Aprenda a usar as regras YARA – como prever cisnes negros

Kaspersky apresenta uma série de treinamento online para especialistas em cibersegurança, começando com um extenso curso sobre YARA.

Já se passou muito, muito tempo desde que a humanidade teve um ano parecido com este. Acho que nunca conheci um ano com uma concentração tão alta de cisnes negros de vários tipos e formas. E não me refiro ao tipo com penas. Estou falando sobre eventos inesperados com consequências de longo alcance, de acordo com a teoria de Nassim Nicholas Taleb, publicada em 2007.

Exemplo: este vírus horrível que mantém o mundo em lockdown desde março. Acontece que há toda uma família extensa de coronaviridae  – várias dezenas delas – e novas são encontrados regularmente. Gatos, cachorros, pássaros e morcegos, todos as pegam. Os humanos não são exceção. Algumas causam resfriados comuns. Outras se manifestam… de forma diferente. Portanto, certamente precisamos desenvolver vacinas para elas, assim como temos para outros vírus mortais, como varíola, poliomielite e outros. Claro, mas ter uma vacina nem sempre ajuda muito. Olhe para a gripe – ainda não há nenhuma que inocule as pessoas depois de quantos séculos? E, de qualquer maneira, mesmo para começar a desenvolver uma vacina, você precisa saber o que está procurando, e isso parece mais arte do que ciência.

Então, por que estou dizendo isso? Qual é a conexão com… bem, inevitavelmente será uma cibercuriosidade ou uma viagem exótica, certo?! Hoje começamos com a primeira.

Atualmente, uma das ciberameaças mais perigosas que existem são as de 0-day – vulnerabilidades raras e desconhecidas (para o pessoal da cibersegurança e outros) em softwares que podem causar danos em larga escala, mas que tendem a permanecer desconhecidas até o momento em que são explorados (ou às vezes até depois).

No entanto, os especialistas em cibersegurança têm maneiras de lidar com a ambiguidade e prever os cisnes negros. Neste post, quero falar sobre uma delas: YARA.

Resumidamente, o YARA auxilia na pesquisa e na detecção de malware, identificando arquivos que atendem a certas condições e fornecendo uma abordagem baseada em regras para a criação de descrições de famílias de malware com base em padrões textuais ou binários. (Eita, isso parece complicado. Continue lendo para esclarecimentos.) Portanto, ele é usado para pesquisar malware semelhantes, identificando padrões. O objetivo é poder dizer que certos programas maliciosos parecem ter sido feitos pelas mesmas pessoas, com objetivos semelhantes.

OK, vamos voltar para outra metáfora – outra baseada na água, como o cisne negro: o mar.

Digamos que sua rede seja o oceano, que está repleto de milhares de tipos de peixes e você é um pescador industrial que joga enormes redes no oceano para capturar peixes, mas apenas certas espécies de peixes (malwares criados por grupos específicos de cibercriminosos) são do seu interesse. Agora, a rede de deriva é especial. Ela possui compartimentos e em cada um dos compartimentos só pegam peixes de uma determinada espécie (características de malware).

Então, no final da pescaria, o que você tem é um monte de peixes, todos compartimentados, alguns dos quais são relativamente novos e nunca antes vistos (novas amostras de malware) sobre os quais você não sabe praticamente nada. Mas se eles estiverem em um determinado compartimento, por exemplo “parece com a espécie [grupo de cibercriminosos] X” ou “Parece com a espécie [grupo de cibercriminosos] Y.”

Este artigo ilustra a metáfora do peixe/pesca. Em 2015, nosso guru YARA e chefe do GReAT, Costin Raiu, incorporou o papel de Sherlock para encontrar um exploit no software Silverlight da Microsoft. Você deveria ler esse artigo, mas, resumindo, o que Raiu fez foi examinar cuidadosamente certas correspondências de e-mail vazadas por hackers para montar uma regra YARA praticamente do zero, e isso o ajudou a encontrar a falha, e assim, proteger o mundo do megaproblema. (A correspondência era de uma em-presa italiana chamada Hacking Team – hackers hackers hackers!)

Então, sobre essas regras YARA

Há anos ensinamos a arte de criar regras YARA. As ciberameaças que a YARA ajuda a desvendar são bastante complexas, por isso sempre realizamos os cursos presencialmente – offline – e apenas para um grupo restrito dos principais pesquisadores de cibersegurança. É claro que, desde março, o treinamento offline tem sido complicado por causa do lockdown. No entanto, a necessidade de educação quase não desapareceu e, de fato, não vimos nenhuma queda no interesse em nossos cursos.

Isso é natural: os cibervilões continuam a pensar em ataques cada vez mais sofisticados – ainda mais nesse lockdown. Consequentemente, manter nosso know-how especializado sobre YARA para nós mesmos durante a quarentena seria simplesmente errado. Portanto, (1) transferimos nosso formato de treinamento do offline para o online e (2) o tornamos acessível a todos. Não é gratuito, mas para tal curso em tal nível (o mais alto), o preço é muito competitivo e com o mesmo padrão de qualidade que é encontrado no mercado.

Aqui:

Intercepte APTs com YARA como um ninja GReAT

Intercepte APTs com YARA como um ninja GReAT

E o que mais?

Ah, sim

Agora, devido aos problemas contínuos relacionados a vírus em todo o mundo, continuamos nossa assistência àqueles da linha de frente. Começamos a ajudar no início da pandemiadando licenças gratuitas para organizações de saúde.

Estamos contribuindo para ajudar uma variedade de organizações sem fins lucrativos e não governamentais que lutam por direitos em várias causas ou se concentram em tornar o ciberespaço um lugar melhor (a lista completa está aqui). Para eles, nosso treinamento YARA será gratuito. 

Por quê? Porque as ONGs trabalham com informações muito sensíveis que podem ser hackeadas em ataques direcionados, e nem todas as ONGs podem se dar ao luxo de um departamento de especialistas em TI. 

Treinamento de cibersegurança online: mãos na massa com as regras YARA

Treinamento de cibersegurança online: mãos na massa com as regras YARA

Um rápido resumo do que está incluído no curso:

  • Treinamento 100% online, individualizado. Você pode fazer o curso intensamente em algumas noites ou distribuí-lo por um mês.
  • Uma combinação de tarefas teóricas e práticas. Há um laboratório virtual para treinamento para a redação de regras e pesquisa de amostras de malware em nossa coleção.
  • Exercícios práticos baseados em exemplos de ataques reais de ciberespionagem.
  • Um módulo sobre a arte de procurar por algo sobre a qual você não tem conhecimento preciso, quando a intuição diz que o cibervilão está se escondendo em algum lugar, mas você não sabe onde ou quem.
  • Certificado de conclusão confirmando seu novo status como um ninja YARA. Como os graduados anteriores nos disseram, este tipo de capacitação realmente ajuda em suas carreiras.
Exercício de treinamento online de cibersegurança: BlueTraveller

Exercício de treinamento online de cibersegurança: BlueTraveller

Então, é isso pessoal: outro elemento extremamente útil para combater ciberameaças altamente sofisticadas. Enquanto isso, tudo segue igual aqui na K, onde continuamos nosso trabalho de ciber-detetive para que possamos compartilhar ainda mais nossos conhecimentos e experiências práticas na luta pelo bem.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.