Com os sofisticados ataques de ransomware atingindo cada vez mais vítimas, você precisa fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que não será uma vítima.

Os ataques de ransomware, incluindo:

  • WannaCry
  • ExPetr

… foram amplamente divulgados pela imprensa. Mas, como um ransomware poderia afetá-lo?

O ransomware pode atacar empresas, organizações do setor público e usuários domésticos. Durante o ataque, muitas vezes o ransomware criptografa os arquivos armazenados no computador da vítima que, desta forma, não consegue mais acessar nenhum de seus dados. O ransomware exige então que a vítima pague um resgate para que seus arquivos criptografados sejam "desbloqueados".

Em muitos casos, a infecção por ransomware pode se espalhar pelo computador quando o usuário:

  • Abre um anexo de e-mail infectado
  • Clica em um link infectado
  • Instala um aplicativo infectado de uma loja de aplicativos de terceiros
  • Acessa um site legítimo que tenha sido infectado

Como proteger seu computador do ransomware

Estas etapas simples ajudam a proteger seu computador e todos os dados valiosos armazenados nele:

Use seu software de segurança para proteger e detectar

O Kaspersky Anti-Virus, o Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security podem ajudar a proteger seu computador contra ransomware.

Se você já tem o Kaspersky Anti-Virus, o Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky Total Security instalados, recomendamos que você faça o seguinte:

  • Certifique-se de que o Inspetor do Sistema esteja sempre ativado. Esse componente é essencial em suas defesas contra ransomware, incluindo as novas variantes que os criminosos podem estar lançando. Em muitos casos, ele pode ajudar a reverter os danos causados pelo malware. Com o Inspetor do Sistema em execução no computador, você fica protegido contra novas variações do ransomware que ainda não foram adicionadas aos bancos de dados de malware. Mesmo que você seja atacado por uma nova variante, o Inspetor do Sistema ajudará a evitar que seus arquivos sejam criptografados.
  • Execute uma verificação completa do computador manualmente. Se o software da Kaspersky Lab detectar uma infecção de ransomware, você poderá excluir o arquivo infectado e reiniciar o computador.

Obtenha as atualizações mais recentes para o sistema operacional Windows

Não deixe de instalar as atualizações de software mais recentes do Microsoft Windows. Muitas das atualizações da Microsoft corrigem problemas de segurança específicos. Se você não aplicar essas atualizações, poderá estar deixando a porta aberta para um ransomware e outros ataques infectarem seu computador.

Atualize todos os aplicativos

Não basta manter somente o sistema operacional atualizado. Outros programas em execução no computador também podem comprometer sua segurança, caso você não baixe as correções de segurança e as atualizações mais recentes de cada aplicativo instalado.

O Kaspersky Internet Security e o Kaspersky Total Security incluem o Software Updater, que verifica o software do computador e ajuda a instalar as atualizações dos diversos aplicativos usados com mais frequência.

Faça o backup dos seus dados para armazenar cópias de seus arquivos de forma segura

Crie o hábito de gerar regularmente backups de todos os arquivos que deseja proteger.

Você deve armazenar seus backups em dispositivos de armazenamento externos e não conectar esses dispositivos constantemente ao computador.

Para economizar tempo e simplificar o processo de backup, o Kaspersky Total Security inclui um recurso de backup automatizado.

Cuidado com seus cliques

É sempre recomendável evitar abrir e-mails suspeitos e anexos de e-mail. Fique longe de sites e links suspeitos e cuidado com os aplicativos que você baixa.

Proteja todos os seus dispositivos

O ransomware pode afetar todos os sistemas operacionais, não somente o Microsoft Windows. Portanto, vale a pena tomar muito cuidado e considerar se você deve investir na segurança de cada computador e dispositivo móvel que usa.

Telefones e tablets Android também são alvos comuns dos ataques de ransomware. O Kaspersky Internet Security for Android pode proteger seus telefones e tablets Android contra uma ampla gama de malware, incluindo ransomware.

O que fazer se você já foi infectado por um ransomware?

Após um ataque, você precisa analisar suas medidas de segurança. Um software de segurança que tenha uma boa funcionalidade antivírus pode ajudar a excluir o ransomware, além de garantir que seu dispositivo não seja infectado novamente no futuro.

Entretanto, é improvável que isso seja suficiente para restaurar o acesso aos seus dados "bloqueados".

Nós desenvolvemos diversas ferramentas de descriptografia e não cobramos nada para você usá-las. Embora não tenhamos ferramentas para todos os tipos de agentes de criptografia, vale a pena acessar noransom.kaspersky.com e conferir se alguma de nossas ferramentas pode descriptografar seus arquivos.

Lembre-se, não existem garantias de proteção total. Por isso, seja cuidadoso ao usar computadores e dispositivos móveis e sempre que estiver on-line.

Não se renda aos pedidos de resgate... dos ransomware
Mantenha seus computadores e dispositivos móveis, além de todos os seus dados, sempre seguros

COMPARAR OS PRODUTOS

O que é a renovação automática?

A renovação automática estenderá automaticamente a sua licença, sem que você precise mover um dedo. Antes de sua assinatura expirar, será cobrada uma taxa de renovação para manter a sua proteção*. Enviaremos um e-mail para lembrar você com antecedência a respeito do próximo pagamento. Você pode cancelar a renovação automática a qualquer momento. Nesse caso, será necessário renovar sua licença manualmente.

Por que usar a renovação automática?

Assinatura contínua e proteção ininterrupta para seus dispositivos

Economia de tempo: detalhes do faturamento e códigos de ativação sem complicação

Mantenha o controle: nós lembramos você sobre as próximas datas de faturamento e você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

* Os preços de renovação estão sujeitos a alterações. No momento da renovação, poderá haver outras ofertas e descontos on-line disponíveis que não se aplicarão à sua assinatura. Enviaremos pelo menos um e-mail para lembrá-lo disso. Você também receberá um e-mail com a confirmação do preço de renovação que será pago e da duração da nova assinatura antes da renovação automática. Nesse momento, talvez seja necessário fazer o upgrade gratuito para a versão mais recente do produto da Kaspersky.