23 de junho de 2020

Kaspersky lança treinamento personalizado de cibersegurança para empresas

Desenvolvido em parceria com a Area9 Lyceum, o Kaspersky Adaptive Online Training oferece um conteúdo que se adapta de acordo com o conhecimento de cada funcionário

A educação dos funcionários é essencial para a proteção das empresas contra os ciberataques. No entanto, muitas companhias têm dificuldade em mobilizar suas equipes para treinamentos de cibersegurança, e boa parte das vezes isso acontece porque esses programas não consideram o conhecimento que cada funcionário já possui sobre o tema. É por isso que a Kaspersky, em parceria com a Area9 Lyceum, desenvolveu um novo programa de treinamento online que vai ajudar os funcionários a adquirirem conhecimentos essenciais sobre cibersegurança, de forma personalizada e sem sobrecarga.

O Kaspersky Adaptive Online Training foi construído com base na experiência em cibersegurança da Kaspersky e oferece um conteúdo adaptativo. Por exemplo, um funcionário com maior conhecimento sobre cibersegurança poderia pular os módulos mais básicos, avançando diretamente para a etapa que interessa. Tal qual um tutor pessoal, o programa estrutura as lições de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para chegar a esse caminho específico, os algoritmos “biológicos” inteligentes da Area9 Lyceum mesclam perguntas com o conteúdo, avaliando o conhecimento sobre o assunto e a confiança nas respostas conforme o funcionário estuda. Assim, a tecnologia otimiza o caminho até o domínio do assunto, ignorando aquilo que o profissional já conheça e o ajudando a compreender conceitos e temas com os quais está menos familiarizado.

O conteúdo de aprendizagem inclui o gerenciamento desenhas, segurança de e-mail, navegação web, redes sociais& mensagens instantâneas, segurança de endpoints, dispositivos móveis e GDPR (lei de proteção de dados europeia que já está em vigor). Com estes conhecimentos, os funcionários podem trabalhar com um baixo nível de risco de cibersegurança. Todas as lições e testes são baseados em situações reais e exemplos de ataques que aconteceram de verdade.

Maioria das empresas já teve problemas

O treinamento em conscientização sobre cibersegurança é essencial para apresentar as noções básicas a funcionários. No entanto, muitas organizações observam que alguns cursos não produzem o efeito desejado. Embora 37% das grandes empresas já tenham implementado pelo menos alguma forma de treinamento de segurança, apenas 13% das organizações pesquisadas confirmam não ter tido nenhum problema de segurança de TI causado pelas ações de seus funcionários[1]

Ainda ocorrem erros porque as pessoas tendem a esquecer o que aprenderam quando não têm oportunidade de reter as informações corretamente. Por exemplo, no dia depois de uma palestra de uma hora, os participantes esquecem de 50 a 80% das informações que receberam e, depois de 30 dias, eles conseguem lembrar-se de apenas 2 a 3% de toda a palestra. No entanto, os colaboradores acham que aprender algo que eles já saibam, e até repetir várias vezes fatos conhecidos, pode ser chato e irritante.

“A tarefa mais difícil é motivar e ensinar novas habilidades para funcionários que cometem erros, mas têm certeza absoluta de que fazem tudo certo. A metodologia de aprendizagem adaptativa permite que as empresas identifiquem essas áreas em suas equipes e se empenhem mais em fechar as lacunas de conhecimento, evitando que as pessoas se sobrecarreguem com informações desnecessárias. Segundo a estimativa da Area9 Lyceum, com a abordagem da jornada de aprendizagem individual, as empresas conseguem economizar até 50% do tempo gasto em treinamento”, afirma Elena Molchanova, líder de marketing de conscientização de segurança da Kaspersky.

Para gerenciar o Kaspersky Adaptive Online Training, basta selecionar quais módulos cada grupo de fundiários deve concluir, e a solução enviará os links referentes às lições. A solução também fornece estatísticas detalhadas sobre o desempenho dos funcionários e monitora aqueles que insistem em ter condutas de risco. A solução é baseada em nuvem e está disponível em inglês, alemão, espanhol, árabe, francês, italiano e russo.

Para mais informações, acesse o site oficial

Sobre a Area9

A Area9 Lyceum desenvolve habilidades e competências do século XXI por meio da primeira plataforma de aprendizagem quadridimensional, a Area9 Rhapsode™. Com base em mais de 20 anos de pesquisas sobre fatores humanos e cognição, a plataforma baseada em IA proporciona aprendizagem realmente personalizada em grande escala, reduzindo o tempo de treinamento pela metade, garantindo a proficiência e produzindo impactos duradouros sobre carreiras e resultados de negócios. www.area9lyceum.com.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 250.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.

[1] A Pesquisa de Riscos Globais de Segurança Corporativa de TI da Kaspersky (ITSRS) é uma pesquisa mundial com tomadores de decisões de negócios de TI realizada em 2019. As respostas foram fornecidas por organizações com mais de 1000 funcionários 

Artigo relacionado Comunicados à imprensa