O Kaspersky Endpoint Security Cloud demonstra eficácia de 100% contra ataques de ransomware na recente avaliação feita pela AV-TEST. Os resultados foram obtidos após a realização de três cenários diferentes, contendo um total de 113 amostras maliciosas, e o produto não perdeu nenhum arquivo e superando outros dez fornecedores de cibersegurança participantes.

Nos últimos anos, o ransomware se transformou em uma indústria com muitas famílias, grupos dedicados e um modelo de negócios baseado na prestação de serviços. Somente no segundo trimestre de 2021, foram identificados 3.905 novas modificações de ransomware e 97.451 tentativas de ataques em todo o mundo – neste número é cerca de 6.000 maior do que no trimestre anterior, de acordo com um relatório da Kaspersky. Ao atingir um sistema, um ransomware se propaga rapidamente de um computador para outro, enquanto a neutralização e a restauração de arquivos podem demorar dias ou até semanas. Para evitar consequências tão trabalhosas e caras, as empresas devem usar uma solução de cibersegurança confiável e de qualidade, capaz de detectar e reverter atividades maliciosas de criptografia.

A AV-TEST examinou 11 soluções de proteção endpoint em três cenários: ataques de ransomware reais a arquivos armazenados em um sistema local, ataques de ransomware reais a arquivos salvos em pastas compartilhadas remotas e uma prova de conceito de ataques de ransomware a arquivos em um sistema local. Durante os testes, esperava-se que as soluções detectassem a atividade dos ransomware e seus arquivos maliciosos, os bloqueassem, revertessem todas as alterações nos arquivos dos usuários e eliminassem a ameaça do sistema. O teste incluiu 25 famílias de ransomware, como REvil, Ryuk, Conti, Lockbit, pysa, Ragnarlocker, Ransomexx entra outras, além de 14 PoCs.

Neste cenário, o Kaspersky Endpoint Security Cloud bloqueou completamente 100% dos ataques nos três cenários, sem que nenhum arquivo fosse criptografado, e eliminou as ameaças do sistema. Ele conseguiu o melhor resultado de proteção em comparação com as tecnologias testadas e comprovou seu valor às empresas contra este tipo de ameaça. A solução da Kaspersky conseguiu proteger os dados corporativos nos desktop e pastas compartilhadas atacadas pelas famílias de ransomware existentes, e também as amostras criadas especialmente para o teste – estes últimos incluíam diversas técnicas de criptografia reais usadas pelos cibercriminosos.

Resultado dos produtos na proteção contra ransomware. “O bloqueio total” significa que o ransomware foi detectado
e todos os arquivos foram protegidos. “Bloqueio parcial” significa que o ransomware foi detectado, mas houve perde de alguns arquivos.

A Kaspersky apresentou um alto nível de proteção contra todos os ataques de ransomware em nossos testes. Claramente, seu desempenho foi melhor do que os demais produtos analisados. Independentemente de falarmos do Revil, Ryuk ou Conti, nenhum deles foi eficaz e capaz de executar ações maliciosas enquanto o Kaspersky estava protegendo o sistema”, afirma Andreas Marx, CEO da AV-TEST.

O ransomware pode interromper as atividades de uma empresa por algum tempo, e restaurar os dados pode ser muito difícil e caro. Por outro lado, a proteção contra esta ameaça não exige medidas sofisticadas, nem grandes investimentos. Seguir regras simples, como uma política de backup de dados robusta e educar os funcionários a não abrir e-mails maliciosos, associado a uma solução de segurança endpoint de qualidade, é protege bem a rede corporativa. É ótimo ver os resultados da AV-TEST comprovam que a tecnologia endpoint da Kaspersky garante uma proteção absoluta e é uma opção segura no combate contra o ransomware”, comenta Claudio Martinelli, diretor-geral da Kaspersky na América Latina.

O relatório completo “Advanced Endpoint Protection: Ransomware Protection Test”, foi solicitado pela Kaspersky e produzido pela AV-TEST GmbH e está disponível aqui.

Para mais informações sobre o Kaspersky Endpoint Security Cloud, acesse a página do produto e baixe uma versão de teste.

Sobre a AV-TEST

A AV-TEST GmbH é um fornecedor independente de serviços na área de pesquisa de antivírus e segurança de TI voltado à detecção e análise do software malicioso mais recente e sua utilização em testes comparativos abrangentes de produtos de segurança.

A AV-TEST opera em Magdeburg (Alemanha) desde 2004 e emprega em sua equipe mais de 30 profissionais com ampla experiência prática. Os laboratórios da AV-TEST incluem 300 sistemas cliente e servidor, onde são armazenados e processados mais de 2.500 TB de dados de testes coletados de maneira independente contendo informações de amostras maliciosas e inofensivas.

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Kaspersky Endpoint Security Cloud garante 100% de proteção contra ransomware, confirma AV-TEST

Resultados foram obtidos após a realização de três testes diferentes com 113 amostras maliciosas. Produto da empresa não perdeu nenhum arquivo e superou dez concorrentes participantes