Ir para o conteúdo principal

Especialistas em segurança - Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT)

Estabelecida em 2008, o GReAT (Equipe Global de Pesquisa e Análise) opera no coração da Kaspersky, descobrindo APTs, campanhas de espionagem, malware e ransomware e as principais tendências dos cibercriminosos de todo o mundo. Hoje, o GReAT é composto por mais de 40 especialistas trabalhando globalmente na Europa, Rússia, Américas, Ásia e Oriente Médio. Talentosos profissionais de segurança proporcionam à empresa liderança em pesquisa e inovação antimalware, oferecendo experiência, paixão e curiosidade inigualáveis para a descoberta e análise de ciberameaças.

Igor Kuznetsov

Diretor, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Igor Kuznetsov

Diretor, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Igor ingressou na Kaspersky em 2001 como analista de vírus. Em 2009, Ele assumiu o cargo de gerente do grupo de infraestrutura, liderando o desenvolvimento da nossa infraestrutura dedicada ao processamento e detecção de mensagens de spam dentro da divisão Anti-Spam.

Em 2011, Igor migrou para a Equipe de Pesquisa e Análise Global na Kaspersky, assumindo o cargo de Especialista de Malware. Sua expertise e contribuições levaram à sua indicação ao cargo de Pesquisador-Chefe em 2013 e, posteriormente, a Pesquisador-Chefe de Segurança. Ele ocupou esse cargo até ser nomeado Chefe da GReAT Rússia e da unidade CEI em 2022.

Todas essas conquistas profissionais o levaram a mais uma promoção, em 2023, quando passou a ser Diretor da renomada Equipe de Pesquisa e Análise Global (GReAT). Sua pesquisa foca na compreensão aprofundada de malwares, por meio da investigação de campanhas de malware e uso de técnicas de engenharia reversa. Seu conhecimento e suas habilidades profundas demonstraram ser fundamentais para a compreensão e combate de ciberameaças complexas.

Marco Preuss

Diretor Adjunto, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Marco Preuss

Diretor Adjunto, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Marco Foi nomeado Diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da empresa na Europa em março de 2013. Antes de se tornar Diretor da equipe da Europa, Marco atuou como Chefe da Equipe de Pesquisa e Análise Global da Kaspersky na Alemanha e como Pesquisador Sênior de Segurança.

Marco trabalha na área de redes e segurança informática desde o início dos anos 2000. Por sua longa experiência nesta função, ele é responsável por monitorar o cenário de ameaças na Europa, além de ser especialista em inteligência de ameaças, pesquisa na Darknet, segurança de senhas, segurança e privacidade da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Além de projetos relacionados à pesquisa, Marco é palestrante regular em eventos fechados e públicos, e mantém contato regular com parceiros de segurança.

Marco começou sua carreira na Kaspersky em 2004 como Consultor Técnico, fornecendo conhecimento especializado em sistemas baseados em Linux e Unix. Ele também esteve envolvido na gestão de vendas corporativas, antes de passar a ser o contato técnico para o departamento OEM, apoiando soluções personalizadas. Marco trabalhou extensivamente com as equipes de design e desenvolvimento de produtos da empresa e juntou-se à equipe de Pesquisa como Analista de Vírus em 2009.

Vitaly Kamluk

Diretor da Unidade da Ásia-Pacífico (APAC), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Vitaly Kamluk

Diretor da Unidade da Ásia-Pacífico (APAC), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Vitaly tem estado envolvido em pesquisas na Kaspersky desde 2005. Em 2008, foi nomeado Especialista Sênior em Antivírus, antes de se tornar Diretor do Centro de Pesquisa EEMEA em 2009. Em 2014 ele foi transferido para a INTERPOL, onde por dois anos trabalhou no Centro de Crime Digital, especializando-se em engenharia reversa de malware, investigação forense digital e de crimes cibernéticos. Vitaly reside atualmente em Singapura e lidera uma equipe de pesquisadores de ameaças da Ásia-Pacífico (APAC) focada na investigação de ataques direcionados. Ele é o autor do primeiro projeto open-source da Kaspersky, uma ferramenta forense digital remota chamada Bitscout, disponibilizada no Github.

Vitaly foi palestrante em muitas conferências internacionais de segurança, bem como em vários eventos de segurança exclusivos a convidados. Ele é um trainer em análise de malware, YARA para caçadores de malware e investigação forense digital remota.

