Ir para o conteúdo principal

DiarioCG: Para roubar dados, hacker clona sites bancários de smartphone

19 de junho de 2012

Hackers falsificaram sites de bancos brasileiros para dispositivos móveis, como os smartphones, a fim de roubar dados bancários dos clientes.

A fraude, conhecida como "phishing", foi identificada pela Kaspersky Lab, empresa de segurança da informação. Segundo a companhia, é a primeira vez que o golpe bancário é constatado no país --a autoria da fraude ainda está sob investigação e os sites falsos já saíram do ar.

Segundo a empresa, clientes do serviço de mobile banking, ou m-banking, do Itaú e do Banco do Brasil recebiam e-mails com convites para acesso a uma versão móvel falsa do site bancário.

No caso do BB, o refinamento dos hackers foi tal que a mensagem apresentava as vantagens do m-banking e sugeria quais smartphones rodavam melhor o sistema.

Para Fábio Assolini, consultor da Kaspersky Lab, o jeito de operar denota que "não se trata de criminoso amador". Os hackers não armazenaram os dados dos clientes em pastas dentro do servidor em que os sites estavam hospedados, impedindo a contagem das vítimas.

O m-banking é o canal bancário que mais cresce em número de usuários no país, segundo a Febraban. Em 2011, o número de contas correntes que acessam o serviço ficou em 3,3 milhões.

Itaú e Banco do Brasil informam que não enviam e-mails aos clientes.

CUIDADOS

Para não ser vítima do golpe, a Kaspersky Lab orienta os usuários a:

- Dar preferência aos aplicativos oficiais dos bancos quando for acessar aos serviços bancários, pois é mais difícil ocorrer direcionamento para páginas maliciosas do que em sites para aparelhos móveis;

- Evitar o acesso por meio do navegador; se necessário, preferir sites com endereço "b.br", ou seja "seubanco.b.br";

- Nunca acessar o mobile bank quando estiver conectado a uma rede wireless pública, pois não é possível identificar a configuração de segurança. Prefira redes de dados da sua operadora;

- Nunca clicar em links supostamente enviados pelo banco por e-mails. As instituições financeiras não fazem comunicação por esse meio;

- Não usar buscadores como o Google para procurar o site de banco. Criminosos usam links patrocinados para direcionar clientes a sites fantasmas a fim de roubar dados bancários;

- Instalar um antivírus. Alguns são capazes de bloquear o acesso a sites de phishing.

DiarioCG: Para roubar dados, hacker clona sites bancários de smartphone

Hackers falsificaram sites de bancos brasileiros para dispositivos móveis, como os smartphones, a fim de roubar dados bancários dos clientes.
Kaspersky logo

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de segurança cibernética e privacidade digital fundada em 1997. Com uma abordagem de imunidade cibernética, a Kaspersky inova o setor ao proteger consumidores, empresas, infraestrutura crítica e governos contra ameaças cibernéticas, com mais de um bilhão de dispositivos protegidos até hoje.

A Kaspersky garante Cybersecurity True to Business, com foco em resultados claros, proteção da receita, redução de cargas de trabalho e prevenção de inatividade. A ampla experiência da Kaspersky em inteligência de ameaças e segurança se traduz em soluções e serviços inovadores para organizações de todos os portes, de pequenas a grandes empresas, combinando tecnologias comprovadas de proteção com IA, gerenciamento simplificado e suporte especializado.

Reconhecida em testes independentes e confiável para milhões de pessoas e quase 200 mil organizações em todo o mundo, a Kaspersky ajuda a identificar ameaças mais cedo, responder com mais rapidez e agir com mais confiança e liberdade, protegendo o que mais importa para seus clientes. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

Artigo relacionado Comunicado à imprensa