Skip to main

Em 2021, a detecção da Kaspersky encontrou 380 mil novos arquivos maliciosos por dia, um crescimento de 20 mil novas descobertas diárias (ou 5,7%) em comparação ao ano anterior. Esse aumento é um reflexo ao contínuo avanço no número de dispositivos em todo o mundo, de acordo com o Boletim de Segurança da Kaspersky: Estatísticas do Ano.

Tradicionalmente, a maioria das ameaças (91%) são WindowsPE – um formato de arquivo específico para sistemas operacionais Windows. Entretanto, em 2021, cibercriminosos começaram a espalhar mais ameaças para o Linux, resultando em um crescimento de 57% no número de malware e softwares indesejados para esse sistema operacional.

Outro destaque é que mais da metade (54%) das ameaças detectadas pela Kaspersky eram trojans genéricos. Apesar de muitos tipos de malware terem apresentado declínio de volume em 2021, em comparação ao ano anterior, os trojans droppers cresceram 2,24% no mesmo período. Esse tipo de trojan é usado para instalar malware mais sofisticados no dispositivo da vítima e, por isso, são muito perigosos. Outra ameaça que apresentou um aumento notável na detecção são os worms (117,5%), que são programas que podem se autorreplicar e se propagar de forma independente uma vez que violam o sistema.

“Nos últimos dois anos nossas vidas ficaram ainda mais digitais do que antes e isto ampliou as possibilidades de ataques / golpes online. Sabemos que esta realidade não mudará, pelo contrário, estaremos cada vez mais conectados. Por isso é crítico que empresas e pessoas saibam sobre as novas tendências do crime online para saberem se proteger com eficiência contras quaisquer ameaças que surjam”, destaca Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Para se manter protegido, a Kaspersky também recomenda que os usuários sigam as seguintes orientações:

  • Faça download e instale aplicativos apenas de fontes oficiais.
  • Não clique em links enviados por fontes desconhecidas ou suspeitas.
  • Use senhas fortes e únicas, incluindo uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuação, e ative a autenticação de dois fatores.
  • Sempre instale as atualizações. Algumas delas podem conter correções de falhas críticas.
  • Jamais aceita pedidos para desabilitar sistemas ou programas de segurança;
  • Utilize uma solução de segurança de qualidade para se manter protegido, como o Kaspersky Internet Securityou Kaspersky Security Cloud.

Para as empresas, a Kaspersky recomenda:

  • Mantenha todos os softwares atualizados para prevenir invasões na rede que exploram vulnerabilidades nos programas.
  • Crie uma política de senhas fortes para os serviços corporativos. Use a autenticação multifator para serviços remotos.
  • Utilize soluções de segurança que permitam uma estratégia de proteção e reação proativa para poder detectar e remediar até mesmo novos e evasivos ataques. O Kaspersky Optimum Framework, por exemplo, conta com um EDR e serviços gerenciados de MDR.

As Estatísticas do Ano é um relatório que faz parte do Boletim de Segurança da Kaspersky, uma série anual de previsões e informes analíticos sobre as principais mudanças no mundo da cibersegurança. Acesse o link para ver outros conteúdos.

Sobre a Kaspersky 
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Kaspersky descobre 380 mil arquivos maliciosos por dia em 2021

Quantidade de novas ameaças é 5,7% maior na comparação com o ano anterior
Kaspersky Logo