Para reforçar o respeito à segurança e privacidade, empresa divulga levantamento com informações sobre o uso de dados dos internautas
Comprometida com a transparência, a empresa de cibersegurança Kaspersky publica seu primeiro relatório de transparência, intitulado “Relatório de solicitações do governo e de agências legais” para ajudar as pessoas e empresas a entenderem como ela responde essas solicitações e qual sua abordagem quanto à privacidade e segurança de dados. Este documento traz informações dessas solicitações de dados e de conhecimentos técnicos recebidos de governos e autoridades legais, recebidas durante o ano de 2020 e no primeiro semestre de 2021.
Conforme o número e a complexidade do cibercrime aumenta a cada ano, há uma necessidade cada vez maior de colaboração dentro das empresas, governos e a comunidades de TI. Para combater este complexo cenário e garantir a segurança e a confiança das pessoas no mundo digital, a Kaspersky trabalha com autoridades legais (LEAs) do mundo inteiro.
A empresa compartilha publicamente sua abordagem de resposta a solicitações de agências do governo e autoridades legais internacionais em duas categorias: dados das pessoas e conhecimento técnico. O documento revela também informações sobre o número dessas solicitações por país em 2020 e nos primeiros seis meses de 2021:
- Em 2020, a Kaspersky recebeu 160 solicitações de governos e autoridades legais de 15 países - 132 delas foram de conhecimento e informações técnicas não-pessoais. Todas as solicitações de dados de usuários (28) foram processadas e rejeitadas devido à ausência de dados ou por não cumprirem os requisitos de verificação legal.
- No primeiro semestre de 2021, a Kaspersky recebeu 105 solicitações de governos e autoridades legais de 17 países. 40% delas foram processadas e rejeitadas devido à ausência de dados ou por não cumprirem os requisitos de verificação legal. No total, 89 solicitações recebidas durante os seis primeiros meses deste ano foram de conhecimento e informações técnicas não pessoais.
A Kaspersky nunca permite o acesso de governos ou de autoridades legais a dados sensíveis das pessoas ou à infraestrutura da empresa. A empresa fornece informações sobre esses dados por solicitação, mas nenhum terceiro pode acessar a infraestrutura ou dados direta ou indiretamente, e todas as solicitações passam por verificação legal obrigatória antes da aprovação, rejeição ou contestação dessas solicitações.
Esses dados incluem informações fornecidas à Kaspersky pelos internautas ao usarem os produtos e serviços da empresa. As informações são protegidas conforme descrito na Política de Privacidade da Kaspersky. Sendo uma empresa de cibersegurança, a Kaspersky não processa nem tem acesso a dados de conteúdo (criados ou consumidos pelos internautas) aos quais as autoridades legais em geral têm interesse para obter provas eletrônicas.
As solicitações de conhecimento técnico incluem informações técnicas não-pessoais produzidas e fornecidas pelos pesquisadores de segurança e algoritmos de Machine Learning da Kaspersky. Isso pode incluir hashes MD5 de malware, indicadores de comprometimento (IoCs), informações sobre o modo de operação dos ciberataques, o produto da engenharia reversa de malware, informações estatísticas e outros resultados de investigações e pesquisas.
“Na Kaspersky, estamos comprometidos com a maior transparência no que fazemos e como fazemos. Nossa empresa trabalha com organizações de manutenção da ordem pública do mundo todo em interesse da cibersegurança internacional e acreditamos que, ao divulgar claramente os princípios fundamentais de como cooperamos com organizações no combate ao crime cibernético, ajudaremos nossos clientes a ter mais confiança em nossas soluções”, afirma Oleg Abdurashitov, chefe de Public Affairs da Kaspersky.
Além disso, a empresa detalha ainda as solicitações recebidas de usuários para diversos fins, como a remoção de informações pessoais, para obter detalhes de quais dados e onde os dados do usuário são armazenados, assim como sua provisão. Em 2020, a Kaspersky recebeu o total de 503 solicitações de usuários e, no primeiro semestre de 2021, esse número já chegou a mais que o dobro: 1.199 solicitações. Informações detalhadas estão disponíveis aqui.
Mais informações sobre o relatório e etapas de processamento dessas solicitações estão disponíveis aqui. Para saber mais sobre a Iniciativa Global de Transparência da Kaspersky, visite o site da empresa.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.