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IDG Now!: Segurança: Ataques online aumentam no Dia das Mães, alerta Kaspersky

8 de maio de 2015

De acordo com a consultoria e-Bit, o e-commerce brasileiro deve vender cerca de 1,9 bilhão de reais durante o período comemorativo do Dia das Mães. Números que atraem golpistas do mundo digital que, por meio de ataques de phishing, e-mails falsos e anúncios fraudulentos em redes sociais, tentam enganar vítimas para clonar cartões de crédito

http://idgnow.com.br/internet/2015/05/08/ataques-cibercriminosos-aumentam-no-dia-das-maes-alerta-kaspersky/


De acordo com a consultoria e-Bit, o e-commerce brasileiro deve vender cerca de 1,9 bilhão de reais durante o período comemorativo do Dia das Mães. Números que atraem golpistas do mundo digital que, por meio de ataques de phishing, e-mails falsos e anúncios fraudulentos em redes sociais, tentam enganar vítimas para clonar cartões de crédito, alerta a Kaspersky Lab.

Nos últimos 15 dias, ataques foram intensificados e os alvos, na maioria, são os grandes varejistas online.

Uma das principais táticas dos cibercriminosos é registrar domínios fraudulentos e disseminar tais endereços por meio de campanhas de e-mails com ofertas a preços muito baixos.

Outra tática é a divulgação de falsas promoções usando nomes de bancos e empresas de cartão de crédito.

O domínio fraudulento diadasmaespremiado.com.br chegou a ser registrado e publicado com uma falsa promoção que visava coletar dados das vítimas.

Para confirmar a participação era necessário informar todos os dados pessoais e também o número de cartão de crédito. Segundo a Kaspersky, mais de 50 pessoas foram vítimas deste golpe em menos de um dia.

A companhia também ressalta que, da mesma forma, redes sociais são utilizadas para criar perfis e divulgar anúncios promocionais falsos. No Facebook, um única loja virtual teve mais de 12 perfis falsos criados.

Na lista abaixo, confira algumas dicas de segurança da Kaspersky para comprar com maior segurança na rede:

  1. Desconfie de ofertas com preços muito baixos recebidos por e-mail – quase sempre são falsas;
  2. Acesse o site do varejista on-line diretamente no seu navegador, não faça o acesso a partir de sites de buscas nem clique em links recebidos por e-mail;
  3. Ao acessar o site, verifique na página de pagamentos se a conexão é segura (HTTPS) e se a página exibe o cadeado de segurança. Confira também se o certificado digital emitido leva o nome da loja; caso contrário, não conclua a operação;
  4. Desconfie de ofertas divulgadas em redes sociais – algumas delas podem ser falsas;
  5. Perfis de lojas de varejistas em redes sociais costumam ser verificados (possuem uma marca azul, indicando sua legitimidade). Não acredite no conteúdo divulgado por perfis sem essa verificação.
  6. Evite comprar em sites desconhecidos para o grande público, principalmente, se o preço estiver muito abaixo do normal – na dúvida, vale a pena consultar a lista do ProCon de sites de e-commerce que devem ser evitados;
  7. Ao comprar com cartão de crédito, prefira usar um com limite baixo. Além disso, faça o acompanhamento regular da sua fatura;
  8. Se você prefere pagar via boleto bancário, mantenha um antivírus instalado e sempre atualizado em seu computador. Vírus que alteram boletos bancários são comuns e tem feito muitas vítimas recentemente;
  9. Muito cuidado com sites de promoções que pedem todos os seus dados pessoais, incluindo o número completo do cartão de crédito, código de verificação e validade. Promoções reais não pedem todos estes dados;
  10. Cuidado com e-mails informando supostas Notas Fiscais Eletrônicas de compra – alguns deles, costumam trazer arquivos executáveis em anexos ZIP ou links que levam ao download destes arquivos. Nenhuma nota fiscal eletrônica chegará em formato de arquivo executável (EXE, CPL, SCR, etc).

IDG Now!: Segurança: Ataques online aumentam no Dia das Mães, alerta Kaspersky

De acordo com a consultoria e-Bit, o e-commerce brasileiro deve vender cerca de 1,9 bilhão de reais durante o período comemorativo do Dia das Mães. Números que atraem golpistas do mundo digital que, por meio de ataques de phishing, e-mails falsos e anúncios fraudulentos em redes sociais, tentam enganar vítimas para clonar cartões de crédito
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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