Stealth é o termo que se usa para descrever técnicas usadas para tornar o malware invisível. Ou seja, disfarçar quaisquer modificações que o malware possa fazer no sistema infectado. Isso inclui, por exemplo, rootkits.

Como os vírus stealth infectam computadores

Um vírus stealth pode infectar um sistema de computadores de diversas maneiras: por exemplo, quando um usuário faz download de um anexo de e-mail malicioso; instala um malware disfarçado de programas de sites ou usa um software não verificado infectado com malware. Semelhante a outros vírus, ele pode assumir o controle de várias tarefas do sistema e pode afetar o desempenho do computador. Ao executar essas tarefas, os programas antivírus detectam o malware, mas o vírus stealth foi criado para permanecer ativamente escondido dos programas antivírus. Para fazer isso, ele sai temporariamente do arquivo infectado, se copia para outra unidade e é substituído por um arquivo limpo. O vírus stealth também pode evitar a detecção dissimulando o tamanho do arquivo que infectou.

Como se proteger

Você pode detectar o vírus iniciando o sistema com um disco de inicialização para evitar os sistemas que o vírus controla e, em seguida, executar uma verificação antivírus. No entanto, mesmo que seja detectado, existe a possibilidade do vírus ter se copiado para outro arquivo do sistema. Assim, sua erradicação total continua sendo um desafio. Em geral, a melhor contramedida é utilizar um software antivírus eficiente, criado para detectar vírus e seus correspondentes ocultos.

Outros artigos e links relacionados a definições