Site oferece chaves gratuitas para desbloquear arquivos criptografados por ransomware e já beneficiou mais de 6 milhões de pessoas em seus cinco anos de existência.
No More Ransom - a iniciativa iniciada em 2016 por policiais e empresas de segurança digital para ajudar vítimas de ransomware a restaurar seus arquivos – acaba de completar cinco anos. Neste período, mais de 6 milhões de pessoas foram beneficiadas com as ferramentas de descriptografia gratuitas – o que evitou que mais de 900 milhões de dólares em americanos fossem pagos em resgates.
O ransomware é um programa malicioso (malware) que usa criptografia para bloquear o acesso das vítimas a seus arquivos e solicita o pagamento de um resgate para liberar as informações. Nos últimos anos, esta ameaça se tornou extremamente popular, causando enormes danos às pessoas e às empresas ao redor do mundo.
Para ajudar no combate contra o ransomware, a Unidade Nacional de Crimes de Alta Tecnologia da Polícia Nacional Holandesa, o Centro Europeu de Crimes Cibernéticos da Europol, a Kaspersky e a McAfee criaram um site em 2016 para disponibilizar gratuitamente ferramentas que desbloqueiam a criptografia usada nos malware e, assim, permitir a recuperação dos dados sem pagar os cibercriminosos. Além dessas ferramentas, o site contém orientações de prevenção e instruções sobre como denunciar um cibercrime em diferentes países.
Desde a sua criação, a iniciativa cresceu e hoje conta com mais de 170 parceiros e oferece 121 ferramentas de descriptografia para os internautas. Ao todo, elas combatem 150 famílias de ransomware e, nos últimos cinco anos, cerca de seis milhões de pessoas baixaram-nas. De acordo com um dos especialistas do No More Ransom, a iniciativa impediu que os criminosos lucrassem de forma ilegal mais de 900 milhões de dólares.
A Kaspersky foi e continuará sendo um dos parceiros fundadores que contribuí com cinco ferramentas de descriptografia da iniciativa, que ajudam a recuperar dados criptografados de 32 famílias de ransomware. Desde 2016, essas ferramentas foram baixadas mais de 150.000 vezes.
"Estamos muito feliz em ajudar pessoas e empresas a recuperar seus arquivos sem paga o resgate. Continuamos lutando contra Ransomware com nossos parceiros do setor e agências regulatórias ao redor do mundo para ajudar ainda mais internautas", afirma Jornt Van der Weil, pesquisador de segurança da Equipe Global de Pesquisadores e Analistas da Kaspersky.
Para mais informações sobre a luta contra o ransomware ou a aprender mais sobre a iniciativa, visite o site Nomoreransom.org.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais em http://www.kaspersky.com.br.