TV nova para a Copa do Mundo? Cuidado com as fraudes

Ofertas tentadoras nessa época geralmente significam uma coisa só: cibercriminosos tentando clonar seu cartão e roubar seu dinheiro.

A Copa do Mundo de Futebol é um período no qual a venda de TVs aumenta consideravelmente. As buscas pelas melhores ofertas geralmente começam online e, com isso, golpistas aproveitam a oportunidade para enganar os desavisados.
Os cibercriminosos brasileiros têm intensificado seus ataques usando o nome de grandes lojas varejistas, registrando sites falsos na Internet, prometendo TVs de última geração por preços baixos, comprando anúncios em redes sociais com o único objetivo: enganar os internautas, causando prejuízo financeiro direto.

Os golpes começam com o registro de domínios. Os criminosos têm se esmerado, escolhendo nomes sugestivos e bastante parecidos com os verdadeiros nomes de grandes redes varejistas. Entre os domínios maliciosos descobertos pela Kaspersky Lab recentemente estão:
Após o registro do domínio, os criminosos precisam anunciar o novo site para atrair as vítimas. Geralmente isso ocorre por meio de mensagens de e-mail bastante parecidas com as mensagens promocionais enviadas por grandes lojas de varejo. Os criminosos também costumam comprar anúncios em redes sociais, especialmente no Facebook, e assim fazer com que o site falso apareça para o maior número possível de usuários. Para garantir o click, o criminoso informa o suposto produto com preços muito abaixo do mercado. Algumas ofertas falsas que têm circulado nos últimos dias:
Se a vítima se interessar pela “oferta”, serão pedidos os dados pessoais para concluir a suposta venda. As formas de pagamento oferecidas serão sempre cartão de crédito ou boleto. Caso o pagamento seja por meio de cartão, ele será clonado e negociado entre outros criminosos – e a vítima nunca receberá o produto.
De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, ataques de phishing oferecendo TVs novas tem um aumento considerável na época que antecede a Copa. “Os criminosos seguem as tendências e, geralmente, costumam oferecer em seus golpes produtos bastante procurados”, afirma.

Para que os consumidores se protejam e, assim, possam comprar novos televisores de forma segura, a Kaspersky Lab preparou as dicas abaixo:

1) Verifique o nome do domínio e o cadeado de segurança: é comum entre phishers o registro de domínios usando o nome de marcas famosas, porém mudando uma letra no nome. Dessa forma, por exemplo, “sitedecompra.com” se torna “sitedeconpra.com” ou “saitedecompra.com“. Outra dica é verificar se o site possui conexão SSL (o cadeado de segurança), pois geralmente sites fraudulentos não o exibem. Porém saiba que o fato de um site exibir o cadeado não significa que o mesmo seja legítimo.

2) Veja quem é o dono do site: site desconhecido com ofertas tentadoras? Antes de comprar consulte a lista do PROCON e também o Registro.br, na sessão “Whois“, que informa quem registrou o site. Golpistas geralmente usam endereços de e-mail gratuitos para registrar o domínio.

3) Duvide de ofertas mirabolantes: outra tática comum dos fraudadores é oferecer produtos com preços muito atrativos, bem abaixo do mercado. Segure seu impulso e veja se o site é verdadeiro ou não, além de comparar o preço em outros sites. Na dúvida, é melhor não comprar.

4) Desconfie de mensagens SMS e anúncios no Facebook: essa é a mais nova modalidade dos golpistas, que tem usado especialmente as redes sociais para disseminar o golpe. Duvide de supostas ofertas recebidas por SMS. Para confirmar se a oferta exibida na rede social é real, abra o navegador, navegue até o site do varejista e busque o produto anunciado.

5) Software de proteção: o Kaspersky Plus ajuda os usuários nas compras online, bloqueando sites de phishing. Por meio do recurso Safe Money, é possível efetuar pagamentos online de forma segura, evitando a clonagem do seu cartão ou a alteração do boleto bancário por um vírus.

Com informações da Jeffrey Group
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.