Mantenha o sigilo em aplicativos de anotações criptografadas e listas de tarefas pendentes

Vamos explorar aplicativos de anotações, listas de tarefas e diários que usam criptografia de ponta a ponta: eles são primos e estão focados na privacidade de aplicativos populares como OneNote, Evernote, Notas da Apple e Google Keep.

Espionar diários ou cadernos pessoais de alguém sempre foi visto como uma invasão de privacidade. E como as listas de tarefas e os diários migraram para o formato digital, a preocupação agora não é apenas com amigos curiosos, mas com as empresas de tecnologia. Elas costumavam vasculhar os documentos para direcionar anúncios, mas agora há um novo problema inesperado: seus dados são utilizados para treinar inteligência artificial. Apenas nas últimas semanas, descobrimos que o Reddit, o Tumblr e até mesmo o DocuSign estão usando ou vendendo textos gerados por seus usuários para treinar modelos de linguagem grandes. E tendo em vista os incidentes de ransomware em larga escala dos últimos anos, a invasão de aplicativos de anotações e um possível vazamento em massa de dados de usuários (sim, os seus dados!) é uma possibilidade que não podemos negligenciar.

Então, como podemos manter a comodidade e segurança das anotações digitais? É aqui que entra em cena a criptografia de ponta a ponta. Você pode estar familiarizado com o conceito de aplicativos de mensagens seguras: suas mensagens só podem ser descriptografadas e visualizadas em seu dispositivo e no dispositivo da pessoa para quem a mensagem de texto está sendo enviada. A empresa que executa o serviço não consegue ver nada porque não tem a chave de descriptografia.

Ainda que a maioria dos usuários prefira os aplicativos de notas integrados com o telefone (como o Notas da Apple) ou o pacote Office (como o Microsoft OneNote), esses aplicativos não são exatamente o local ideal quando se trata de privacidade. Alguns deles, como o Google Keep, nem oferecem criptografia de ponta a ponta. Outros ainda, como o Notas da Apple, são compatíveis com notas ou pastas individuais. É por isso que existem aplicativos dedicados, embora menos conhecidos, para as notas verdadeiramente confidenciais. Vamos analisar alguns deles e observar como eles se comparam.

Joplin

Plataformas: Windows (32/64 bits), macOS (Intel/Apple Silicon), Linux, iOS, Android

Licença pessoal: gratuita

Opções de sincronização: proprietário Joplin Cloud, Dropbox, ownCloud, Nextcloud, OneDrive, S3, WebDAV via plug-ins

Sincronização da plataforma nativa: a partir de 2,99 euros/mês

Formato aberto: não, mas é possível exportar para texto

Código aberto: sim

Site: joplinapp.org

Joplin

O Joplin parece ter sido desenvolvido por alguém que aprecia a abordagem do Evernote, mas que ficou desanimado com o excesso e a natureza de código fechado desse aplicativo ao longo dos últimos anos. As notas são armazenadas no formato de texto markdown. O Joplin é compatível com anexos, pastas aninhadas, tags e cadernos. Existem apenas dois modelos: “nota” e “lista de tarefas”. A pesquisa é extremamente rápida.

A sincronização entre dispositivos depende de “drivers”, que são basicamente os plug-ins criados para cada serviço. Os desenvolvedores do Joplin mantêm uma dezena desses drivers para todos os serviços de sincronização populares, como o Dropbox. A colaboração fluída e os recursos extras, como enviar uma nota por e-mail para si mesmo, exigem uma assinatura proprietária da Joplin Cloud, que é bastante acessível. Alunos e professores têm 50% de desconto.

A criptografia de ponta a ponta é desativada por padrão, mas depois de ser ativada, todo o banco de dados e todos os anexos são criptografados automaticamente. Há uma pequena peculiaridade: em um PC, os desenvolvedores optaram por uma estranha arquitetura de armazenamento de anexos, com versões criptografadas e não criptografadas.

O Joplin tem mais de 200 plug-ins para adicionar recursos, mas configurá-los pode ser um pouco trabalhoso.

Recentemente, os desenvolvedores adicionaram reconhecimento de texto para imagens. No entanto, como as notas são criptografadas e não podem ser lidas pelo servidor, portanto, a pesquisa em fotos e PDFs só funciona após o processamento da nota em seu computador.

O Joplin pode importar notas no formato proprietário do Evernote e exportar todos os dados como conjuntos de arquivos de texto simples.

