O gerenciamento unificado de ameaças, normalmente abreviado como UTM (Unified Threat Management), é um termo de segurança de informações que se refere a uma única solução de segurança, e normalmente um único dispositivo, que oferece várias funções de segurança em um único ponto da rede. Normalmente, um dispositivo de UTM inclui funções como: antivírus, antispyware, antispam, firewall de rede, detecção e prevenção de invasões, filtragem de conteúdo e prevenção de vazamentos. Algumas unidades também fornecem serviços como roteamento remoto, conversão de endereços de rede (NAT) e suporte a redes virtuais privadas (VPN). O atrativo da solução está na simplicidade: organizações que já tiveram fornecedores ou dispositivos diferentes para cada tarefa de segurança agora podem obter tudo do mesmo fornecedor, com o suporte de uma única equipe ou departamento de TI, e execução em um único console.

Como os dispositivos de UTM bloqueiam um ou vários vírus de computador

Os dispositivos de gerenciamento unificado de ameaças ganharam força no setor devido ao surgimento de ameaças compostas, que são combinações de diferentes tipos de malware com ataques que visam partes distintas da rede simultaneamente.

Pode ser difícil impedir esse tipo de ataques quando se utiliza dispositivos e fornecedores diferentes para cada tarefa de segurança específica, já que cada aspecto precisa ser gerenciado e atualizado individualmente, em face das mais recentes formas de malware e crime virtual. Com a criação de um único ponto de defesa e o fornecimento de um console único, as soluções de UTM facilitam na hora de lidar com tantas ameaças.

Embora as soluções de gerenciamento unificado de ameaças resolvam alguns problemas de segurança de rede, há certas desvantagens, como um único ponto de defesa que cria também um único ponto de falha. Por isso, muitas organizações escolhem complementar o dispositivo de UTM com um segundo perímetro de software para bloquear qualquer malware que tenha passado pelo firewall do UTM.

Outros artigos e links relacionados a definições