Ir para o conteúdo principal

Dia Mundial do Backup: metade dos brasileiros não se preocupa em fazer backup

30 de março de 2023

A Kaspersky aproveita a data para listar os maiores riscos para arquivos pessoais e corporativos

De acordo com dados da Kaspersky, quase metade dos brasileiros (49%) não se preocupa em fazer backup de suas fotos e dados. De fato, apenas 41% contam com cópias de segurança de suas informações em seus PCs, enquanto 44% das pessoas realizam nos celulares. A Kaspersky explica a importância dessa ferramenta e aborda os riscos quando este cuidado não é feito.

Todos os indivíduos e organizações correm o risco de perder dados importantes permanentemente se não fizerem backup de seus arquivos. Enquanto a perda de documentos para uso pessoal gera um problema menor, as organizações correm o risco de prejudicar seus negócios a ponto de perdê-los. Na maioria dos casos, as empresas que não podem acessar seus arquivos como finanças, folha de pagamento e vendas, seja por causas acidentais ou maliciosas, não podem continuar operando.

De acordo com a Kaspersky, os três principais riscos relacionados com esse tema são:

Negligência do indivíduo ou do administrador: Existe a chance de pessoas e até mesmo administradores de TI pressionarem acidentalmente o botão 'Excluir' em um arquivo. Muitas vezes, essa ação só pode ser revertida por meio da recuperação dos arquivos. A melhor proteção contra esse tipo de erro é um software de backup que faz cópias recorrentes de arquivos abertos. Além disso, ao final do dia de trabalho, a criação de um "espelho" automático de armazenamento do computador fornece segurança adicional para recuperar rapidamente os dados, se necessário.

Mau funcionamento ou roubo do dispositivo: Se você já passou por uma situação de falha no computador ou smartphone, sabe como a experiência é frustrante. Criar e armazenar backups frequentes proporciona uma tranquilidade maior para quem possui informações valiosas em máquinas e dispositivos. Fazer backups também pode ser um salva-vidas se alguém roubar seu computador ou celular, já que você pode substituir o aparelho, por exemplo, e baixar os arquivos do armazenamento externo para o novo smartphone.

Hacking ou uso não-autorizado: Os cibercriminosos tornaram-se cada vez mais ousados para infectar computadores com vírus ou outros tipos de software malicioso, como ransomware, por exemplo, que impede que os usuários finais acessem arquivos e aplicativos em seus computadores. Ultimamente, os golpistas têm focado esses tipos de ataques em organizações públicas e privadas para exigir que elas paguem um resgate para restaurar o acesso a seus arquivos. Os backups garantem que os ataques de ransomware não interrompam o trabalho das organizações por muito tempo.

Para obter um backup adequado de todos os dispositivos, a Kaspersky recomenda:

  • Tente fazer backup periodicamente. O ideal seria trabalhar com um backup diário. Na verdade, você pode agendar um horário específico para que ele ocorra, como quando o dispositivo envolvido não estiver em uso.
  • Criptografe e faça backup de todos os seus backups. É aconselhável fazer uma cópia em um serviço de nuvem e em um disco rígido externo para as informações mais importantes, além de criptografá-las para que elas estejam protegidas contra um ataque ou perda.
  • Habilite backups em suas contas. Diferentes sistemas operacionais permitem que você salve automaticamente suas informações em seu armazenamento, como o Google ou o iCloud; no entanto, eles têm capacidade limitada. Considere ter uma ferramenta segura adicional para o seu backup.
  • Use uma solução de segurança. O Kaspersky Premium, por exemplo, permite que você selecione os arquivos que deseja fazer backup e oferece opções para armazenar o backup automaticamente e sob criptografia. Para as empresas, recomendamos o uso de uma solução de segurança que as ajude a automatizar os processos de backup de dados e ofereça criptografia para proteger informações confidenciais.

Para mais informações sobre segurança cibernética, visite o blog da Kaspersky.

Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 240.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

Dia Mundial do Backup: metade dos brasileiros não se preocupa em fazer backup

A Kaspersky aproveita a data para listar os maiores riscos para arquivos pessoais e corporativos
Kaspersky logo

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

Artigo relacionado Comunicado à imprensa