9 de janeiro de 2020

Cumpra suas “metas digitais” de Ano Novo com cinco passos simples

A internet atualmente faz parte da nossa rotina, que começa ao verificar o celular como primeira ação do dia.

Essa vida superconectada trouxe também maus hábitos digitais que afetam negativamente nossa vida online. E o início do ano é uma ótima oportunidade de reavaliar nossos comportamentos em relação à tecnologia e começar a ter uma vida online mais saudável.

Segundo os especialistas da Kaspersky, cuidar da segurança online deve ser um de nossos objetivos de Ano Novo, como perder peso, se exercitar, aprender algo novo, comer de forma mais saudável ou economizar dinheiro. Pensando nisso, a empresa separou cinco dicas simples para tornar a vida digital das pessoas mais segura:

  • Adote senhas fortes: para isso é necessário criar sequencias únicas e complexas para cada conta online e não as compartilhar com ninguém. Estas credenciais são a primeira defesa contra fraudes e golpes. Infelizmente, uma pesquisa da Kaspersky mostrou que 34% dos brasileiros utilizam a mesma senha em diferentes sites. Também não surpreende que 21% deles afirmaram já terem tido uma de suas contas invadida. As senhas fortes devem ter pelo menos 15 caracteres, incluindo números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Para não precisar memorizar todas elas, utilize um gerenciador de senhas, como o Kaspersky Password Manager, que ajuda ainda na criação de códigos únicos e os armazena em um local seguro.
  • Ajuste a privacidade de suas redes sociais: elas contêm muitas informações pessoais que podem estar visíveis para qualquer internauta. Verifique as configurações de privacidade de suas contas no Facebook, Twitter, Instagram, Google, LinkedIn entre outras. Passar alguns minutos revisando-as ajudará a impedir que estranhos tenham acesso aos dados particulares ou até roubem sua identidade. Se não for realmente necessário ter uma rede social, considere cancelá-la.
  • Reforce a segurança do Internet e Mobile Banking: as transferências financeiras estão cada vez mais comuns e facilitam nossas vidas, mas também são o principal alvo dos cibercriminosos brasileiros (ganhos financeiros). Ações simples, como não compartilhar nossas credenciais bancárias com ninguém, verificar sempre a legitimidade dos sites e desconectar a sessão nos serviços bancários são algumas das práticas recomendadas para 2020. Além disso, é importante ativar a dupla autenticação para os apps bancários: assim, será necessária uma senha para acessá-los, o que oferece uma camada extra de proteção. Confira outras duas no guia sobre como proteger seu dinheiro contra fraudes online, desenvolvido pelos especialistas da Kaspersky.
  • Configure a privacidade do seu celular ou tablet: a pesquisa da Kaspersky também revelou que os brasileiros são presas fáceis para cibercriminosos por ignorar dicas simples, uma vez que 17% não têm uma senha para acessar seus celulares; 44% compartilham suas credenciais de acesso a smartphones e tablets; e 78% deixam apps como Facebook, Instagram, Twitter conectados nos dispositivos móveis. Atualmente, nossos celulares armazenam muitas informações pessoais que devem ser mantidas em sigilo. Recomenda-se que eles sejam bloqueados e protegidos por senha, quando estiverem fora de uso. Além disso, ter uma solução de cibersegurança, como o Kaspersky Total Security, ajudará não apenas a resguardar as informações armazenadas como também protegerá a pessoa contra malware, ransomware e phishing e permite também bloquear e rastrear remotamente seu iPhone, iPad ou dispositivo Android em caso de perda ou roubo.
  • Cuidado com Wi-Fi públicas: embora sejam cômodas e estejam disponíveis em quase todos os lugares, elas também podem expor seus dados para estranhos e cibercriminosos. O ideal é evitar seu uso. Se você não tem outra escolha, use uma VPN (rede virtual privada) para proteger suas informações, como a Kaspersky Secure Connection.

Segundo Dmitry Bestuzhev, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky na América Latina, o início de um novo ano é uma boa oportunidade para lembrar que todo usuário de um dispositivo conectado à internet é responsável por proteger suas informações contra roubo, hackers ou perda de informação. “Infelizmente, os maus hábitos facilitam o trabalho dos cibercriminosos. Ignorar as regras básicas de cibersegurança garante um longo ciclo de vida aos ataques, possibilitando o uso do mesmo padrão e as mesmas técnicas”, afirma o executivo.

Para mais dicas de cibersegurança, acompanhe o blog (https://www.kaspersky.com.br/blog/).  

Para informações detalhadas sobre as soluções de cibersegurança da Kaspersky, acesse: https://www.kaspersky.com.br/home-security

Artigo relacionado Comunicados à imprensa