Um macro vírus é um vírus de computador que altera ou substitui uma macro, que é um conjunto de comandos usados por programas para executar ações comuns. Por exemplo, a ação "documento aberto" em muitos programas de processamento de texto se baseia em uma macro para funcionar, uma vez que existem várias etapas distintas no processo. Os macros vírus mudam esse conjunto de comandos, permitindo que sejam executados sempre que a macro é executada.

Fontes de macro vírus

Os macro vírus são geralmente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado após clicar em links de "phishing" em banners ou URLs. Eles são difíceis de serem detectados, uma vez que não funcionam até que uma macro infectada seja executada, momento este em que executam uma série de comandos. Um macro vírus é semelhante a um cavalo de tróia pois pode parecer benigno, e os usuários podem não observar os efeitos nocivos imediatamente. No entanto, diferente dos cavalos de Troia, os macro vírus podem se replicar e infectar outros computadores.

Fatores de risco

O principal risco do macro vírus é sua capacidade de se espalhar rapidamente. Quando uma macro infectada for executada, todos os outros documentos do computador de um usuário são infectados. Alguns desses vírus causam anomalias em documentos de texto, como palavras faltantes ou inseridas, enquanto outros acessam contas de e-mail e enviam cópias de arquivos infectados para todos os contatos do usuário que, por sua vez, abrem e acessam esses arquivos porque eles vêm de uma fonte confiável.

Esses vírus também podem ser projetados para apagar ou comprometer dados armazenados. Além disso, é importante observar que o macro vírus é de multiplataforma, pois pode infectar computadores Windows e Mac usando o mesmo código. Qualquer programa que utiliza macros pode funcionar como um host, e qualquer cópia de um programa infectado enviada através de e-mail, armazenada em disco ou em uma unidade USB irá conter o vírus.


undefined

Outros artigos e links relacionados à definição de macro vírus