Windows: no olho de uma tempestade cibernética

Em um período de três meses neste ano, os produtos do Kaspersky Lab detectaram e impediram quase 1,5 bilhão de tentativas de infecção de computadores dos usuários. Elas incluíam ataques

Em um período de três meses neste ano, os produtos do Kaspersky Lab detectaram e impediram quase 1,5 bilhão de tentativas de infecção de computadores dos usuários. Elas incluíam ataques em dispositivos móveis e malwares direcionados a Mac OS X, mas a maioria dos incidentes relatados afetava o Windows – a plataforma mais popular para usuários domésticos.

O enorme número de computadores com Windows é o motivo principal de os invasores voltarem o foco para esse sistema operacional. Poucos criminosos cibernéticos ainda estão nessa vida em busca de emoção – eles estão muito mais interessados em ganhar dinheiro. No que diz respeito a eles, quanto mais potenciais as vítimas, maiores os lucros. Como resultado, o Kaspersky Lab detecta uma média de 125.000 novas amostras de malware todos os dias, e a maioria se destina a computadores com Windows. Esse número alto se deve à relativa facilidade com a qual novos malwares podem ser desenvolvidos com base nas amostras existentes. Há ainda programas especiais para criminosos cibernéticos preguiçosos ou inexperientes que montam vírus ou cavalos de Troia a partir de fragmentos existentes de código. Mas há também mais programas maliciosos sofisticados que custam dezenas de milhares de dólares para desenvolver.

As metas dos criminosos cibernéticos estão mudando junto com os alvos dos malwares que criam: em vez de vírus que interrompem a operação de um sistema, os fraudadores estão avidamente usando cavalos de Troia destinados a roubar dados confidenciais sem anunciar sua presença no sistema. Informações financeiras (credenciais do usuário para acessar contas bancárias on-line, números de cartão de crédito etc.) são uma prioridade, mas eles também não irão perder nenhuma oportunidade de obter quaisquer outras informações. Por exemplo, uma conta em um site de rede social popular pode ser vendida a spammers especializados em disseminar mensagens contendo anúncios ou links para sites infectados. Em geral, os criminosos cibernéticos podem vender quase tudo, até mesmo poder de computação, por exemplo, um objeto malicioso especial que torna um computador parte de um botnet usado para ataques de DDoS ou distribuição de spam.

Há outros esquemas de obtenção de dinheiro interessantes além do roubo de dados. Por exemplo, a extorsão é uma opção conhecida. Um cavalo de Troia do tipo ransomware bloqueia todas as atividades do usuário no computador e exibe uma notificação, geralmente uma imagem obscena. A imagem pede que o usuário envie uma mensagem de texto cara a um número especificado para receber um código que desbloqueará o computador. É claro que nenhuma mensagem deve ser enviada. Serviços como o Kaspersky Deblocker devem ser usados em vez disso.

A Internet se tornou uma fonte constante desses tipos de ameaças. No segundo trimestre de 2012, os produtos do Kaspersky Lab repeliram mais de 400 milhões de ataques iniciados a partir de recursos da Web de todo o mundo. Esses números sugerem que salvamos milhares de gigabytes de dados de ataque – isso para não esquecer de mencionar a angústia sofrida ao tentar combater um sistema infectado.

A situação geral relacionada às ameaças ao Windows mostra a necessidade urgente de proteção abrangente oferecida por soluções como Kaspersky Internet Security 2013. O produto interage ativamente com o serviço de rede Kaspersky Security Network. O antivírus para Web reduz bastante o risco de infecção do computador após acessar um site comprometido. As tecnologias antispam protegem contra correspondência não solicitada, incluindo emails de phishing destinados a roubar informações. A lista poderia continuar infinitamente, mas a conclusão geral é que o número de ameaças para o Windows aumentará, e você deve estar preparado para o que surgir.

 

Dicas