Ir para o conteúdo principal

Info Exame: O futuro dos crimes digitais no Brasil

9 de maio de 2011

Atualmente os golpes online não visam mais apenas um sistema operacional ou se concentram somente em usuários de computadores.

De acordo com uma pesquisa da Kaspersky, embora o sistema Windows continue sendo o líder de mercado até 2020, outros SO vão crescer muito, como o Linux e Mac OS, e a tendência é o aparecimento de mais ataques multiplataformas.

“Hoje 90% dos ataques visam o sistema Windows. Com o passar dos anos os criminosos irão utilizar mais tecnologias para criar ataques multiplataforma, como já fazem com o Java atualmente”, explica Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil.

Golpes em pagamentos mobile e serviços de internet banking continuarão sendo as principais fontes dos ataques. Segundo a empresa, 95% dos vírus brasileiros tem por finalidade roubar esses dados dos usuários.

Mas em 2020 os cibercriminosos terão mais dificuldades em realizar esses golpes devido a biometria que será empregada em operações online e mesmo telefônicas.

“Haverá uma massificação da biometria no futuro para proteger melhor nossos dados. Uma tendência será as transferências e pagamentos via NFC[Near Field Communication - que permite realizar pagamentos com a aproximação do aparelho a um leitor]. Mas para cada nova funcionalidade, pode se esperar que ataques surgirão. Infelizmente, assim funciona a área de segurança”, completa Assolini.

Até 2020 smartphones e tablets ganharão cada vez mais espaço e importância, possibilitando mais acessos à internet em redes wireless. E a partir dessa massificação da mobilidade, além do uso crescente de banda, haverá um aumento no número de ataques, como a criação de botnets em dispositivos móveis.

“A tendência é o surgimento de spam para dispositivos móveis via SMS, MMS ou mesmo e-mail. A chegada do IPv6 também vai causar impacto, pois fornece um alcance maior de conectividade, permitindo acesso a vários dispositivos conectados (como TVs, geladeiras, eletrodomésticos) e isso acarretará problemas nessa década”, completa Assolini.

http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/o-futuro-dos-crimes-digitais-no-brasil-09052011-33.shl

Info Exame: O futuro dos crimes digitais no Brasil

Atualmente os golpes online não visam mais apenas um sistema operacional ou se concentram somente em usuários de computadores.
Kaspersky logo

Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de segurança cibernética e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ameaças cibernéticas emergentes e ataques direcionados, a inteligência de ameaças profunda e o expertise em segurança da Kaspersky estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger indivíduos, empresas, infraestruturas críticas e governos ao redor do mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção digital de ponta para dispositivos pessoais, produtos e serviços de segurança especializados para empresas e soluções de imunidade cibernética para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos milhões de indivíduos e quase 200.000 clientes corporativos a proteger o que mais importa para eles. Saiba mais em www.kaspersky.com.br.

Artigo relacionado Comunicado à imprensa