21 de dezembro de 2018

Kaspersky Lab: saiba como se proteger de phishing disfarçado de presente neste final de ano

Este também é o período mais ativos dos cibercriminosos brasileiros e o phishing é a principal arma utilizada. Só nos últimos 12 meses, houve em crescimento de 110%, de acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, empresa global de cibersegurança

A Black Friday deste ano registrou mais de 2,4 milhões de consumidores efetuando compras online[1], o que é um ótimo termômetro para as vendas de fim de ano. Porém, este também é o período mais ativos dos cibercriminosos brasileiros e o phishing é a principal arma utilizada. Só nos últimos 12 meses, houve em crescimento de 110%, de acordo com os pesquisadores da Kaspersky Lab, empresa global de cibersegurança.

Brindes, cupons de descontos e ofertas imperdíveis são os temas mais usados na criação dos phishings brasileiros, pois despertam facilmente o interesse de grande parte dos usuários mais desavisados. “Embora neste ano o Brasil não tenha ficado em primeiro lugar no ranking dos países mais atacados por phishing, isso não significa que os cibercriminosos tenham diminuído a quantidade de golpes e perdido a criatividade”, afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. Nos últimos meses, por exemplo, foram encontrados diversos golpes como o cartão de crédito premium na Black Friday, as camisetas grátis da campanha do Outubro Rosa e, a mais recente, os presentes de Natal que a Coca-Cola supostamente estava distribuindo.

Ao longo dos últimos anos, analistas da Kaspersky Lab verificaram que o phishing financeiro representou um quarto de todos os ataques anuais desse tipo, sendo que, em 2017, ultrapassou metade de todos os ataques. Além disso, durante o período de férias, o número de ataques direcionados aos consumidores online e sistemas de pagamento aumenta em 10% de todo o phishing financeiro do ano.

“Por saber que muitos usuários estão conectados e procurando por promoções e presentes durante este período, os cibercriminosos aproveitam para chamarem a atenção com temas populares e massificarem seus golpes”, comenta Assolini. “São em casos assim que muitos usuários, sem perceberem, acabam fornecendo mais informações do que devem e que com certeza serão utilizadas pelos cibercriminosos em outros golpes.

Ainda de acordo com Assolini, alguns comportamentos dos usuários só fazem com que os cibercriminosos continuem explorando esses tipos de golpes. “Uma pesquisa inédita da Kaspersky Lab na América Latina, em parceria com a CORPA, verificou que 28% dos entrevistados aceitariam dar sua senha e o dispositivo móvel a um estranho por 15 minutos em troca de U$ 20 mil. Tal comportamento online destaca que a segurança precisa ganhar atenção do usuário. Enquanto estivermos dispostos a abrir mão da nossa segurança, o trabalho dos cibercriminosos será mais fácil”, explica.

Outro momento que a atenção dos consumidores deve estar alta é no momento do pagamento. Infelizmente 35% dos brasileiros[2] estão dispostos a fornecer informações pessoais em troca de cupons, descontos especiais ou programas de fidelidade. “Isso só comprova a fragilidade dos usuários, pois quando nos inscrevemos nessas ofertas estamos concedendo certas permissões para o uso das informações e, em muitos casos, não temos consciência disto. A grande questão é que devemos nos educar sobre ciberameaças e nos manter protegidos com soluções que nos permitam identificar possíveis ataques", completa Assolini.

Para aproveitar este período de festas e de descanso sem se preocupar com presentes indesejados e surpresas desagradáveis durante as viagens, a Kaspersky Lab separou algumas dicas que devem ser adotadas:

  • Sempre verifique o link antes de clicar. Coloque o mouse em cima do link para visualizar a URL e observe com atenção se há erros de ortografia ou outras irregularidades. Além disso, caso seja uma promoção ou algo utilizando o nome de uma marca famosa, sempre acesse o site oficial da empresa – digitando o site – para confirmar a veracidade da promoção ou campanha;
  • Mesmo que uma mensagem tenha vindo de melhores amigos e familiares, lembre-se de que eles também podem ter sido enganados ou hackeados. É por isso que o usuário deve permanecer cauteloso em qualquer situação. Embora a mensagem pareça verdadeira, sempre suspeite de links e anexos;
  • Evite fazer login em bancos online e serviços semelhantes utilizando redes Wi-Fi públicas. Redes abertas podem ser criadas por criminosos que, entre outras coisas, falsificam endereços de sites utilizando a conexão e, assim, redirecionam o usuário para uma página falsa. Caso precise fazer uma transação urgente, certifique-se de ter uma rede privada virtual (VPN) de confiança, como o Kaspersky Secure Connection;
  • Tenha uma solução de segurança robusta no seu celular e outros dispositivos. Utilize uma solução de segurança que se adapte à sua rotina, como o Kaspersky Security Cloud, que alerte sobre os riscos à segurança, além de proteger os dispositivos contra phishing, malware, app mal-intencionados e outras ameaças conhecidas e desconhecidas. Além disso, mantenha sempre atualizada essa solução de segurança para não cair em golpes de cibercriminosos.

Sobre a Kaspersky Lab

A Kaspersky Lab é uma empresa internacional de cibersegurança que tem mais de 20 anos de operações no mercado. A detalhada inteligência de ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky Lab se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança da próxima geração para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky Lab, e ajudamos 270.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

[1] Segundo levantamento do Ebit|Nielsen sobre o faturamento do e-commerce na Black Friday em 2018

[2] De acordo com o primeiro estudo regional desenvolvido pela Kaspersky Lab na América Latina, em conjunto com a empresa de pesquisa chilena CORPA

Articles related to Comunicados à imprensa