na barra de endereços do navegador. Leia qualquer cobertura do projeto ICO sobre recursos especializados. Verifique os verdadeiros servidores de criptoprojetos no Discord, que ficam por dentro de golpes e postam avisos. Independentemente de como você escolher pesquisar e verificar, nunca baixe a guarda: os golpistas construíram sites inteiros de notícias falsas para dar credibilidade às cibergolpes.

Proteja-se O fator humano não é infalível; precisamos de defesas automáticas para aumentar a segurança. Uma solução de proteção confiável, como o Kaspersky Internet Security, irá avisá-lo se alguém tentar redirecioná-lo para um site malicioso, de phishing ou de golpes.

Dicas