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Dia do Consumidor: Kaspersky Lab dá dicas de como se proteger de golpes e falsas promoções

15 de março de 2017

É normal que para celebrar o Dia do Consumidor, realizado hoje (15/3), inúmeras empresas realizem descontos de produtos, forneçam cupons, vale-presentes, entre outras cortesias para fidelizar seus clientes e conquistar novos.

É normal que para celebrar o Dia do Consumidor, realizado hoje (15/3), inúmeras empresas realizem descontos de produtos, forneçam cupons, vale-presentes, entre outras cortesias para fidelizar seus clientes e conquistar novos. Porém, além de agradar aos consumidores, essa é uma data ideal para que cibercriminosos aproveitem para realizar golpes.

Segundo pesquisas realizadas pelos especialistas da Kaspersky Lab, durante esse período a incidência no número de ataques de phishing aumenta, principalmente contra sistemas de pagamento e lojas virtuais. Os cibercriminosos brasileiros também estão investindo seus esforços em duas outras modalidades de golpe: phishing via SMS e a compra de anúncios em redes sociais. O Brasil está atualmente entre os países mais atacados por ataques de phishing no mundo, de acordo com um estudo da Kaspersky Lab referente ao 3º Trimestre de 2016 – o Brasil está em segundo lugar, atrás apenas da China. Atualmente, lojas de comércio eletrônico são o segundo segmento mais atacado por phishers, atrás apenas dos bancos.

Pensando nisso, a Kaspersky Lab levantou algumas dicas de segurança para que consumidores possam aproveitar as promoções do Dia do Consumidor de forma segura e sem ter dor de cabeça.

  • Não clique em links: principalmente os recebidos de desconhecidos, nem em links suspeitos enviados por seus amigos via redes sociais ou e-mail. Eles podem ser maliciosos, criados para baixar malware em seu dispositivo ou para direcioná-lo a páginas de phishing que coletam dados do usuário.
  • Desconfie de mensagens SMS e anúncios no Facebook: essa é a mais nova modalidade dos golpistas, que têm usado especialmente as redes sociais para disseminar o golpe. Duvide de supostas ofertas recebidas por SMS. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, abra o navegador, navegue até o site do varejista e busque o produto anunciado.
  • Verifique o nome do domínio e o cadeado de segurança: é comum entre phishers o registro de domínios usando o nome de marcas famosas e já conhecidas no mercado, porém mudando uma letra no nome. Dessa forma “sitedecompra.com” se torna “sitedeconpra.com” ou “saitedecompra.com”. Outra dica é verificar se o site possui conexão SSL (o cadeado de segurança), pois raramente sites fraudulentos o exibem.
  • Verifique quem é o dono do site: encontrou um site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar consulte a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois”, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio (Hotmail, Gmail, etc).
  • Instale em seu dispositivo uma solução de segurança que tenha tecnologias integradas para evitar fraudes financeiras. Por exemplo, a tecnologia Safe Money, integrada às soluções da Kaspersky Lab, cria um ambiente seguro para transações financeiras em todos os níveis.

Saiba mais sobre os tipos de ameaças que provavelmente surgirão no final de ano visando clientes, lojistas e bancos, na análise da Kaspersky Lab sobre ameaças virtuais em datas comemorativas no site, bem como as medidas que os clientes podem implementar para se proteger no blog da Kaspersky.

Informações para empresas se protegerem contra as ameaças virtuais durante datas comemorativas estão disponíveis em Blog Kaspersky Business.

Dia do Consumidor: Kaspersky Lab dá dicas de como se proteger de golpes e falsas promoções

É normal que para celebrar o Dia do Consumidor, realizado hoje (15/3), inúmeras empresas realizem descontos de produtos, forneçam cupons, vale-presentes, entre outras cortesias para fidelizar seus clientes e conquistar novos.
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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