Christian Funk

Diretor da Unidade da Alemanha-Áustria-Suíça (DACH), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Christian Funk

Diretor da Unidade da Alemanha-Áustria-Suíça (DACH), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Christian Funk é o chefe da equipe alemã de Pesquisa e Análise da Kaspersky desde 2014. Ele entrou na empresa em 2007 e foi nomeado como Analista de Vírus para a Europa Central um ano depois.

Suas áreas de especialização incluem tendências de malware, ameaças mobile, tecnologias de IoT, redes sociais e observação do mercado negro de jogos online. Suas outras responsabilidades incluem a realização de treinamento de funcionários e a compilação de estatísticas de segurança de TI. Além disso, ele é um palestrante regular em feiras nacionais e internacionais de tecnologia e eventos de segurança de TI.

Christian Funk estudou informática com foco na gestão da informação na Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt.

Dmitry Galov

Diretor da Unidade da Rússia e da CEI, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Dmitry Galov

Diretor da Unidade da Rússia e da CEI, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Dmitry Galov atua na Chefia da Equipe de Análise e Pesquisa Global da Kaspersky (GReAT) - Unidade da Rússia e CEI. Ele tem um papel decisivo na liderança da equipe de especialistas responsáveis pela pesquisa dos casos mais sofisticados de APTs e ataques de motivação financeira. Dmitry iniciou sua jornada na Kaspersky em setembro de 2015, como estagiário e posteriormente entrou para a divisão GReAT em agosto de 2018, progredindo gradualmente até se tornar Pesquisador de Segurança Sênior. Antes de assumir o cargo atual, ele atuou no grupo de pesquisa de crimeware, demonstrando suas habilidades de liderança.

Dmitry é especialista com um conhecimento profundo em vários tipos de ameaças. Seus estudos extensivos englobam diversos tópicos, como malware non-Windows, serviços de saúde e tecnologia, campanhas de ciberespionagem e ransomware. Dmitry também conta com artigos publicados na Securelist.com, uma demonstração de sua expertise e contribuição para a área.

Conhecido por suas habilidades de comunicação em público, Dmitry representa a Kaspersky em diversos eventos locais, estabelecendo uma presença marcante por onde passa. Ele também contribui ativamente na criação de webinars e vídeos informativos sobre o universo da cibersegurança.

Mohamad Amin Hasbini

Diretor da Unidade do Oriente Médio-Turquia-África (META), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Mohamad Amin Hasbini

Diretor da Unidade do Oriente Médio-Turquia-África (META), Equipe de Pesquisa e Análise Global

Dr. Mohamad Amin Hasbini ingressou na Kaspersky em 2013 como Pesquisador Sênior de Segurança na Equipe Global de Pesquisa e Análise (GREAT). Ele agora é chefe do mesmo centro de pesquisa para a região do Oriente Médio, Turquia e África (META). Amin é responsável pela colocação de especialistas da Kaspersky, pela expansão da pesquisa e pela maturidade de gestão do conhecimento de quatro escritórios regionais. Ele tem um doutorado em segurança da informação em cidades inteligentes da Universidade de Brunel em Londres.

Antes de se juntar à Kaspersky, Amin foi consultor sênior na Deloitte and Touche Middle East. Antes disso, ele trabalhou como engenheiro de segurança sênior na DataConsult no Líbano.

O Dr. Hasbini trabalhou em inúmeras implantações de infraestrutura defensiva em larga escala, projetos industriais e de consultoria para entidades governamentais, bancos, prestadores de serviços, empresas de petróleo e gás, entre outros. Ele também lecionou cursos de segurança em medicina legal, análise de malware e hacking ético.

Amin é especializado em ferramentas e técnicas de defesa cibernética e contra ameaças persistentes avançadas (anti-APT na sigla em inglês) em larga escala. Ele escreveu uma série de publicações sobre operações avançadas de malware e segurança em cidades inteligentes, apresentadas em mais de 100 conferências em todo o mundo e recebeu inúmeros elogios.

David Emm

Principal Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

David Emm

Principal Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

David Emm é Pesquisador de Segurança Principal da Kaspersky, um fornecedor de soluções de segurança e gerenciamento de ameaças.

