Mais de 360 mil ameaças foram criadas por dia em 2020

Boletim de Segurança mostra ainda que trojans cresceram mais de 40% neste ano; computadores pessoais foram os mais visados

Cerca de 360 mil novos arquivos maliciosos foram lançados todos os dias ao longo de 2020 – aumento de 5,2% em relação ao ano passado. O crescimento foi motivado principalmente pelos trojans (uma das ameaças mais comuns e que tem uma série de funções, como roubo de dados e espionagem) e backdoors (tipo específico que permite o controle remoto do dispositivo infectado). Ambos tiveram aumentos de, respectivamente, 40,5% e 23%. Essas tendências fazem parte do Boletim de Segurança da Kaspersky 2020.

Em média, 360 mil novos arquivos maliciosos por dia nos últimos 12 meses foram detectados por nossos sistemas, 18 mil a mais do que no ano anterior (aumento de 5,2%). Cerca de 60% dessas ameaças eram trojans genéricos. Em geral, a porcentagem de trojans detectados aumentou 40,5% em 2020.

Também houve crescimento notável no número de backdoors detectados e de worms (programas maliciosos que se autorreplicam em seu sistema) escritos na linguagem VisualBasicScript e, em geral, pertencentes à família de malware Dinihou. Já o adware (programas que bombardeiam os dispositivos com publicidade) está em declínio, com uma redução de 35% em relação a 2019.

A grande maioria dos malware detectados (90%) ocorreu via arquivos Windows PE (formato de arquivo específico dos sistemas Windows). Por outro lado, as novas ameaças relacionadas ao sistema operacional Android caíram 14%. Considerando que muitas pessoas estiveram trabalhando e estudando em casa (e, provavelmente, usando computadores ou notebooks), os hackers parecem ter mudado o foco para esses dispositivos. Outro reflexo do maior uso da internet foi o crescimento de 27% no número de scripts diversos enviados em campanhas de e-mails maliciosos ou encontrados em sites infectados.

“Ao longo do último ano, nossos sistemas de detecção descobriram muito mais novos objetos maliciosos do que em 2019. Devido à pandemia, usuários do mundo inteiro foram forçados a passar mais tempo em seus dispositivos e online. É difícil saber se os atacantes estiveram mais ativos ou se nossas soluções detectaram mais arquivos maliciosos, simplesmente, porque a atividade foi maior. É provável que isso continue em 2021, pois os profissionais continuarão trabalhando de casa. No entanto, se os usuários tomarem precauções básicas de segurança, poderão reduzir significativamente o risco “, comenta Denis Staforkin, especialista em segurança da Kaspersky.

Dicas de proteção

  • Preste muita atenção e não abra arquivos ou anexos suspeitos que venham de fontes desconhecidas. Antes de fazer qualquer download, verifique duas vezes o endereço do site (URL) e como o nome da empresa está escrito.
  • Não baixe nem instale aplicativos de fontes não confiáveis.
  • Crie senhas fortes e exclusivas, que incluam uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e pontuações, e ative a autenticação de dois fatores.
  • Sempre instale as atualizações disponíveis. Algumas podem conter correções para problemas de segurança críticos.
  • Ignore mensagens que solicitam a desativação de sistemas de segurança para software do Office ou software antivírus.
  • Use uma solução de segurança eficientepara o tipo do sistema e os dispositivos. Ela informará quais sites não devem ser abertos e protegerá você de malware.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.