A educação dos funcionários é essencial para a proteção das empresas contra os ciberataques. No entanto, muitas companhias têm dificuldade em mobilizar suas equipes para treinamentos de cibersegurança, e boa parte das vezes isso acontece porque esses programas não consideram o conhecimento que cada funcionário já possui sobre o tema. É por isso que a Kaspersky, em parceria com a Area9 Lyceum, desenvolveu um novo programa de treinamento online que vai ajudar os funcionários a adquirirem conhecimentos essenciais sobre cibersegurança, de forma personalizada e sem sobrecarga.

O Kaspersky Adaptive Online Training foi construído com base na experiência em cibersegurança da Kaspersky e oferece um conteúdo adaptativo. Por exemplo, um funcionário com maior conhecimento sobre cibersegurança poderia pular os módulos mais básicos, avançando diretamente para a etapa que interessa. Tal qual um tutor pessoal, o programa estrutura as lições de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para chegar a esse caminho específico, os algoritmos “biológicos” inteligentes da Area9 Lyceum mesclam perguntas com o conteúdo, avaliando o conhecimento sobre o assunto e a confiança nas respostas conforme o funcionário estuda. Assim, a tecnologia otimiza o caminho até o domínio do assunto, ignorando aquilo que o profissional já conheça e o ajudando a compreender conceitos e temas com os quais está menos familiarizado.

O conteúdo de aprendizagem inclui o gerenciamento desenhas, segurança de e-mail, navegação web, redes sociais& mensagens instantâneas, segurança de endpoints, dispositivos móveis e GDPR (lei de proteção de dados europeia que já está em vigor). Com estes conhecimentos, os funcionários podem trabalhar com um baixo nível de risco de cibersegurança. Todas as lições e testes são baseados em situações reais e exemplos de ataques que aconteceram de verdade.

Maioria das empresas já teve problemas

O treinamento em conscientização sobre cibersegurança é essencial para apresentar as noções básicas a funcionários. No entanto, muitas organizações observam que alguns cursos não produzem o efeito desejado. Embora 37% das grandes empresas já tenham implementado pelo menos alguma forma de treinamento de segurança, apenas 13% das organizações pesquisadas confirmam não ter tido nenhum problema de segurança de TI causado pelas ações de seus funcionários[1]

Ainda ocorrem erros porque as pessoas tendem a esquecer o que aprenderam quando não têm oportunidade de reter as informações corretamente. Por exemplo, no dia depois de uma palestra de uma hora, os participantes esquecem de 50 a 80% das informações que receberam e, depois de 30 dias, eles conseguem lembrar-se de apenas 2 a 3% de toda a palestra. No entanto, os colaboradores acham que aprender algo que eles já saibam, e até repetir várias vezes fatos conhecidos, pode ser chato e irritante.

“A tarefa mais difícil é motivar e ensinar novas habilidades para funcionários que cometem erros, mas têm certeza absoluta de que fazem tudo certo. A metodologia de aprendizagem adaptativa permite que as empresas identifiquem essas áreas em suas equipes e se empenhem mais em fechar as lacunas de conhecimento, evitando que as pessoas se sobrecarreguem com informações desnecessárias.Segundo a estimativa da Area9 Lyceum, com a abordagem da jornada de aprendizagem individual, as empresas conseguem economizar até50% do tempo gasto em treinamento”, afirma Elena Molchanova, líder de marketing de conscientização de segurança da Kaspersky.

Para gerenciar o Kaspersky Adaptive Online Training, basta selecionar quais módulos cada grupo de fundiários deve concluir, e a solução enviará os links referentes às lições. A solução também fornece estatísticas detalhadas sobre o desempenho dos funcionários e monitora aqueles que insistem em ter condutas de risco. A solução é baseada em nuvem e está disponível em inglês, alemão, espanhol, árabe, francês, italiano e russo.

Para mais informações, acesse o site oficial

Sobre a Area9

A Area9 Lyceum desenvolve habilidades e competências do século XXI por meio da primeira plataforma de aprendizagem quadridimensional, a Area9 Rhapsode™. Com base em mais de 20 anos de pesquisas sobre fatores humanos e cognição, a plataforma baseada em IA proporciona aprendizagem realmente personalizada em grande escala, reduzindo o tempo de treinamento pela metade, garantindo a proficiência e produzindo impactos duradouros sobre carreiras e resultados de negócios. www.area9lyceum.com.

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

[1] A Pesquisa de Riscos Globais de Segurança Corporativa de TI da Kaspersky (ITSRS) é uma pesquisa mundial com tomadores de decisões de negócios de TI realizada em 2019. As respostas foram fornecidas por organizações com mais de 1000 funcionários

Kaspersky lança treinamento personalizado de cibersegurança para empresas

Desenvolvido em parceria com a Area9 Lyceum, o Kaspersky Adaptive Online Training oferece um conteúdo que se adapta de acordo com o conhecimento de cada funcionário