David juntou-se à Kaspersky em 2004. Ele é membro da Equipe Global de Pesquisa e Análise da empresa (GREAT) e tem trabalhado no setor de antimalware desde 1990 em diversas funções, incluindo a de Consultor Sênior de Tecnologia na Dr. Solomon's Software; e Engenheiro de sistemas e Gerente de produtos na McAfee.

Em sua função atual, David oferece regularmente apresentações sobre malware e outras ameaças de segurança de TI em exposições e eventos, destacando o que as organizações e consumidores podem fazer para se manter seguros on-line. Ele também fornece comentários para emissoras e mídias impressas sobre o mutável cenário de ameaças e de segurança virtual. David tem um forte interesse em malwares, roubo de identidade e nos aspectos humanos da segurança, e é um conselheiro experiente em todos os aspectos da cibersegurança.

Kurt Baumgartner

Principal Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Kurt Baumgartner

Principal Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Kurt juntou-se à Kaspersky em 2010. Ele pesquisa e relata sobre atividades de ataque direcionadas, intrusões complexas e malware avançado. Ele se concentra nas tecnologias de privacidade e criptografia.

Kurt contribui para grupos de trabalho e compartilha as suas conclusões com outros membros de várias comunidades online. Ele faz apresentações regularmente sobre questões de malware em conferências internacionais e oferece seus pensamentos a uma variedade de jornalistas e meios de comunicação sobre assuntos atuais de cibersegurança.

Antes de entrar na Kaspersky, Kurt foi VP de Pesquisa de Ameaças Comportamentais da Symantec para o ThreatFire da PC Tools. Originalmente, ao ingressar no ThreatFire em 2005, Kurt foi seu único pesquisador e liderou seus esforços de pesquisa através de duas aquisições bem-sucedidas. Antes da Symantec, Kurt foi Diretor de Ameaças na Novatix e Analista de Ameaças na SonicWALL.

Fabio Assolini

Diretor da Unidade da América Latina, Equipe de Pesquisa e Análise Global

Fabio Assolini

Diretor da Unidade da América Latina, Equipe de Pesquisa e Análise Global

Fabio Assolini juntou-se à Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky (GREAT), que conta com os principais analistas do setor, em julho de 2009, para focar principalmente em um dos países mais dinâmicos da América Latina: o Brasil. As responsabilidades de Fabio incluem a análise de vírus, ataques cibernéticos, cavalos de troia bancários e outros tipos de malware que têm origem no Brasil e no resto da região. Ele se concentra particularmente na pesquisa e detecção de cavalos de troia bancários. Em novembro de 2012, ele foi promovido a pesquisador de segurança sênior.

Desde 2006, Fabio é um membro voluntário da comunidade de segurança Linha Defensiva, uma organização não governamental. Além disso, ele é membro da Aliança de Profissionais de Análise de Segurança (ASAP), uma rede de ONGs, profissionais e indivíduos dedicados a fornecer suporte relacionado à segurança para os usuários finais. Fabio tem mais de cinco anos de experiência como analista de malware e é formado em Ciência da Computação.

Jornt van der Wiel

Pesquisador de Segurança Sênior, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Jornt van der Wiel

Pesquisador de Segurança Sênior, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Jornt trabalha como especialista em segurança local para a região BeNeLux na Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky (GREAT). Durante seu tempo na empresa, Jornt gerenciou diversos projetos de alta dificuldade. Por exemplo, ele ajudou a polícia holandesa com o caso Coinvault, que levou à prisão de dois autores de malwares. Depois deste sucesso, Jornt foi uma força motriz por detrás do projeto NoMoreRansom. Juntamente com várias agências policiais, ele identificou vários servidores que continham chaves criptográficas de vítimas de ransomware. Como resultado, mais de 35.000 pessoas recuperaram seus arquivos sem pagar nada aos autores dos crimes e a ação impediu que milhões de dólares entrassem nos bolsos dos criminosos.

Jornt também fala em conferências nacionais e internacionais, é um comentarista frequente na mídia e, juntamente com sua pesquisa sobre malwares, oferece treinamento em engenharia reversa de malware.

