Os ataques de ransomware se intensificaram nos últimos 12 meses e vitimaram empresas de diversos setores, desde governos e grandes corporações, a até mesmo pequenas e médias empresas. De acordo com o Panorama de Ameaças da Kaspersky na América Latina, a região tem média de 5 mil ataques por dia – e o Brasil foi alvo de quase metade dessas investidas.

some-image-name.jpg

Mesmo com alvos selecionados, os prejuízos passam por dias de trabalho perdidos, danos à reputação e até perdas financeiras. Diante deste cenário, o time de pesquisa e análise de ameaças da Kaspersky na América Latina desenvolveu um treinamento para profissionais de TI com o objetivo de prevenir, proteger e recuperar sistemas na mira dos sequestradores de dados.

O curso, com material de apoio em inglês, consiste em sessões ao vivo pela internet conduzidas em português por um membro da Equipe de Análise e Pesquisa Global da Kaspersky na América Latina. O conteúdo ensinará como criar e implementar prevenções abrangentes contra ransomware, bem como estratégias de detecção, proteção e recuperação contra possíveis ataques. O treinamento é conduzido em uma série de módulos projetados para administradores de sistema, profissionais de TI e cibersegurança.

O treinamento também ajudará as empresas a desenvolver habilidades de proteção de informações e fortalecimento de sistemas. Como pré-requisito, os participantes precisam ter conhecimentos básicos de sistemas operacionais e redes.

Embora o ransomware não seja uma ameaça sofisticada do ponto de vista técnico, ele gera grandes transtornos para as organizações ao paralisar as operações e gerar perdas financeiras com extorsões ou vazamento público de informações confidenciais das vítimas.

Em 2019, as empresas perderam uma média de US$ 1,46 milhão devido a incidentes dessa categoria, segundo pesquisa da Kaspersky – o valor inclui custos de paralisação, multas e danos à reputação. Para evitar estes transtornos, a conscientização e a educação sobre cibersegurança são as únicas armas eficazes.

Recentemente, a empresa publicou um relatório sobre a mudança de comportamento do ransomware na América Latina visando extorquir suas vítimas duplamente – solicitando o resgate de dados criptografados e evitando que as informações roubadas sejam compartilhadas publicamente.

“A pandemia e a aceleração da transformação digital neste último ano criaram a oportunidade ideal para este tipo de ameaça e para o surgimento de novos grupos especializados nesta área. A melhor forma de defesa é a prevenção e mitigação, pois a maioria das famílias modernas de ransomware usam tecnologias de criptografia que não podem ser quebradas", alerta Roberto Martínez, analista de segurança sênior da Kaspersky na América Latina.

O workshop online complementa as diferentes ações da Kaspersky na luta contra o ransomware, que incluem a solução gratuita Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business - protege as organizações contra malware e ransomware, bem como pornware, mineradores, adware e riskware. Além disso, desde julho de 2016, a Kaspersky é parceira fundadora da NomoreRansom.org, iniciativa criada em parceria com a Polícia Nacional Holandesa, a Europol e a Intel Security. Ela tem como objetivo informar o público sobre os perigos do ransomware e ajudar, de forma gratuita, as vítimas a recuperar os seus dados sem pagar resgate a criminosos.

Para obter mais informações sobre este treinamento, entre em contato com channelmktlatam@kaspersky.com.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em https://www.kaspersky.com.br.

Kaspersky treina profissionais de TI para combater o ransomware

Brasil concentra metade dos 1,3 milhão de tentativas de ataques que aconteceram entre janeiro e setembro de 2020 na América Latina
Kaspersky Logo