Ferramentas de colaboração pela perspectiva da segurança

Um coworking pode facilitar a distribuição de malware. Temos os meios para impedi-los.

Para muitas empresas, a migração em massa de equipes para o teletrabalho criou a necessidade de novas ferramentas. Os anos investidos ​​no aperfeiçoamento nas estratégias de engajamento dos funcionários desmoronaram da noite para o dia, quando os departamentos de TI tiveram que implementar rapidamente soluções de colaboração adaptadas ao mercado. Mas essas soluções continuaram a despertar o interesse dos cibercriminosos, que farejaram a oportunidade de obter acesso remoto aos sistemas de informação da empresa e espalhar malware pelas redes corporativas.

Novo panorama de ameaças

O problema com as soluções de colaboração é que a qualquer momento elas podem se converter em veículos para espalhar infecções na rede corporativa. Um único funcionário negligente (usando uma senha óbvia, fazendo login de um computador comprometido, abrindo um anexo malicioso, etc.) pode expor o ambiente de trabalho a ataques, independentemente de fazer login em seu cubículo de escritório ou de sua casa.

A onda de interesse por plataformas desse tipo levou a uma saturação do mercado de programas que estavam mais direcionados para o conforto do que para a segurança. Este ponto de fragilidade das ferramentas de colaboração começou a ser notícia de vez em quando durante no começo de 2020 e, como resultado, quando a maré de confusão recuou, as empresas que haviam considerado tecnologias de proteção no primeiro momento, conquistaram vantagens de marketing.

Como proteger sua plataforma de colaboração

Ao escolher um sistema de colaboração seguro, os clientes geralmente consideram várias coisas: o tipo de criptografia, a disponibilidade de autenticação multifator, a localização física do servidor de armazenamento de dados e os métodos de proteção de dados. O Kaspersky Scan Engine, uma de nossas soluções para clientes corporativos e parceiros de tecnologia, pode ser seu diferencial neste ultimo ponto.

Essa ferramenta se integra facilmente a qualquer produto de software, verificando arquivos que fluem pelo ambiente de colaboração em busca de malware.

Proteção Nextcloud

O Nextcloud, que contém muitas informações sobre a segurança do usuário, permite ao Kaspersky Scan Engine ser usado como um antivírus de arquivos em sua plataforma de colaboração. O Nextcloud é implantado em uma nuvem privada no lado do cliente e possibilita a conexão de vários tipos de dispositivos de usuário. Em outras palavras, no espaço de trabalho compartilhado, os arquivos podem ser carregados de sistemas operacionais totalmente diferentes. Em teoria, essa flexibilidade aumenta o risco de propagação de ameaças: primeiro, porque as soluções de segurança para diferentes plataformas podem fornecer diferentes níveis de segurança e, segundo, porque os usuários de alguns tipos de sistemas (como Linux) tendem a não usar nenhuma solução de cibersegurança.

Para evitar que um usuário final comprometa inadvertidamente (ou deliberadamente) o ambiente de colaboração corporativa baixando e distribuindo um arquivo malicioso, os criadores da plataforma desenvolveram um aplicativo de segurança ao qual nosso mecanismo de varredura pode se conectar.

Para usá-lo, os clientes corporativos precisam do Kaspersky Scan Engine. Instale o aplicativo Nextcloud Antivirus e configure-o para funcionar com nossa solução. Feito isso, o aplicativo verifica todos os arquivos carregados no servidor em busca de código malicioso, detectando ransomware, mineradores de criptomoedas, spyware e outros objetos perigosos. O mecanismo recebe informações em tempo real sobre as ameaças mais recentes por meio da Kaspersky Security Network e pode repelir um ataque, apenas alguns minutos após nossas tecnologias conhecerem a ameaça.

Para instalar o Nextcloud Antivirus e conectar nosso mecanismo a ele, visite a página do Kaspersky Scan Engine.

Dicas