Antes de se juntar à Kaspersky em 2014, Jornt trabalhou como pesquisador/desenvolvedor na Security Matters. Lá ele implementou e desenvolveu módulos de detecção para Sistemas de Detecção de Intrusão que operam em um ambiente de Sistemas de Controle Industrial (CSI). Antes disso, Jornt trabalhou como consultor de segurança para a Digidentity, onde melhorou os produtos existentes, criando novos softwares e algoritmos criptográficos. Ele também trabalhou como consultor no Centro de Operações de Segurança de Rijkswaterstaat (a instituição do governo responsável pelo gerenciamento de estradas e da água), onde estava envolvido ativamente na proteção de ambientes ICS.

Noushin Shabab

Pesquisador de Segurança Sênior, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Noushin Shabab

Pesquisador de Segurança Sênior, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Noushin Shabab é uma pesquisadora de cibersegurança residente na Austrália, especializada em engenharia reversa e investigações de ataques direcionados.

Ela entrou na Kaspersky em 2016 como Pesquisadora Sênior de Segurança da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GREAT). Sua pesquisa concentra-se na investigação de atividades de crimes cibernéticos avançados e ataques direcionados com um enfoque particular nas ameaças locais na região da Ásia-Pacífico. Antes de se juntar à Kaspersky, Noushin trabalhou como Analista Sênior de Malware e Desenvolvedor de Softwares de Segurança, concentrando-se na análise de rootkit e técnicas de detecção, bem como em investigações de ataques APT.

A Noushin é muito ativa na comunidade local de cibersegurança na Austrália e Nova Zelândia, onde se apresenta regularmente em várias conferências e eventos de segurança e também realiza workshops técnicos. Ela também é membro da Australian Women in Security Network (AWSN), que visa conectar, apoiar, colaborar e inspirar as mulheres na indústria australiana de cibersegurança. Ela foi a primeira a fornecer mentoria e oficinas técnicas no programa de cadetes da AWSN. Esta iniciativa visa preencher a lacuna entre a universidade e a indústria, reunindo estudantes mulheres de diferentes universidades interessadas em seguir uma carreira no setor de segurança da informação.

Maher Yamout

Pesquisador de Segurança Líder, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Maher Yamout

Pesquisador de Segurança Líder, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Maher Yamout juntou-se a Kaspersky em 2018 como Pesquisador Sênior de Segurança na Equipe de Pesquisa e Análise Global (GREAT). Maher é responsável pela colocação de especialistas da Kaspersky no Oriente Médio, Turquia e África, bem como pela pesquisa de ameaças cibernéticas, desenvolvimento de inteligência de ameaças e apoio ao conhecimento do escritório regional em Dubai, EAU.

Antes de se juntar a Kaspersky, Maher foi Gerente Sênior Especialista da Deloitte & Touche M.E., e Diretor de Segurança da Informação do Governo Libanês. Maher lidera e está envolvido em muitas avaliações de segurança, investigações forense digitais e atividades de resposta à incidentes para diversos clientes de várias indústrias em todo o Reino Unido, Médio Oriente e na região do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG). As avaliações de segurança incluíram, mas não se limitaram ao Red Teaming, testes de penetração, de segurança de aplicativos móveis e web, de segurança física, segurança de sistemas de controle industrial e muito mais. Maher também se envolveu em responder a muitos incidentes, como phishing, ataques de ransomware, ciberespionagem, APTs, malware de POS, roubos de bancos online, fraude e ameaças internas.

O Maher é especializado em inteligência de ameaças cibernéticas, resposta à incidentes e mitigação de ataques direcionados. É graduado em Ciência da Computação; e em Computação e Comunicação, está cursando mestrado em Estudos de Inteligência e possui vários certificados do GIAC, ISC2 e outros.

Abdessabour Arous

Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Abdessabour Arous

Pesquisador de Segurança, Equipe Global de Pesquisa e Análise

Abdessabour Arous é um Pesquisador de Segurança na Equipe de Pesquisa e Análise Global (GREAT). Seu principal papel é rastrear e expor as ameaças persistentes perigosas (APT, na sigla em inglês) com foco no Oriente Médio, Turquia e África. Abdessabour tem vasta experiência em segurança cibernética, com mais de 14 anos ocupando várias funções, desde análise de malwares, resposta à incidentes e investigação forense digital até inteligência cibernética e contra-inteligência. Abdessabour é formado em Engenharia de Sistemas de Informação com várias certificações de segurança ofensiva e defensiva.