Ir para o conteúdo principal

Uma pesquisa da Kaspersky mostra que mais de 80% dos latino-americanos pagam serviços de streaming de vídeo como Netflix, HBO e Amazon Prime e que 54% também mantem assinaturas em plataformas de música, como Spotify, Youtube Music e SoundCloud. Por isso, temas de entretenimento são tão usados para disfarçar golpes online. Além do interesse dos fãs, os cibercriminosos contam com o momento de distração e descontração para garantir o sucesso das fraudes.

Um terço dos brasileiros acreditam que são comuns demais para serem hackeados. Porém, com um olhar mais atento, é possível ver que por trás dos celulares e apps estão informações muito importantes para os cibercriminosos: os dados financeiros. Todas as plataformas de streaming funcionam com assinaturas mensais - o que força a pessoa ter um cartão real para manter a conta funcionando. Para obter estes dados, os criminosos realizam campanhas massificadas de golpes, tanto para roubar esses dados em páginas falsas, quanto para instalar programas maliciosos nos dispositivos para interceptar as credenciais bancárias das vítimas.

Para conseguir atingir o máximo de pessoas possíveis nessas campanhas maliciosas, estes grupos ficam esperando para identificar novas tendências que ganharão destaque. Quanto mais atenção o tema traz, maior será o número de vítimas de um ataque disfarçado. O relatório mais recente da Kaspersky mostra que as séries originais mais usadas em atividades maliciosas são "Mandalorian" e "Heat Heist". Além disso, a empresa identificou ainda ações criminosas camufladas em filmes indicados ao Globo de Ouro, Oscar, por exemplo, e no lançamento online da Viúva Negra.

Outro tema de entretenimento que recebe atenção dos cibercriminosos é o mundo dos jogos eletrônicos. No Relatório Gamer de 2021, a Kaspersky contabilizou mais de 5,8 milhões de ataques disfarçados de malware de jogos, e os títulos mais usados foram Minecraft, The Sims 4 e PUBG. "O pensamento ‘é só um joguinho’ é muito comum, mas deixamos de considerar que os games tem itens/personagens raros - e muito deles só são adquiridos com dinheiro real. Portanto, uma conta dessas tem seu valor neste segmento e tem número de cartão de crédito. O lucro que o criminoso ganha pode vir de de diferentes maneiras", alerta Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.

Para tornar seu momento de diversão ainda mais seguro, os especialistas da Kaspersky preparam três dicas de proteção:

Acesso antecipado a lançamentos

Nos lançamentos ou dias em que alguma novidade sobre um jogo ou filme sair, fique atento aos links de sites que você não conheça. Por mais tentador que seja, essa é uma das artimanhas mais comuns de fraude para roubar dados de cartão de crédito. Não acredite neste tipo de anúncio e tenha uma solução de segurança para proteger seus dispositivos contra tentativas de instalação de malware ou contra links fraudulentos. O melhor do entretenimento é relaxar e curtir, por isso escolha a solução com a melhor proteção.

Pirataria

"Você acha qualquer coisa na internet de graça, basta procurar". Muitos internautas pensam desta maneira, mas não avaliam os riscos que estão correndo. O alerta não é careta, é realista! O Panorama de Ameaças de 2021 da Kaspersky mostra que o que mais gera vítimas de golpes online é a pirataria. Para piorar, 41% dos brasileiros já desligaram o antivírus porque ele bloqueou um download. "Enquanto esta cultura do ‘jeitinho’ não mudar, continuaremos facilitando o trabalho do cibercriminoso", conclui Tricarico.

Roubo de contas

Os golpes que buscam roubar as credenciais de plataformas de streaming não focam apenas nos dados financeiros. Muitos atacantes buscam por contas ativas e vendem a credencial para quem não tem acesso à plataforma - já que muitos serviços são multidispositivos. Para evitar que pessoas desconhecidas usem sua conta, revise as opções de segurança e privacidade, ative a opção de dupla autenticação e use uma senha única para cada app. Para facilitar o trabalho, use um gerenciador de senhas para garantir proteção e facilidade.

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.

Mais de 80% dos latino-americanos estão nas plataformas de streaming, um atrativo para golpes online. Entenda porquê.

Os especialistas da Kaspersky preparam três dicas para garantir a segurança nos momentos de diversão
Kaspersky Logo