Como manter os pequenos seguros

É difícil não se preocupar quando você não sabe onde está seu filho. Nós explicamos como acompanhar a localização dos pequenos e evitar preocupação.

Com algumas crianças, apenas alguns segundos de distração são suficientes enquanto toda a família está no shopping para perdê-los de vista. Se seu filho desaparecer, no melhor cenário, ele voltará em um piscar de olhos. Mas ter esse sentimento, não faz você se preocupar menos.

Então, quando eles tiverem idade suficiente para voltarem sozinhos para casa da escola e sem muita preocupação com o tempo, você não precisa entrar pânico, caso eles atrasem uns 15 minutos. Perder a noção da hora com os amigos não deve ser motivo para cabelos brancos.

Simplesmente não se preocupar, não é uma opção viável para quando não se sabe onde está seu filho. Hoje em dia, no entanto, existe uma solução (ou várias) para esse problema antigo: dispositivos de rastreamento de localização. Aqui, examinamos mais de perto algumas soluções de rastreamento para ajudá-lo a escolher uma que seja mais compatível com suas necessidades.

Quais rastreadores infantis estão disponíveis

Existem diversos rastreadores, e é impossível dizer que um tipo é melhor que outro. A escolha depende de vários fatores, incluindo a idade do seu filho, quão independentes eles são, se possuem um smartphone e muito mais. Afinal, uma coisa é garantir que a criança não saia do parque, outra inteiramente diferente é acompanhar de perto um adolescente apaixonado pela liberdade.

Localizadores beacons

Se o seu filho ainda não está autorizado a sair sozinho ou pode se ficar apenas por perto de casa, um localizador beacon com um alcance de alguns de metros pode ser suficiente. Dessa forma, quando ele sair do alcance visual, basta pressionar o botão no controle remoto do dispositivo e o localizador emitirá um som. Alguns modelos permitem que você defina um alarme se o seu filho se afastar mais do que uma distância determinada do controle remoto.

Ao contrário dos rastreadores GPS, que determinam a localização a vários metros, estes tipo de  localizadores podem ajudá-lo a encontrar seu filho rapidamente em uma área pequena e até cheia (embora não muito barulhenta). Por outro lado, se o seu filho se afastar muito do controle remoto, a conexão será perdida.

Prós do Localizador beacon:

  • Fácil de usar;
  • Compacto;
  • Funciona bem em uma área pequena;
  • A opção mais barata.

Contras do Localizador beacon:

  • Pequena cobertura;
  • Sem botão de emergência;
  • Pouco eficiente em ambientes barulhentos.

Rastreadores GPS: chaveiros, pingentes, presilhas

Se seu filho já sai de casa sem você, então o que você procura é um rastreador GPS. As opções mais leves e compactas são chaveiros, pingentes e presilhas. Elas podem ser usadas ​​como jóias ou presas à mochila ou às roupas da criança. Esses dispositivos podem ser ocultados facilmente, e alguns modelos podem ser fixados no local para dificultar a remoção.

A funcionalidade dos rastreadores em miniatura varia de dispositivo para dispositivo. As mais simples permitem que você rastreie a localização do seu filho e defina zonas seguras (como escola ou casa), das quais eles não podem sair em determinados horários. Se o fizerem, você será notificado imediatamente.

Muitos rastreadores possuem um botão SOS grande e óbvio (geralmente o único botão no dispositivo). Até uma criança pequena pode pressioná-lo se estiver em perigo, e você receberá imediatamente uma notificação com detalhes do local. Alguns modelos com microfone embutido também enviam uma gravação de som do dispositivo para que você possa avaliar a situação. Você também pode usar um aplicativo de controle de pais para solicitar o áudio captado pelo microfone.

Outros dispositivos oferecem recursos exclusivos. Por exemplo, além da localização, um rastreador é capaz de determinar com qual parente a criança está em um determinado momento. Outro app do dispositivo fornece, além do mapa usual, uma visão de realidade aumentada quando você segura o telefone, mostrando qual direção você precisa seguir para encontrar seu filho ou filha.

A principal desvantagem dos chaveiros e presilhas é que eles ficam fixados a uma mochila ou jaqueta; portanto, se seu filho se tirar o agasalho ou se afastar das coisas dele, você verá apenas a localização do rastreador. As crianças mais velhas podem tentar removê-lo intencionalmente para evitar serem monitoradas, e é difícil convencê-las de que os motivos são segurança.

Além disso, os rastreadores GPS são dispositivos relativamente caros e demandam internet móvel, portanto, há também uma taxa de assinatura mensal a ser paga.

