content/pt-br/images/repository/isc/2017-images/ksy-09-what-is-bloatware-and-how-to-remove-it.jpg

O bloatware em computadores é semelhante ao lixo postal que enche as caixas de correio convencionais: material indesejado e ignorado, até que exceda os limites. Ele se apresenta em duas formas, ambas danosas: aquela pré-instalada em computadores e dispositivos móveis, e aquela que é baixada e instalada de sites sem o seu conhecimento.

O bloatware expõe o usuário a um número maior de riscos de cibersegurança. Quando se conecta à Internet, expõe o computador a malware por meio da introdução de inúmeros aplicativos criados para explorar o poder de computação e as informações pessoais contidas na máquina, incluindo informações financeiras. Para excluir o bloatware, é necessário instalar ao menos um, se não vários utilitários de software especializado, dependendo da persistência e da natureza destrutiva do programa.

Problemas pré-instalados

Os fornecedores de software pagam aos fabricantes e distribuidores de computadores para instalar versões de demonstração de seus produtos nos dispositivos, com a esperança de que os clientes comprem a versão completa. Há duas variedades dessas versões de demonstração de software: cópias reduzidas com funcionalidades limitadas e versões totalmente funcionais com duração limitada.

Infelizmente, a menos que os usuários procurem e removam ativamente o software de demonstração, o que raramente fazem, esses programas permanecem nos dispositivos e se tornam parte de um acúmulo cada vez maior de detritos digitais. Gradativamente, o bloatware reduz a velocidade de processamento do dispositivo. Até programas pequenos demoram muito para abrir em um disco rígido cheio.

Problemas de download

Em 2016, a Lenovo recebeu muitas críticas devido ao software pré-instalado em seus produtos, que realmente criavam vulnerabilidades de segurança ao baixar atualizações do sistema e ferramentas que deveriam melhorar o desempenho dos computadores. Infelizmente, isso também permitira que vírus baixados do tipo cavalo de Troia se infiltrassem nos sistemas operacionais. Os hackers desenvolvem cavalos de Troia e os fazem parecer aplicativos de software inofensivos e mesmo úteis. Foram necessários meses de reclamações dos consumidores, relatórios de analistas de cibersegurança e artigos sobre o problema para que a Lenovo suspendesse essa prática.

O comportamento do usuário também pode levar a downloads de bloatware, graças ao uso de cookies, pequenos softwares de rastreamento usados nos navegadores da Web para rastrear os usuários na Internet. Alguns cookies de sites enviam informações de volta aos proprietários do site, e outros são malwares que transferem dados sigilosos como IDs e senhas de usuários aos servidores de comando e controle dos hackers.

O adware é uma das formas de bloatware mais nocivas e difíceis de eliminar. Abreviação de “advertising software”, ou software de publicidade, ele geralmente aparece como links e banners pop-up associados a aplicativos que os usuários baixam de sites que visitam. O adware normalmente tem componentes que se instalam no computador do usuário.

O malware que os hackers baixam e instalam nos computadores também é tecnicamente uma forma de bloatware. Além dos danos que pode causar, o malware ocupa um espaço de armazenamento valioso e reduz a velocidade de processamento.

Como se livrar do bloatware

Muitos aplicativos usados para eliminar o bloatware dos computadores são freeware. A Computerware Magazine sugere o uso dos seguintes aplicativos:

Esses três produtos usam informações de crowdsourcing para sugerir quais aplicativos os usuários devem manter em seus computadores e quais eles devem desinstalar. O Should I Remove It? vai além e usa apresenta em seu site gráficos que indicam como os usuários se sentem quanto à eliminação de um bloatware específico. Qualquer coisa semelhante a adware, por exemplo, tem um alto índice de remoção, com uma barra vermelha.

Soluções de segurança como o Kaspersky Anti-Virus também detectam adware e malware e alertam os usuários sobre sua presença no computador. Quando isso acontece, os usuários geralmente têm a opção de excluir os aplicativos invasores ou colocá-los em quarentena para que eles não interajam com o sistema.

Assim como os panfletos que entopem as caixas de correio, o bloatware não vai deixar de existir tão cedo. É importante estar ciente dessa ameaça e saber como administrá-la.

Artigos relacionados:

O que é bloatware e como removê-lo?

O bloatware consiste em software que exige muito espaço em disco, o que deixa seu computador mais lento e o expõe a mais riscos de cibersegurança.
Kaspersky Logo