Especialização interna versus segurança gerenciada

Qual trajetória evolutiva da equipe de segurança cibernética melhor se adapta à estratégia da sua empresa?

Quando uma empresa cresce, seus desafios de segurança também aumentam. Antigamente, uma equipe pequena de TI e segurança cibernética podia dar conta de tudo, mas com o aumento no número tanto de funcionários quanto de terminais, o uso mais amplo de serviços de nuvem pública e a introdução de novos processos de negócios, essa mesma equipe pequena pode não ser suficiente, especialmente quando os cibercriminosos estão constantemente refinando seus métodos e táticas, desenvolvendo novas técnicas de engenharia social e adaptando a inteligência artificial para ataques. Mais cedo ou mais tarde, todas as pequenas ou médias empresas em crescimento se deparam com a urgência de fortalecer a resiliência contra ameaças cibernéticas modernas, ao mesmo tempo em que mantêm o investimento moderado.

Escolher a estratégia ideal se resume a uma de duas opções. A primeira é desenvolver uma forte especialização interna, expandir a equipe de segurança cibernética e equipá-la com uma solução de classe XDR. A segunda é contar com especialistas externos por meio de uma solução gerenciada, mas eles provavelmente também precisariam da solução XDR. Ambas as abordagens são viáveis. A diferença está na sua estratégia e prioridades. Nesta postagem do blog, consideramos as duas opções e exploramos qual solução pode ser mais adequada para sua empresa.

Desafios típicos de segurança cibernética de uma empresa em crescimento

Vamos imaginar uma pequena ou média empresa em rápido crescimento. Em algum momento, o pessoal de TI responsável pela segurança da informação, e que utiliza uma solução de classe EDR, aborda a administração com as seguintes informações:

  • Estamos nos afogando em centenas de alertas e não temos tempo suficiente para processar todos
  • Os novos funcionários não são nada familiarizados com a segurança da informação e cometem erro após erro, o que aumenta ainda mais o número de alertas
  • Não conseguimos responder rapidamente a incidentes; não há contexto sobre ameaças cibernéticas modernas
  • Não temos tempo para investigar a fundo os incidentes em cada host; precisamos de ferramentas mais robustas que possam bloquear contas suspeitas e nos dar algum tempo

Está claro que todos esses problemas têm duas causas: ferramentas imperfeitas e recursos insuficientes para a equipe de segurança. De uma perspectiva da administração, a solução lógica seria atualizar a solução de segurança para XDR (você pode ler por que isso faz sentido em outra postagem do nosso blog). No entanto, a questão permanece: devemos desenvolver a especialização da equipe interna ou confiar a proteção a especialistas externos?

Desenvolver a especialização interna

A administração pode preferir resolver a questão internamente: os gerentes consideram a segurança como parte de sua estratégia de longo prazo. Seu objetivo é construir especialização e aumentar as capacidades dentro da equipe. Nesse caso, o Kaspersky Next XDR Optimum, uma ferramenta simples e fácil de usar, seria uma boa escolha para capacitar a equipe de TI ou de segurança. Ele capacita por meio de suas ferramentas essenciais de investigação e resposta, permitindo que a equipe monitore os rastros dos ataques em vários estágios e aumente a postura de segurança.

Com o Next XDR Optimum, uma empresa pode impedir ameaças cibernéticas generalizadas e evasivas, incluindo ataques de spyware e ransomware, obter insights sobre ameaças modernas e descobrir como elas agem dentro e fora do endpoint. Estes são apenas alguns dos recursos disponíveis para os operadores do Next XDR Optimum:

  • O acesso ao Kaspersky Cloud Sandbox permite testar arquivos maliciosos em um ambiente de nuvem isolado para obter um resultado claro sobre seu comportamento e planejar as devidas ações de resposta adicionais.
  • A integração com o Active Directory oferece à equipe de segurança cibernética a opção de bloquear contas de usuário diretamente do cartão de alerta para impedir a propagação de uma ameaça.
  • Ferramentas de investigação robustas otimizadas para monitorar rastros de ataques em vários estágios.
  • Acesso à Automated Security Awareness Platform da Kaspersky, que, no caso de um incidente, pode ser usada para atribuir um curso de conscientização de segurança relacionado diretamente do cartão de alerta para minimizar a chance de recorrência dos incidentes cibernéticos causados por erro humano.
  • A agregação de alertas semelhantes permite a análise de grupos de alertas em vez de detecções avulsas, mostrando uma imagem mais holística da infraestrutura protegida e reduzindo o tempo de resposta (MTTR).