Obsidian

Plataformas: Windows (32/64 bits, ARM), macOS (Intel/Apple Silicon), Linux, iOS, Android

Licença pessoal: gratuita

Opções de sincronização: serviço proprietário, FTP, Dropbox, S3 e outros serviços via plug-ins

Sincronização da plataforma nativa: a partir de 4 dólares/mês

Formato aberto: sim

Código aberto: não

Site: obsidian.md

ObsidianO Obsidian difere de outros aplicativos de notas por sua forte ênfase na organização. É muito fácil vincular notas, criar grupos e hierarquias e até criar mapas mentais no modo de tela. Cada nota é apenas um arquivo de texto armazenado localmente para que também seja possível trabalhar em qualquer uma delas em outros aplicativos.

O Obsidian também tem uma próspera comunidade on-line que construiu mais de 1.500 plug-ins. Eles facilitam a integração entre o Obsidian e numerosos serviços externos, a capacidade de lidar com diversos tipos de notas (desde receitas até fórmulas químicas), o processamento automático de texto com o ChatGPT e várias outras funcionalidades.

Para sincronizar seus dados entre os dispositivos, é necessário assinar o serviço pago do Obsidian, usar um plug-in de terceiros ou apenas armazenar as anotações em uma pasta na nuvem compartilhada no Dropbox ou OneDrive. Entre eles, apenas o serviço Obsidian Sync nativo fornece criptografia. Ao ativar a sincronização, é possível escolher entre a criptografia “gerenciada” e “ponta a ponta”. Nem precisamos dizer que a última escolha é a mais adequada.

É possível importar notas de vários formatos diferentes usando um plug-in dedicado criado pela equipe do Obsidian. Entre eles, podemos citar o Notion, Evernote, Apple Notes, Microsoft OneNote e Google Keep.

Alunos e professores têm 40% de desconto.

Standard Notes

Plataformas: Windows (64 bits), macOS (Intel/Apple Silicon), Linux, iOS, Android, Web

Licença pessoal: gratuita

Opções de sincronização: nativa ou auto-hospedada

Sincronização da plataforma nativa: a partir de 7,5 dólares/mês (90 dólares cobrados anualmente)

Formato aberto: não, mas é possível exportar para texto

Código aberto: sim

Site: standardnotes.com

Standard Notes

O Standard Notes foi desenvolvido com base em dois princípios fundamentais: modelos de notas flexíveis para atender a diversas necessidades e um alto nível de privacidade. A criptografia da sincronização de ponta a ponta é automaticamente habilitada: suas notas são criptografadas em seu dispositivo e o login requer autenticação de dois fatores. Ao contrário dos concorrentes mencionados acima, o Standard Notes tem um aplicativo da Web, para que seja possível aproveitar todos os recursos em um navegador.

Quanto aos modelos de notas, é possível usá-los para armazenar o que quiser: desde trechos de código e listas de tarefas ou planilhas financeiras até senhas. Falando nisso, o Standard Notes pode ser usado para armazenar senhas e gerar códigos de autenticação de uso único (TOTPs). É possível até mesmo proteger notas individuais com uma senha extra para uma camada extra de segurança.

Algo interessante do Standard Notes é o recurso “desfazer ao infinito”: de acordo com os desenvolvedores, o aplicativo mantém o histórico de edição de cada nota a partir do momento em que ela é criada. Isso pode representar uma mão na roda quando trabalhamos em documentos maiores, como um livro ou uma tese de doutorado. O Standard Notes é compatível com plug-ins, mas não há muita variedade.

As opções de sincronização incluem a auto-hospedagem de um servidor do Standard Notes ou o uso da nuvem proprietária. O plano Productivity custa 90 dólares por ano ou é possível armazenar e sincronizar as notas de texto simples com criptografia de ponta a ponta no plano Standard gratuito. Alguns dos recursos mencionados estão disponíveis apenas no plano Professional, por 120 dólares por ano, que também inclui 100 GB de armazenamento de arquivos criptografados e compartilhamento de assinatura com até cinco contas. Para a opção de auto-hospedagem, ainda será necessário comprar uma licença, mas com um grande desconto: 39 dólares por ano ou 113,42 dólares por cinco anos. Estudantes têm 30% de desconto.

O Standard Notes pode importar dados do Evernote, do Notas da Apple, do Simplenote, do Google Keep ou de um conjunto de arquivos de texto simples.

Segurança extra

É claro que a criptografia é inútil se alguém roubar os dados diretamente de seu computador. Os ladrões de dados normalmente usam um tipo especial de malware chamado “infostealers”. Eles podem capturar os arquivos e até mesmo interceptar as senhas conforme elas são digitadas. Portanto, além de optar por aplicativo de anotações que priorize sua privacidade, certifique-se de usar um sistema de segurança abrangente em todos os seus smartphones e computadores.

Dicas