Segurança da informação em Duna

Vamos dar uma olhada nas práticas de segurança da informação no planeta Arrakis.

À primeira vista, o universo de Duna parece deficiente em TI. A humanidade pode estar construindo naves espaciais, mas depende da mente humana para calcular as rotas de vôo. Humanos enviam tropas para planetas alienígenas, mas trocam mensagens por meio de mensageiros. Eles colonizam outros mundos, mas vivem em uma sociedade feudal.

E tem o que falar de segurança da informação então? Bastante, na verdade. Ela desempenha um papel vital no universo de Frank Herbert.

Por que o estado da tecnologia é tão ruim no primeiro livro

Quase todas as esquisitices tecnológicas no universo de Duna se resumem à sua proibição geral: em algum momento de sua história, a humanidade encontrou uma ciberameaça global e tomou medidas radicais, abandonando as tecnologias de informação tão familiares para nós e banindo a inteligência artificial e os computadores.

A primeira parte da série Duna aborda brevemente as razões por trás da proibição, e as sequências contêm versões conflitantes da história, mas o ponto principal é que os humanos se rebelaram contra e destruíram as máquinas. Com a proibição, a posse de uma “máquina pensante” tornou-se crime capital. A escritura principal (a Bíblia Católica Laranja) afirma categoricamente: Não farás uma máquina à semelhança de uma mente humana.

Precisando substituir as tecnologias de informação usuais, os humanos desenvolveram suas mentes de maneiras incríveis. Todos os tipos de ensinamentos, escolas, seitas e ordens surgiram, assim como a capacidade dos humanos de realizar cálculos mentais complexos, guiar espaçonaves por dobras espaciais, analisar o mundo e até mesmo influenciar as mentes dos outros.

Além do mais, para administrar uma civilização espalhada por diferentes sistemas estelares, os líderes da humanidade reintroduziram o governo monárquico, o feudalismo e o sistema de castas. Apesar do desaparecimento dos computadores, no entanto, a informação – e a segurança da informação – manteve seu papel central na vida das pessoas

Mentat como oficial de segurança

Um Mentat é um humano treinado para funcionar como um computador, capaz de processar grandes quantidades de informações na mente. Por exemplo, além de desenvolver estratégia militar, Thufir Hawat, da Casa Atreides de Duna, é responsável por:

  • Encontrar backdoors e vulnerabilidades no sistema de segurança do castelo;
  • Verificações de antecedentes dos funcionários;
  • Avaliação de risco.

Em outras palavras, ele desempenha a função de diretor de segurança da informação (CISO, em inglês). Ao mesmo tempo, sendo essencialmente um computador orgânico, Hawat também funciona como um mecanismo de segurança vivo, analisando todos os sinais de ameaça e emitindo veredictos (sendo paranóico, ele também lança o falso positivo ocasional). Curiosamente, a julgar pela Primeira Lei de Mentat, citada por Paul Atreides, ele trabalha com algoritmos de análise comportamental: “Um processo não pode ser compreendido ao pará-lo. A compreensão deve acompanhar o fluxo do processo, deve se juntar a ele e fluir com ele. ”

Ferramentas de troca de informações

Na ausência de computadores, a comunicação por rádio e os despachos antiquados se tornaram o principal meio de troca de informações. Nenhum dos métodos é particularmente seguro; o livro descreve várias técnicas que os personagens usam para proteger seus canais de comunicação. Além disso, menciona uma série de métodos seguros de dados para reuniões presenciais na presença de adversários em potencial.

Radiocomunicação

Hoje, a criptografia pode tornar as trocas de rádio relativamente seguras (se alguém bisbilhotar, não entenderão uma palavra), mas no mundo de Duna, sem “máquinas pensantes”, as informações precisam ser criptografadas manualmente. Em particular, os Atreides têm uma “linguagem de batalha” – um sistema de mensagens verbais conhecido pelos soldados do Duque.

Não é totalmente confiável. Afinal, quanto mais amplamente uma linguagem secreta é usada, mais provável é que um inimigo a decifre – especialmente devido ao uso generalizado de criptoanálise antiquada pelos algozes da Casa Harkonnen.

Mídia física

A troca de despachos é um método cujas fraquezas são conhecidas desde os tempos antigos – um mensageiro pode ser desviado ou capturado, ou simplesmente não chegar – mas mesmo suas vulnerabilidades podem se tornar uma vantagem. Os Harkonnens, por exemplo, periodicamente fazem com que seus mensageiros sejam pegos e forneçam informações erradas aos inimigos.

O livro faz pelo menos uma menção a um sistema de autodestruição de despacho que usa uma cápsula para corroer o material do portador de uma mensagem. A Organização Bene Gesserit também tem uma linguagem secreta de pontos que nem parece informação para os não iniciados.

Segurança da informação para reuniões presenciais

Duna descreve dois meios de garantir encontros pessoais. Primeiro, os Atreides usam um sistema de sinais secretos para trocar grandes quantidades de informações bem embaixo do nariz do inimigo. Em segundo lugar, um “cone de silêncio” é instalado no palácio do Barão Harkonnen. Isso distorce as vozes humanas, permitindo que as pessoas falem sem medo de ouvidos externos. Como essa tecnologia funciona, o autor não divulga.

O Fator humano

Como as “tecnologias da informação” em Duna migraram para as cabeças dos Mentats, dos Navegadores, das irmãs Bene Gesserit e de outros seres estranhos, o fator humano é ainda mais crítico do que no mundo real, hoje. Afinal, Duna abandonou os algoritmos que poderiam detectar erros humanos ou intenções maliciosas de insiders. Aqui, as previsões de Herbert são nada senão pessimistas: indivíduos e facções inteiras tramam, traem e se vendem; eles se infiltram em grupos de espiões e extraem informações por meio de tortura. Além disso, as irmãs Bene Gesserit possuem o poder da Voz, um método de manipulação verbal que pode forçar as pessoas a agirem contra sua vontade.

O Condicionamento Imperial, um desenvolvimento do tipo juramento hipocrático da Escola Médica Suk, ofereceu alguma esperança ao impedir, pelo menos em teoria, que os médicos Suk machucassem seus pacientes. Mas os Harkonnen encontraram uma maneira de quebrar esse condicionamento por meio da pressão psicológica causada pelo fato de um ente querido ser feito refém.

Estamos ansiosos para ver como Denis Villeneuve transmite tudo isso na tela. É bem possível que sua versão do mundo de Frank Herbert não seja tão ruim no que diz respeito à segurança da informação. O esforço de David Lynch em 1984 foi muito solto com a fonte original, e os criadores do novo filme podem ter seguido o exemplo.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.