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Kaspersky: em menos de 24h, mais de 60 mil pessoas caem em golpes do Dia das Crianças

11 de outubro de 2019

Empresa identificou duas campanhas maliciosas circulando no Whatsapp as vésperas do Dia das Crianças. Uma oferece um brinquedo de graça e o outro usa como gancho os livros da Turma da Mônica.

Duas campanhas fraudulentas começaram a circular no WhatsApp às vésperas do Dia das Crianças. Uma delas abusa do nome de uma conhecida loja de brinquedos, enquanto a outra promete livros de histórias da Turma da Mônica. Ambas as campanhas visam coletar dados pessoais dos usuários e gerar tráfego para sites em controle dos criminosos.

O primeiro golpe se aproveita do nome da loja de brinquedos RiHappy para prometer um brinde caso a URL seja acessada:

Em menos de 24 horas da ativação da campanha, quase 60 mil pessoas já clicaram no link malicioso:

Caso a vítima clique no link, será direcionada para um site informando que a empresa reservou 100 mil brinquedos para esta ação e pede para responder três perguntas. Ao respondê-las, o criminoso pede para a vítima compartilhar a mensagem de phishing com 10 contatos ou 5 grupos do WhatsApp.

Já a segunda campanha identificada pelo analista de segurança da Kaspersky no Brasil usa o nome da Turma da Mônica. Essa não é a primeira vez que isso acontece -- no começo do mês uma campanha similar, usada para roubar dados de cartão de crédito, também circulou no aplicativo de mensagens.

Nessa mensagem de phishing, para ganhar o suposto combo de historinhas da marca a vítima tem de informar seus dados pessoais: e-mail, número de telefone e nome completo.

No primeiro caso, a campanha maliciosa visa criar tráfego para sites que mostram propaganda. No último, a dano é indireto, já que o site apenas coleta as informações pessoais da vítima. De qualquer maneira, o criminoso irá monetizar os dados ao vende-los para campanhas de spam ou sendo pago para que ele mesmo realize o disparo da campanha de spam.

“Sempre falamos que enquanto o crime compensar, haverá ataques como este, e o primeiro golpe reforça nosso alerta! Em menos de um dia, quase 60 mil pessoas clicaram no link que oferece um brinquedo de graça. Pode parecer inofensivo compartilhar seus dados com criminosos, mas essa informação vale muito para eles. Para evitar ser vítima, é sempre importante checar nos sites oficiais das empresas se a oferta é verdadeira. Na dúvida, ligue no centro de atendimento ao cliente”, destaca Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Além disso, é sempre recomendado usar programa de segurança no smartphone, tablet ou computador, principalmente se este for compartilhado com os filhos. A Kaspersky já bloqueia ambas as campanhas maliciosas.

Kaspersky: em menos de 24h, mais de 60 mil pessoas caem em golpes do Dia das Crianças

Empresa identificou duas campanhas maliciosas circulando no Whatsapp as vésperas do Dia das Crianças. Uma oferece um brinquedo de graça e o outro usa como gancho os livros da Turma da Mônica.
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Sobre a Kaspersky

A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Com mais de um bilhão de dispositivos protegidos contra ciberameaças emergentes e ataques direcionados, seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência em segurança estão constantemente se transformando em soluções e serviços inovadores para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e pessoas em todo o mundo. O portfólio abrangente de segurança da empresa inclui proteção líder para endpoint, produtos e serviços de segurança especializados, bem como soluções de Ciberimunidade para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Ajudamos mais de 200.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no www.kaspersky.com.br.

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