Scareware é um software malicioso que faz com que os usuários de computadores acessem sites infestados por malware. Também conhecido como software de engano, software de verificação desonesto ou fraudware, o scareware pode vir na forma de caixas suspensas. Eles aparecem como avisos legítimos de empresas de software antivírus e alegam que os arquivos de seu computador foram infectados. São tão habilmente criados que os usuários ficam assustados e pagam uma taxa para adquirir rapidamente um software que irá resolver o suposto problema. Mas o que eles acabam baixando é um falso software antivírus que na verdade é um malware destinado a roubar os dados pessoais da vítima.

Os fraudsters também usam outras táticas, como o envio de spam para distribuir o scareware. Quando o e-mail for aberto, as vítimas são ludibriadas a adquirir serviços sem valor. De acordo com a Kaspersky Lab, ao cair nesses golpes e divulgar informações de cartão de crédito, você abre as portas para futuros crimes de roubo de identidade.

Golpes agressivos

Fornecedores de antivírus conceituados não solicitam esses dados através de táticas de intimidação. Mas os criminosos virtuais estão conscientes de que muitas pessoas não sabem disso. O FBI e várias organizações policiais internacionais continuam investigando essas redes criminosas extremamente agressivas. Um caso de crime virtual internacional investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA, por exemplo, envolveu uma rede criminosa que supostamente roubou US$ 71 milhões através de esquemas de software.

O scareware segue um padrão comum. De repente, aparecem caixas suspensas para avisá-lo que arquivos ou pornografia perigosos foram encontrados em seu computador e continuarão aparecendo até você clicar nos botões que "removem todas as ameaças", ou ser solicitado a se cadastrar para o software antivírus. Se a mensagem de antivírus não for de um programa que você instalou, não clique em nada. É melhor desligar a máquina. O software antivírus também pode verificar essas ameaças sofisticadas.


undefined

Outros artigos e links relacionados à definição de scareware