3 de julho de 2020

Kaspersky e AVL Software and Functions desenvolvem controlador seguro de direção autônoma

Controlador consiste em uma plataforma de desenvolvimento aberta e personalizável para a criação de protótipos e de unidades de série

A Kaspersky anuncia a primeira integração do seu novo KasperskyOS automotivo com uma unidade de controle (ECU) presente em um avançado sistema de assistência ao motorista (ADAS), desenvolvido pela AVL Software and Functions GmbH (AVL SFR). O controlador é uma plataforma aberta e personalizável usada para criar protótipos ou unidades em série e ela foi criada seguindo o conceito de “design seguro”, pois opera com o KasperskyOS.

O sistema operacional seguro da Kaspersky nesta aplicação desempenha o papel de proteger a comunicação entre os componentes do assistente ao motorista e garantir a segurança das funções tecnológicas do veículo autônomo. Ele garante ainda que as funcionalidades adicionais – que são desconhecidas do usuário ou são adicionadas por atualizações do sistema – não sejam exploradas e não afetem o desempenho do carro.

Segurança dos carros autônomos

A automação de veículos deverá melhorar a vida das pessoas, aperfeiçoando a experiência de mobilidade, aumentando a capacidade das estradas e disponibilizando o tempo que antes seria gasto na direção. No entanto, uma das principais preocupações em relação à tecnologia é sua segurança. Vários casos demonstram como a cibersegurança é importante para garantir a integridade física, à medida que vulnerabilidades permitem que criminosos assumam o controle de um carro. Por isso, a Kaspersky continua sua pesquisa e o desenvolvimento de soluções e serviços para proteger veículos com funcionalidades de assistência ao motorista por meio da colaboração com a AVL SFR, que faz parte da maior empresa independente de engenharia automotiva do mundo, para o desenvolvimento, simulações e testes.

Baseada em uma nova plataforma de unidade de controle da AVL SFR, o controlador para assistentes ao motorista conta com dois processadores em um chip de alto desempenho, um controlador de segurança e oferece alta conectividade, incluindo links para câmeras, Lidars (sigla em inglês para Detecção e Variação de Luz) e outros componentes relacionados. A plataforma de hardware também dá suporte aos padrões CAN (Controller Area Network) e Ethernet automotiva, possibilitando a comunicação segura entre os dispositivos de um veículo.

Na maior parte dos casos conhecidos, criminosos exploraram erros no código deixados involuntariamente pelos desenvolvedores. Isso pode acontecer porque os veículos modernos são sistemas complexos, o que torna difícil gerenciar a segurança de todos os componentes. Além disso, esses sistemas são atualizados regularmente e é importante garantir que as alterações em um componente não afetem o funcionamento do veículo. E o KasperskyOS proporciona uma forte separação entre estes componentes, de modo que, por padrão, não seja possível nenhuma interferência indesejada. A interação entre todos os componentes eletrônicos é controlada pelo Kaspersky Security System, o mecanismo de política de segurança do KasperskyOS. Ele monitora a execução de processos, assim como a comunicação entre cada componente e com o sistema operacional.

Como novo parceiro da AUTOSAR, um consórcio que tem como objetivo desenvolver padrões comuns para a arquitetura de software automotivo, a Kaspersky também produziu um kit de desenvolvimento de software (SDK) intitulado Kaspersky Automotive Adaptive Platform. Com este SDK, a AVL SFR pode desenvolver sistemas para veículos automatizados e direção autônoma, pois ele fornece recursos de piloto automático, segurança e monitora sua integridade. Esse conjunto de bibliotecas também possibilita a adoção de outros sistemas, seguindo os requisitos adaptativos da AUTOSAR, e funciona no KasperskyOS sem a necessidade de alterações. A Kaspersky Automotive Adaptive Platform está pronta para ser entregue, e a AVL SFR tem apresentado seu aplicativo de piloto automático para vários clientes do setor automotivo.

“Quando se trata de veículos autônomos parcialmente controlados, é especialmente importante garantir a segurança e a proteção do motorista, juntamente com passageiros e pedestres. Mesmo que haja vulnerabilidades no software do veículo, todas as tentativas de explorá-las serão frustradas, pois nosso sistema operacional KasperskyOS irá bloqueá-las. Estamos empolgados com essa parceria com a AVL SFR para o desenvolvimento do controlador de direção autônoma e orgulhosos por juntos termos criado um sistema que associa proteção e segurança”, comenta Grigory Sizov, chefe da unidade de negócios KasperskyOS da Kaspersky.

Dirk Geyer, chefe de proteção e segurança do segmento de produtos da AVL SFR, destaca: “Os recursos sofisticados e complexos executados em controladores conectados de alto desempenho, como a unidade de controle do assistente ao motorista, devem ser protegidos por uma base de segurança holística desde o nível do sistema operacional. O KasperskyOS automotivo é projetado explicitamente dessa maneira, de modo a oferecer uma camada de confiança para a segurança, disponibilidade, privacidade e confiabilidade desses sistemas de controle.”

A unidade de controle para assistentes de motorista da AVL SFR já está pronta para realizar protótipos em soluções embarcadas (OEMs) ou com fornecedores de Nível 1.

Saiba mais sobre a Kaspersky Automotive Adaptive Platform no site da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

Sobre a AVL Software and Functions GmbH

A AVL é a maior empresa independente do mundo em desenvolvimento, simulações e testes de sistemas de transmissão, sua integração nos veículos e também novos campos, como ADAS/AD e inteligência de dados.

A AVL Software and Functions foi fundada em 2008 e, desde então, tem um crescimento sólido. Nós desenvolvemos soluções de sistemas e software com tecnologia de ponta para mobilidade inteligente e ecologicamente compatível, e também trabalhamos com integração de sistemas e desenvolvimento de eletrônicos.

Com base em nosso forte conhecimento técnico, nós cooperamos com nossos clientes e parceiros de todo o mundo, como a Kaspersky, e juntos encontramos soluções abrangentes. Nosso foco são os temas de economia de combustível, otimização de desempenho e máxima redução de poluentes para os conceitos de direção tradicional e maior eficiência para aplicações de e-mobilidade, assim como aplicações de proteção e segurança e serviços de digitalização. Saiba mais: www.avl-functions.com.

Artigo relacionado Comunicados à imprensa