Segundo o recente relatório “Como o Covid-19 mudou a forma das pessoas trabalharem”, daKaspersky, dois terços (67%) dos profissionais brasileiros que estão trabalhando em casa ainda não receberam nenhum treinamento ou orientações específico de cibersegurança para protegê-los de perigos online. Mesmo que seja mais difícil controlar a segurança de dados e da TI corporativa remotamente, as ciberameaças seguem presentes. Por exemplo, 40% dos entrevistados no Brasil disseram ter recebido e-mails de phishing relacionados à COVID-19. Para evitar os riscos, é importante que as organizações deem orientações de cibersegurança às suas equipes.
Enquanto muitos profissionais estão enfrentando o enorme desafio de trabalhar de casa, é importante que as empresas garantam que suas equipes possam trabalhar da maneira usual. Manter os funcionários protegidos torna-se um desafio, pois são necessários muitos recursos para possibilitar o acesso seguro aos serviços de que o time precisa regularmente para realizar bem seu trabalho. Portanto, é fundamental estabelecer medidas de cibersegurança eficientes, pois o trabalho remoto também pode provocar novos riscos, como o aumento de ataques de phishing e spam, conexões com pontos de Wi-Fi comprometidos ou o uso da TI Invisível (Shadow IT) pelos funcionários.
No entanto, uma pesquisa com 6.000 profissionais ao redor do mundo mostrou que os empregadores podem não ter explicado a seus funcionários como evitar que sejam vítimas destes perigos. Pelo menos 67% dos brasileiros disseram não ter recebido treinamentos educativos de cibersegurança quando começaram a trabalhar remotamente. Em contrapartida, 40% dos entrevistados no Brasil disseram já tinham recebido, por exemplo, e-mails de phishing com o tema COVID-19. E o download acidental de arquivos malicioso dessas mensagens pode levar à infecção de dispositivos e ao comprometimento de dados corporativos. Muitos funcionários também estão usando mais serviços on-line que não foram aprovados por seus departamentos de TI, fenômeno que é chamado de Shadow IT, como aplicações de videoconferência (43%), mensagens instantâneas (51%) ou armazenamento de arquivos (44%).
“É difícil manter a ‘rotina do dia a dia’ quando tudo precisa mudar tão drasticamente. Enquanto os funcionários estão se adaptando à nova realidade do trabalho em casa, as equipes de TI e de cibersegurança sofrem pressão para permitir que todos continuem trabalhando em segurança. Os ciberincidentes aumentam a dificuldade deste desafio, por isso é importante estar atento e garantir que o trabalho remoto seja seguro”, afirma Andrey Dankevich, gerente sênior de marketing de produto da Kaspersky.
Para ajudar as empresas a apoiar o trabalho remoto seguro de seus funcionários, a Kaspersky recomenda:
Para mais informações sobre o impacto do home office nos trabalhadores e para ler o relatório completo, acesse https://www.kaspersky.com/blog/report-covid-wfh/35244/.