Prós do rastreador GPS:

  • Fácil de usar;
  • Compacto;
  • Botão de Emergência;
  • Conectado com segurança.

Contras do rastreador GPS:

  • Pode ser removido junto com a roupa ou mochila.

Smartwatches

Ao contrário dos rastreadores de chaveiro, os relógios inteligentes são usados ​​no pulso de uma criança e, portanto, é improvável que sejam retirados tão rapidamente quanto uma mochila ou jaqueta. E eles geralmente têm mais recursos, incluindo chamadas (com ou sem vídeo), mensagens de texto, contagem de passos, jogos educacionais e coisas do tipo. Isso torna o gadget mais interessante para as crianças, o que é uma enorme vantagem.

Os rastreadores de smartwatches também têm um botão SOS, conforme descrito acima, e alguns modelos têm um sensor embutido para detectar se a criança (ou outra pessoa) tenta remover o smartwatch. Outra vantagem significativa de um relógio (em comparação com os telefones) é que seu filho não perderá uma chamada sua, mesmo em ambientes barulhentos.

O smartwatch é um dos gadgets mais comuns que você pode usar para ajudar a rastrear seu filho

O smartwatch é um dos gadgets mais comuns que você pode usar para ajudar a rastrear seu filho

Muitas empresas produzem smartwatches infantis, e as grandes marcas ainda não dominam o segmento. Por isso, a qualidade do dispositivo e do aplicativo varia muito. Antes de comprar um gadget, leia análises e comentários de quem já comprou.

Alguns modelos sofrem com a baixa precisão de posicionamento, perda de sinal de celular e outros problemas. Além disso, milhões de relógios inteligentes para crianças, feitos por várias marcas, nem sequer estão protegidos contra os cibercriminosos. Qualquer pessoa pode descobrir a localização, histórico de movimentos e outras informações pessoais da criança, ou até sequestrar a conta dos pais e se passar por eles.

Lembre-se também de que, para ser adequado ao uso de uma criança, um dispositivo precisa ser resistente o suficiente para suportar mais do que apenas lavar as mãos; precisa sobreviver às brincadeiras difíceis e à vida ativa de uma criança. Se um modelo não for suficientemente resistente a choques ou à prova d’água, ele será quebrado em pouco tempo – e, novamente, a maioria desses aparelhos não é barata.

Prós dos Smartwatches:

  • Sempre estará com seu filho;
  • Botão de Emergência.

Contras dos Smartwatches:

  • Bugs em alguns modelos;
  • Relativamente caros.

Aplicativos de Smartphone

Quando seu filho estiver mais velho e já possuir um smartphone, a opção de rastreamento mais acessível e conveniente é um aplicativo. O uso de um aplicativo evita que o adolescente precise carregar – e você comprar – um gadget extra. A maioria das lojas de aplicativos oferece rastreadores simples, sem recursos adicionais. No entanto, para uma solução mais abrangente, você pode optar por um aplicativo de controle parental completo, que mata três coelhos com uma cajadada: descobre onde está seu filho, monitora sua segurança on-line e limita o uso do dispositivo.

A Google Play e a App Store da Apple oferecem aplicativos de controle parental que são totalmente gratuitos ou exigem uma licença ou assinatura barata. Obviamente, as primeiras opções são as melhores para o orçamento da família, mas suas funcionalidade também são limitadas. E se os desenvolvedores de um aplicativo gratuito ganharem muito com publicidade, lembre-se de que os módulos de anúncios podem ser muito despreocupados com seus dados.

Acreditamos que a cibersegurança precisa estar à frente na escolha de dispositivos e aplicativos para crianças. É por isso que recomendamos que você faça uma pesquisa online antes de comprar ou baixar um produto. Se o fornecedor tiver problemas contínuos com bugs e vulnerabilidades, procure outra alternativa. Ou melhor ainda: opte imediatamente por uma solução confiável de um fornecedor respeitável e reconhecido por sua consciência de segurança.

Prós dos aplicativos de rastreamento:

  • Baratos
  • Compatibilidade com diversos smartphones;
  • Muitos recursos úteis além do rastreamento de localização

Contras dos aplicativos de rastreamento:

  • Exigem um smartphone

Monitorar a segurança do seu filho é fácil

Como você pode ver, não é muito difícil evitar preocupações desnecessárias quando seu filho está longe dos seus olhos. Com os vários dispositivos e aplicativos de rastreamento de localização disponíveis, o principal é fazer uma boa escolha, dependendo das circunstâncias, e explicar ao seu filho que usar um rastreador possibilitará a você dar a eles a liberdade que desejam.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.