Resumindo, a solução permite que as equipes de segurança cibernética investiguem incidentes, respondam mais rapidamente e desenvolvam a conscientização sobre segurança cibernética em toda a organização. Para a maioria das empresas, esse é o melhor ponto de partida em uma jornada rumo a uma proteção mais forte.

Ganhar resiliência com a segurança gerenciada

Construir um sistema de segurança eficaz interno leva tempo e requer que a equipe de segurança cibernética compreenda técnicas, táticas e procedimentos usados pelos invasores, bem como o monitoramento constante das mudanças no dinâmico cenário de ameaças. Nem todos os gerentes estão prontos para investir na formação de uma equipe de segurança da informação. Além disso, o treinamento e o desenvolvimento profissional consomem tempo de trabalho, deixando a empresa menos segura, pelo menos temporariamente.

É aqui onde entra o Kaspersky Next MXDR Optimum. Essa solução combina o poder tecnológico das ferramentas de XDR com a especialização de uma equipe da Kaspersky de especialistas em MDR, fornecendo proteção que vai além do que uma PME normalmente pode alcançar por conta própria.

Na prática, isso significa:

  • monitoramento contínuo e identificação proativa de ameaças por especialistas externos
  • processos de gerenciamento de incidentes conduzidos por especialistas
  • recomendações de resposta ou até mesmo ações de resposta direta a incidentes, se necessário

Essa abordagem resulta em custos operacionais mais baixos, já que a empresa não precisará contratar pessoal para o turno da noite nem manter um departamento de segurança cibernética numeroso. Ao mesmo tempo, a empresa ainda se beneficia da detecção e resposta a incidentes essenciais. E tudo isso a um custo previsível, sem as despesas ocultas de recrutamento, treinamento e retenção.

Aumentar a especialização interna com a ajuda de especialistas externos

No entanto, ninguém está dizendo que esses dois caminhos são mutuamente exclusivos. Se a administração da empresa quiser desenvolver especialização interna, mas não quiser arriscar deixar a empresa sem uma proteção eficaz até que a equipe de segurança da informação tenha adquirido a experiência e o conhecimento necessários, ela também deve considerar o Kaspersky Next MXDR Optimum.

A solução fornece não apenas proteção gerenciada e ferramentas XDR essenciais, mas também treinamento em segurança cibernética que permite que a equipe de segurança aprenda a usar essas ferramentas de forma mais eficaz. O treinamento ajuda a desenvolver a experiência e o pensamento crítico com relação à segurança cibernética, enquanto a delegação de determinadas tarefas de rotina aos especialistas do Kaspersky SOC permite que os funcionários internos de segurança da informação adquiram habilidades práticas exclusivas na aplicação de recursos de XDR para detecção e resposta a incidentes aprimoradas observando o trabalho de profissionais experientes.

Como escolher a solução certa: um checklist simples

Para facilitar sua escolha e encerrar este artigo, compilamos um breve checklist que pode ajudar você a decidir qual modelo se alinha melhor com a estratégia de crescimento da empresa:

  • Você tem um plano para montar uma equipe interna de segurança cibernética dedicada e forte ou desenvolver ainda mais a existente?
  • A personalização e o controle são mais importantes para você do que a simplicidade e a velocidade?
  • Você prefere investir em equipe e infraestrutura (CAPEX) ou manter os custos previsíveis com um serviço de assinatura (OPEX)?
  • Quão crítica é sua necessidade de monitoramento 24 horas por dia? Você precisa disso agora ou pode esperar?
  • Você deseja manter a especialização dentro da empresa ou contar com um parceiro confiável para obter resultados mais rápidos e econômicos?

Se suas respostas se concentrarem em controle, personalização e desenvolvimento da equipe, o Kaspersky Next XDR Optimum é sua escolha. Se, em vez disso, seu foco estiver na velocidade, na eficiência e na minimização da sobrecarga operacional, o Kaspersky Next MXDR Optimum fornece o equilíbrio necessário para o crescimento seguro dos seus negócios.

Conheça melhor ambas as soluções e como elas se encaixam na sua estratégia de segurança na página do Kaspersky Next Optimum.

Dicas