Apesar da preocupação com o uso de dispositivos móveis pessoas no ambiente corporativo, poucas companhias adotam medidas e software de gerenciamento para minimizar os riscos

A entrada de dispositivos móveis pessoas no ambiente corporativo, tendência denominada de “bring your own device” (BYOD), representa um risco crescente à segurança a maioria das empresas. A pesquisa global de Riscos Globais de Segurança Corporativa de TI de 2013, produzida pela B2B International em parceria com a Kaspersky Lab, verificou que o uso de smarphones e tablets pessoais no trabalho é tida como uma ameaça para 93%.

O estudo foi realizado com empresas de 24 países, incluindo o Brasil, e indica que 60% das empresas da América Latina estão preocupadas com esse fenômeno. O nível de preocupação é ainda maior entre as empresas da América do Norte (69%), Oriente Médio (65%), da Europa Ocidental (62%). As companhias Russas aparecem em último, com 57% considerando o BYOD como ameaça.

E as preocupações crescem impulsionadas pelo aumento dos riscos. O levantamento aponta que o uso indevido desses dispositivos é uma causa frequente de incidentes de segurança de TI, resultando na perda de dados críticos da empresa. Um total de 21% (2% a mais que em 2012) dos entrevistados na América Latina relataram que suas empresas sofreram vazamentos de dados confidenciais por meio de clientes de email para dispositivos móveis, mensagens de texto e outros canais disponíveis para os proprietários de smartphones e tablets.

Contudo, isso não implica exatamente na adoção de medidas para minimizar os riscos trazidos à segurança de dados e informações corporativas. A maioria não pretende proibir o uso de dispositivos pessoais no local de trabalho, pelo contrário, cerca de 31% dos entrevistados globais afirmam que vão incentivar o uso de smartphones e tablets, enquanto na América Latina esse número representa 39%. Além disso, apenas 38% utilizam soluções antivírus para integrar, proteger e gerenciar os dispositivos móveis na rede corporativa, enquanto apenas 20% usam soluções de gerenciamento de dispositivos móveis.

Copyright © 1997 - 2014 Kaspersky Lab ZAO.

Todos os direitos reservados. Software Antivírus Líder do Segmento.

ITWeb: BYOD representa ameaça à segurança para 60% das empresas na América Latina