Turbine sua VPN

Como configurar serviços VPN atuais para acelerar significativamente a conexão e acessar novos conteúdos com segurança.

As VPNs estão se tornando cada vez mais populares: hoje em dia, uma conexão segura e criptografada é necessária não apenas para viajantes, mas também para gamers, streamers, investidores em criptomoedas e até fãs de programas de TV internacionais. E é por isso que a indústria de VPN está se desenvolvendo rapidamente. Mas você sabia que apenas atualizando seu aplicativo de VPN e configurando-o um pouco, você pode aumentar significativamente a velocidade, praticidade e segurança de sua conexão? Pois ao final deste post você vai saber tudo isso!

Novos protocolos

Ao ativar uma conexão VPN, você estabelece uma conexão criptografada com um dos servidores do provedor VPN. Isso é feito para alterar seu endereço IP público e proteger sua conexão de olhares indiscretos na rede local. Por muitos anos, todos os serviços VPN ofereciam uma escolha entre os antigos e não muito seguros protocolos de comunicação PPTP e L2TP, além do protocolo OpenVPN, que é mais recente e mais lento — porém mais seguro em termos de criptografia.

Mas recentemente surgiram alguns novos protocolos VPN. Por exemplo, há o protocolo Catapult Hydra usado no Kaspersky VPN Secure Connection. É o recordista de velocidade e, graças a este protocolo, a Kaspersky VPN ganhou recentemente um teste comparativo das principais soluções VPN. Devido à natureza proprietária do protocolo Catapult Hydra, os pesquisadores de segurança levantaram questões sobre sua segurança e privacidade. No entanto, uma recente auditoria independente do código-fonte do Catapult Hydra não encontrou vulnerabilidades críticas.

Outro protocolo popular a ser observado é o WireGuard. Também é mais rápido (muito mais do que o OpenVPN) na transferência de dados, tem latência mínima e fornece uma conexão instantânea. Ao mesmo tempo, seus códigos-fonte são abertos, portanto, podem ser encontrados em muitos serviços VPN, incluindo o Kaspersky VPN Secure Connection.

O que fazer: selecione o protocolo correto nas configurações do cliente VPN em cada dispositivo. As velocidades em ordem decrescente são: Catapult Hydra, WireGuard, OpenVPN. Outros protocolos não fornecem segurança suficiente – especialmente para transações financeiras.

Servidores ideais

A principal coisa a observar ao escolher um serviço VPN é o número de servidores que ele possui e sua localização. Quanto mais servidores — maior a chance de uma boa conexão.

É lógico escolher um servidor com base nas suas necessidades: o mais próximo possível da sua localização geográfica real ou localizado na região cujos sites você planeja visitar.

Portanto, se você estiver usando uma VPN para jogar com segurança, escolha um servidor VPN no mesmo país onde os servidores do jogo estão localizados – isso garantirá uma conexão mais rápida e estável.

Ao assistir conteúdo de mídia estrangeira, os servidores localizados no país onde o conteúdo é transmitido também tendem a fornecer uma conexão mais estável.

Às vezes, os serviços municipais ou governamentais não estão disponíveis no exterior por vários motivos. Nesse caso, o servidor VPN certo ajuda os moradores da cidade, ou cidadãos do país, a obter as informações de que precisam enquanto estão fora de casa.

O que pode acontecer é o servidor mais próximo ficar sobrecarregado e sua velocidade de conexão cair como consequência. Nesse caso vale a pena tentar outros servidores da mesma região. A propósito, a Kaspersky VPN supera a maioria dos concorrentes não apenas em termos de velocidade, mas também em termos de número de servidores disponíveis: 99 locais em 80 países, com mais de 2.000 servidores implantados.

O que fazer: atualize o aplicativo regularmente e verifique se há uma lista atualizada de servidores. Escolha o melhor servidor VPN para as suas tarefas, tendo em conta a proximidade geográfica dos serviços online necessários.

Totalmente atualizado, o Kaspersky VPN Secure Connection tem quase 100 localizações de servidores em todo o mundo e também apresenta um tema escuro conveniente.

Totalmente atualizado, o Kaspersky VPN Secure Connection tem quase 100 localizações de servidores em todo o mundo e também apresenta um tema escuro conveniente.

Protegendo todos os dispositivos e toda a rede

Todo serviço VPN tem clientes Windows, iOS e Android, mas os fabricantes de software às vezes ignoram os computadores Mac. No entanto, existe uma solução eficaz não apenas para Macs, mas também para Smart TVs, consoles de jogos e dispositivos domésticos inteligentes que não oferecem suporte a VPNs. Esta é uma configuração de segurança VPN em seu roteador que permite rotear todo o tráfego de qualquer dispositivo em sua rede doméstica por meio da VPN.

Obviamente, a sua VPN pode funcionar em um roteador – e também possui uma versão “nativa” do Mac.

O que fazer: Certifique-se de que todos os seus dispositivos estejam funcionando através de uma VPN, especialmente aqueles que você usa para realizar transações financeiras.

Configurações avançadas

No início, quase todos os aplicativos VPN funcionavam com base no princípio de uma chave simples: ligar/desligar. Mas na vida real isso nem sempre é conveniente. Por exemplo, o proprietário de um smartphone deseja sempre proteger um aplicativo de carteira criptográfica com uma VPN e não deseja trabalhar com finanças por meio de uma conexão não criptografada; enquanto isso, algumas lojas online exigem que a VPN seja desativada. Algumas pessoas também podem precisar garantir que nenhum byte entre na rede sem criptografia.

Portanto, os aplicativos VPN modernos oferecem configurações como Split Tunneling e Kill Switch.

O Split Tunneling – Túnel dividido, na versão em português – permite escolher aplicativos que sempre funcionam por meio da VPN ou, inversamente, sem ela. É conveniente, por exemplo, usar dois navegadores diferentes: um que fornece acesso aos sites por meio da VPN e outro sem o recurso.

O Kill Switch, por outro lado, impede que quaisquer dados sejam enviados se a conexão VPN for interrompida inesperadamente – digamos, quando o dispositivo se conecta a outra rede. Isso pode acontecer, por exemplo, quando seu smartphone muda automaticamente de dados de celular para redes Wi-Fi conhecidas. O Kaspersky VPN Secure Connection suporta ambos os recursos.

Configurações do Kaspersky VPN Secure Connection para Android.

Configurações do Kaspersky VPN Secure Connection para Android.

O que fazer: configure a VPN individualmente para os aplicativos que precisam dela ou, inversamente, desative a VPN para determinados aplicativos. Use navegadores diferentes para acessar de forma simultânea sites com e sem protocolo VPN. Se proteger seu tráfego é essencial, habilite o Kill Switch.

Dicas